Andebol 1: ABC vence SL Benfica na abertura da fase final

PUB

O ABC/UMinho venceu esta tarde o SL Benfica por 30-25, nem jogo da primeira jornada do grupo A da fase final do Andebol 1. Uma partida que ficou marcada pelo regresso do internacional David Tavares à competição, precisamente ao serviço da equipa da casa.

Para uma partida com uma excelente moldura humana e que foi levada a casa de todos os amantes da modalidade por A Bola TV, o SL Benfica entrou a fazer duas substituições ‘defesa x ataque’.Tiago Pereira e José Costa atacavam nos lugares de Danil Chernov e Carlos Carneiro, que só defendiam. Do lado do ABC, que como habitualmente meteu em jogo muita velocidade, Humberto Gomes parou as primeiras tentativas de Eleddy Semedo, o melhor marcador do jogo da primeira fase. Do outro lado, Hugo Figueira defendeu os dois primeiros livres de sete metros de que o ABC dispôs. Previa-se um excelente duelo entre estes dois guarda-redes e assim veio a acontecer. A primeira vantagem de três golos favorece o ABC à passagem do minuto 12 (7-4) fruto de mais um rápido contra ataque. Pouco depois, o ABC amplia para 8-4 e Jorge Rito solicita o primeiro «time-out». A velocidade que o ABC imprimiu ao jogo pode ter pesado na decisão do técnico do SL Benfica em abdicar de uma das substituições e Carlos Carneiro passou a atacar e defender, em prejuízo de Tiago Pereira. À passagem do minuto 20, Pedro Seabra ampliou, primeiro para quatro e depois para cinco a vantagem do ABC (13-8). Com um ataque eficiente, os bracarenses chegaram mesmo, por duas vezes, a dispor de vantagens de seis golos. A cinco minutos do final do primeiro tempo David Tavares regressou à competição, numa altura em que Tiago Pereira já tinha rendido Carlos Carneiro. O intervalo chegou com o ABC a vencer por 16-11.

SL BENFICA ENTRA MELHOR

O SL Benfica reentrou melhor (0-2) mas, em contra-ataque, os bracarenses voltaram a repor os cinco golos de vantagem (18-13 e 20-15). E foi em mais um rápido contra ataque que Carlos Martins ampliou para 22-16, para gáudio do público maioritariamente afecto ao clube da casa que preenchia em excelente número as bancadas do Sá Leite. Pouco depois, foi Nuno Rebelo a faturar e ampliar o fosso (24-17). Depois de algumas falhas do ataque bracarense o SL Benfica responde com eficácia e regressa ao jogo à entrada dos 10 minutos finais (25-20). Chernov é desqualificado aos 51 minutos (26-21) o que dificulta a tarefa defensiva da equipa de Jorge Rito. As duas formações entraram nos cinco minutos finais separadas por cinco golos (28-23). O 29º golo, da autoria de Ricardo Pesqueira, e a simultânea exclusão temporária de Elledy Semedo, a quatro minutos do fim (29-23) dissipou todas as dúvidas quanto ao desfecho do encontro.

Nuno Grilo voltou a ser o melhor marcador do ABC/UMinho, repetindo o número de golos do jogo da primeira fase (10), enquanto do lado do SL Benfica Elledy Semedo também foi o mais certeiro, desta vez com 13 golos. No duelo entre guarda-redes, e fazendo fé na estatística final, empate entre Humberto e Figueira, com 29% de eficácia.

Marcha do marcador:: 3-2 (5 m.) 5-3 (10 m.); 11-8 (20 m.); 16-11 (30 m.); 20-16 (40 m.); 25-19 (50 m.); 30-25 (60m.)

SPORTING VENCE ÁGUAS SANTAS

No outro jogo do grupo A disputado esta tarde (nota – FC Porto-Sporting da Horta foi adiado), o Sporitng venceu sem grande dificuldade o Águas Santas Milaneza por 32-23. A primeira parte, muito disputada e com as duas equipas a chegarem ao descanso com apenas três golos de diferença (14-11), não fazia prever que o resultado resvalasse para números tão generosos. Mas um parcial de 4-0, entre os minutos 35 e 38, levando o resultado de 16-12 para 20-12, obrigou o Águas Santas a correr sempre atrás do prejuízo. Já na parte final da partida, novo parcial, desta feita de 5-0, «matou» definitivamente a partida, com o Sporting a passar de 27-22 para 32-22.

GRUPO B: MAIA ISMAI VENCE AC FAFE

No grupo B, o Maia ISMAI venceu o Andebol Clube de Fafe por apertado 30-27. A equipa da casa foi para o descanso a ganhar por 19-12, mas a turma de Nuno Santos reagiu bem (23-21 e 25-22) e acabou por vender cara a derrota.

No outro jogo disputado hoje, o Madeira SAD venceu por 30-25 a Artística de Avanca.

Patrocinadores Institucionais