Competição Escalão Veteranos – informações organizativa e logísticas

PUB

As Associações Regionais podem proceder à divulgação e organização dos Quadros Competitivos a partir da presente data.

A partir de Janeiro de 2014 e até Junho de 2014, poderão ocorrer Torneios/Jogos organizados pelas Associações e um eventual Torneio Nacional.

a) Torneio Nacional: A Federação de Andebol de Portugal organizará um Torneio Nacional (na última quinzena de Junho) desde que tenham ocorrido Torneios Regionais em pelo menos duas Associações.

A partir da época 2014/2015, a Competição de Veteranos será integrada no Planeamento Nacional, como Prova Não Fixa, com duas fases distintas (Fase Regional e Fase Nacional).

Os escalões de Veteranos terão as seguintes categorias:
a) Veteranos 1 – dos 35 aos 45 anos (poderão jogar o máximo de dois atletas com mais de 30 anos não inscritos no escalão de Seniores há pelo menos 2 épocas).
b) Veteranos 2 – mais de 45 anos (no caso de não haver número suficiente de equipas neste escalão, poderão competir no escalão 1).
c) Unicamente nas Fases Regionais e a título excecional da alínea a) deste ponto, serão autorizados a participar atletas com mais de 26 anos que não estejam há pelo menos 3 épocas (2011/2012 inclusive) inscritos na Federação.

As Associações deverão enviar para a Federação até 15 de Fevereiro de 2014, proposta de organização do Quadro Competitivo, informando do Calendário e Clubes participantes. Após esta data a Federação comunicará a estrutura da Prova Nacional e apuramentos, caso sejam cumpridos os pressupostos anteriores.

Nesta fase inicial os Quadros Competitivos deverão ser pontuais e com periodicidade alargada (exemplo: 1 Encontro por mês).

Regras de Jogo – Os Jogos são disputados de acordo com as regras oficiais, sendo consideradas as seguintes exceções:
a) Terreno de Jogo: Poderão ser utilizados campos com 38×18 nas Fases Regionais
b) Tempo de Jogo:
– Veteranos 1 – 50’ (2×25’ – 10´ intervalo)
– Veteranos 2 – 40’ (2×20’ – 10′ intervalo)
c) As equipas terão que ter inscritos regulamentarmente um mínimo de 10 jogadores na Prova.

As questões organizativas nas Fases Regionais (incluindo a nomeação dos Quadros de Arbitragem), regulamentares e disciplinares serão sempre da responsabilidade das Associações Regionais e de acordo com os Regulamentos em vigor.

a) As Arbitragens nas Fases Regionais poderão ser efetuadas por Quadros de Arbitragem já licenciados.

Na Fase Nacional todo o processo organizativo incluindo a nomeação dos Quadros de Arbitragem serão da responsabilidade da Federação.

Inscrição de Agentes Desportivos e Seguros:
a) Inscrição nos termos regulamentares diretamente nas Associações (incluindo exame médico-Desportivo – ter em atenção o Comunicado Oficial nº 33 da presente época desportiva);
b) Seguro obrigatório, conforme termos e condições em anexo a este Comunicado;
c) Pagamento do valor do seguro a remeter para a Federação;
d) Taxas de inscrição na Prova e demais taxas a definir pelas Associações;
e) A taxa de inscrição referente unicamente aos atletas (Comunicado Oficial nº 1, ponto 3.4) será gratuita para a presente época desportiva.

Patrocinadores Institucionais