Juniores B masculinos de Portugal voltam a vencer a Rússia

PUB

Os Juniores B masculinos de Portugal voltaram esta manhã a vencer a selecção da Rússia por 26-24, no terceiro dos três jogos particulares agendados entre as duas selecções, no Centro de Estágios de Rio Maior. As duas equipas foram para o descanso empatadas a 11 golos.

A equipa orientada por Duda esteve bem num «jogo bastante duro por parte da Rússia, que por vezes actuou de forma violenta» referiu o seleccionador nacional Dragoslav Punosevac (Duda).

Mas Portugal jogou bem, em velocidade, durante toda a primeira parte que foi muito equilibrada como espelha o resultado com que as equipas foram para o descanso.

A Rússia queria reverter a derota de sábado mas «Portugal voltou a estar muito bem na defesa, com 5×1 profundo», perante uma a selecção russa muto poderosa fisicamente, dotada de bons atiradores que Portugal conseguiu anular. «Sofremos pouco golos durante a primeira parte que era um dos objectivos da equipa», recordou Duda.

Na segunda parte Portugal manteve a mesma bitola defenviva. «Defendemos bem, o que nos permitiu usar muitas vezes o contra-ataque. E quando chegamos à diferença de quatro golos, a Rússia deixou-se abater um pouco. Jogámos bem nas situasoes de 2 para 2 e 1 para 1 e criámos muitas dificuldades ao sistema defensivo da Rússia», sintetizou o seleccionador nacional.

Convidado a fazer um balanço daquilo que foi o estágio em Rio Maior e os três jogos particulares com a Rússia, Duda não esconde que tem motivos suficientes para, ele e todo o grupo de trabalho, estarem satisfeitos.

«Estou muito contentente com o desempenho nos três jogos e com o empenhamento no estágio. Na primeira partida perdemos já com o tempo de jogo esgotado.No sábado estivemos muito bem e ganhamos, percebendo logo que de jogo para jogo a equipa crescia. Além disso, utilizámos todos os 16 jogadores. Preparamos bem os sistemas ofensivo e o defensivo alternativo. No global, estou contente com todos os atletas . Trabalhamos duro neste estágio, com oito sessões de trabalho e três jogos. Foi um volume de treino forte», referiu Duda para depois alertar.

«Agora não podemos adormecer com estes resultados. Ganhar duas vezes seguidas à Russia dá para mostrar que podemos bater-nos com a Finlânida, Hungria e Alemanha» diz o seleccionador nacional.

A equipa volta a concentrar-se de 16 a 19 de Dezembro.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

Resultados dos jogos com a Rússia, realizados no Centro de Estágio de Rio Maior:

21.11.2013, 17h00 – Portugal : Rússia, 29-30 (14-15)
23.11.2013, 17h00 – Portugal : Rússia, 29-26 (17-16)
24.11.2013, 11h00 – Portugal : Rússia, 26-24 (11-11)

Patrocinadores Institucionais