Hungria, Rússia e Ucrânia são adversários de Portugal no apuramento para o Euro 2016

PUB

Hungria, Rússia e Ucrânia são os os adversários de Portugal no grupo 5 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa – Polónia 2016.

O sorteio decorreu esta manhã no Centrum Olimpijskiego, em Varsóvia, na Polónia, e as 28 seleções foram anteriormente distribuídas em quatro potes de acordo com o ‘ranking’ da EHF (EHF Men’s National Team Ranking).

Do pote 1, que integrava as seleções classificadas nos sete primeiros lugares do referido ranking, saíu em sorte a Portugal a formação da Hungria, sexta do respetivo ranking. Os pupilos de Rolando Freitas evitam assim aquelas que são consideradas as quatro actuais maiores potencias mundiais – Dinamarca, Espanha, Croácia e França. Do pote 2 veio a Rússia, 11.ª classificada. Finalmente, do pote 4, saíu em sorte a Ucrânia, 26.º da lista ordenada pela EHF. Recorde-se que Portugal, graças ao seu 20.º lugar na tabela, ocupou o pote 3.

Entre os adversários do grupo, a Rússia é uma das seis formações que estava no sorteio a quem Portugal nunca ganhou. Quanto à Ucrânia, em seis jogos vencemos por quatro vezes.

«Mesmo fosse eu a escolher as bolas não conseguia escolher um adversário que fosse fácil! Qualquer sorteio seria sempre complicado, mas, claro, que, para mim não ter uma das quatro equipas de topo que estão normalmente nas meias-finais – Dinamarca, Croácia, Espanha, França – é preferível», admitiu Rolando Freitas. «A Hungria está no top oito, imediatamente a seguira aos favoritos. O nosso último jogo oficial com a Rússia foi precisamente no Europeu de 2006, na Suíça, e perdemos por 32-35. Aliás, nunca vencemos oficialmente a Rússia. Com a Ucrânia, nos últimos seis jogos ganhámos quatro, dois em casa e dois fora. Apesar de estarmos no pote 3, não temos nenhum favoritismo sobre Rússia e a Hungria a e a proximidade no ranking com a Ucrânia deixa claro o equilíbrio. Rússia e Ucrânia são dois exemplos das escolas soviéticas e obrigam a duas longas viagens», constatou o selecionador nacional, Rolando Freitas.

De cada um dos sete grupos formados serão apuradas as duas primeiras classificadas; mais o terceiro melhor, completando-se o lote de 16 finalistas com a inclusão do país organizador, a Polónia.

Os jogos dos grupos de apuramento já têm datas agendadas. Assim, as duas primeiras jornadas realizam-se em Outubro/Novembro de 2014, com Portugal a começar fora de portas, na Hungria, para depois receber a Rússia; as terceira e quarta em Abril de 2015, com Portugal a jogar duas vezes frente à Ucrânia (primeiro fora e depois em casa) e as quinta e sexta em Junho de 2015, com Portugal a receber a Hungria e terminar com uma deslocação à Rússia.

Em anexo pode ser comsultado todo o calendário bem como a constituição dos diversos grupos

Quanto à fase final do Campeonato da Europa da Polónia decorre entre 15 e 31 de Janeiro de 2016.

Patrocinadores Institucionais