Primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão chegou ao fim

PUB

Já estão completos todos os jogos das 22 jornadas da primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão e, assim, definidos os grupos da fase final. No Grupo A – Play-Off, estão Madeira Sad, ADA Col. João de Barros, Alavarium Love Tiles, Colégio de Gaia-Toyota, Jac-Alcanena, Maiastars, Juve Lis e CS Madeira; a disputar o Grupo B, vão estar CA Leça, CS Juv. Mar, Assomada e C. Vela Tavira.

Na última jornada, disputada na tarde deste domingo, o Madeira Sad, líder desta primeira fase, venceu a Juve Lis por expressivos 14-25. Em Leiria, a equipa madeirense assumiu o controlo do jogo desde os primeiros minutos e chegou ao intervalo a ganhar por 5-14; a Juve Lis, obrigada a jogar ao ritmo que o Madeira Sad imprimia ao jogo, não conseguiu fazer melhor no segundo tempo e perdeu o jogo. Renata Tavares (Madeira Sad) foi a melhor marcadora, com 7 golos. Madeira Sad e Juve Lis, 1º e 7º classificados da 1ª fase, seguem para o play-off.

O ADA Colégio João de Barros recebeu e venceu o CS Madeira. A equipa da casa confirmou o favoritismo no jogo e, no final da primeira parte, já vencia por 12-9. Apesar da curta diferença, as madeirenses não conseguiram recuperar na segunda parte e, por sua vez, o Colégio João de Barros manteve o ritmo de jogo e foi, pouco a pouco, ganhando maior vantagem no marcador, fixando o resultado em 25-15. Paula Malcato (CJB) e Sara Sousa (CS Madeira) foram as melhores marcadoras, com 6 golos cada. O ADA Col. João de Barros fica, assim, em 2º lugar, com 60 pontos e o CS Madeira ocupa o 8º lugar, com 39 pontos e as duas equipas continuam em prova no play-off.

O Alavarium Love Tiles venceu na deslocação à Maia, por 20-31. A equipa de Aveiro marcou o ritmo de jogo desde os primeiros minutos e o Maiastars não conseguiu acompanhar esse mesmo ritmo. Ao intervalo, o Alavarium Love Tiles já seguia na frente (10-14). A segunda parte confirmou a boa prestação da equipa aveirense, que não colocou muitas dificuldades à equipa da casa, dificuldades que o Maiastars não conseguiu superar até ao final do jogo. Com 8 golos cada, Diana Oliveira (Maiastars) e Mariana Lopes e Mónica Soares (Alavarium Love Tiles) foram as melhores marcadoras deste encontro. Assim, o Alavarium Love Tiles termina a primeira fase no 3º lugar, com 55 pontos e o Maiastars ficou no 6º lugar, com 45 pontos, seguindo ambas para o play-off.

No jogo que definia o 4º e 5º lugares da classificação geral, lugares que garantem o play-off na fase final, o Colégio de Gaia-Toyota levou a melhor sobre o Jac-Alcanena e segurou o quarto posto. O jogo transmitido em directo na Andebol|TV a partir de Alcanena teve duas partes distintas: a equipa da casa entrou melhor no jogo e (8-3) e esteve na frente do marcador durante toda a primeira parte, chegando ao intervalo a ganhar por 17-14. Depois, na segunda parte, o Jac-Alcanena conseguiu segurar a vantagem até aos sete minutos, altura em que o Col. Gaia-Toyota restabeleceu a igualdade a 19 golos. Os minutos seguintes foram de muito equilíbrio, até ao minuto treze em que as gaienses dão a volta ao resultado e passam para a frente do marcador (22-23). Depois e até ao final, o Jac-Alcanena já não conseguiu recuperar e foi o Colégio de Gaia-Toyota que comandou o jogo e o marcador, vencendo o Jac-Alcanena por 29-33. Patrícia Rodrigues (Jac-Alcanena) e Helena Soares (Col.Gaia-Toyota) foram as melhores marcadoras, com 10 golos cada. Assim, o Colégio de Gaia-Toyota fica no 4º lugar, com 53 pontos e o Jac-Alcanena em 5º lugar, com 50 pontos.

O CA Leça venceu a Assomada, por 17-18, num jogo em que, ao intervalo, era a equipa de Leça que já seguia na frente, por 9-11. Edna Oliveira, da Assomada, foi a melhor marcadora (7 golos). Com esta vitória, o CA Leça termina a 1ª fase no 9º lugar, com 38 pontos e a Assomada no 11º posto, com 27 pontos. CA Leça e Assomada vão, assim, disputar o Grupo B da fase final.

CS Juv. Mar e C. Vela Tavira completam o Grupo B da fase final. No último jogo da primeira fase, o CS Juv. Mar venceu por 29-33 na deslocação a Tavira. O CS Juv. Mar entrou melhor no jogo e já saiu para intervalo a ganhar por 12-17; no decorrer do segundo tempo, o C. Vela Tavira já não conseguiu recuperar e não evitou a derrota em casa. Com 9 golos cada, Marta Faleiro (Vela Tavira) e Teresa Santos (CS Juv. Mar) destacaram-se enquanto melhores marcadoras. Concluída a primeira fase do campeonato, o CS Juv. Mar termina no 10º lugar, com 32 pontos e o C. Vela Tavira no 12º lugar, com 26 pontos.

Terminada a primeira fase, já estão definidos os jogos da 1ª mão do play-off – 1/4 final, a disputar no dia 26 de Abril:

– CS Madeira : Madeira Sad
– Juve Lis : ADA Colégio João de Barros
– Maiastars : Alavarium Love Tiles
– Jac-Alcanena : Colégio de Gaia-Toyota

Os 1/4 final do Play-Off disputam-se à melhor de três jogos. No primeiro jogo, joga como visitado a equipa pior classificada; em caso de necessidade de haver um terceiro jogo, joga como visitado o clube melhor classificado.

Sorteio do Grupo B no dia 20

No que diz respeito ao Grupo B, o sorteio da fase final vai realizar-se no dia 20, quinta-feira, pelas 17h00. Os clubes transportam para a fase final 50% dos pontos da 1ª fase.

Tanto os jogos do Grupo A – Play-Off como os do Grupo B começam a 26 de Abril, depois das actividades da Selecção Nacional e da final four da Taça de Portugal, a 12 e 13 de Abril.

Campeonato Nacional Seniores Femininos 1ª Divisão – 21ª jornada – sábado, 15.03.14

– Juve Lis : CS Madeira, 21-22 (9-10)
– ADA Col. João Barros : Madeira Sad – 30-33 (15-12)

Campeonato Nacional Seniores Femininos 1ª Divisão – 22ª jornada – sábado, 15.03.14

– Maiastars : Alavarium Love Tiles, 20-31 (10-14)
– Juve Lis : Madeira Sad, 14-25 (5-14)
– ASS Assomada : CA Leça, 17-18 (9-11)
– Jac-Alcanena : Col. Gaia-Toyota – 29-33 (17-14)
– ADA Col. João Barros : CS Madeira, 25-15 (12-9)
– C. Vela Tavira : CS Juv. Mar, 29-33 (12-17) (

O calendário completo do Campeonato Nacional Seniores Femininos, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais