Sporting CP vence SL Benfica e é o primeiro finalista da Taça de Portugal

PUB

Na primeira meia-final da Taça de Portugal masculina, disputada na Maia, Cidade Europeia do Desporto, defrontaram-se Sporting Clube de Portugal, que venceu as duas últimas edições da prova, e S.L. Benfica, que chamou a si a conquista do troféu em 2010/2011.

Com casa cheia e muito público afecto aos leões nas bancadas, o Sporting iniciou a partida com Ricardo Candeias, Pedro Solha, Pedro Portela, Frankis Carol, Rui Silva, Fábio Magalhães e Bruno Moreira que, mas acções defensivas, cedia o lugar a João Antunes. Por seu turno, Jorge Rito fez alinhar Vicente Álamo, Dario Andrade, António Areia, Eledy Semedo, Carlos Carneiro, Cláudio Pedroso e José Costa, com os dois últimos a cederem o lugar a Álvaro Rodrigues e Danil Chernov nas acções defensivas.

Os primeiros minutos foram de marcado equilíbrio com o SL Benfica a passar à frente aos 10 minutos (4-5) curta margem para a qual contribuiu o desempenho de Vicente Álamo. Não demorou mais de quatro minutos e meio a que o Sporting reagisse e voltasse ao comando do marcador (7-5). Com as equipas empatadas a nove, Frederico Carlos solicita um time-out e foi na mesma situação de igualdade, mas desta feita a 11 golos, que Jorge Rito, a um minuto do fim também solicitou ainterrupção da contagem do jogo. No minuto final da primeira parte, e numa altura em que Inácio Carmo e Tiago Pereira já estavam em campo, foi precisamente o vimaranense a recolocar o SL Benfica na frente. Até ao final, o Sporting ainda empatou, por Pedro Solha, resultado com que as duas equipas foram para o descanso (12-12).

SL BENFICA ENTRA BEM NO SEGUNDO TEMPO

Entrou melhor no segundo tempo o SL Benfica, já com Hugo Figueira na baliza, e com José Costa a faturar os dois primeiros golos. Dario Andrade, à passagem do minuto 34 minutos, colocou a sua equipa, pela primeira vez, com três golos de vantagem (12-15) e o Sporting só conseguiu o primeiro golo quando se esgotavam os primeiros cinco minutos (Pedro Portela). No ataque, Jorge Rito fazia cohabitar Carlos Carneiro, Tiago Pereira e Cláudio Pedroso o que incrementou claramente o poder de fogo dos benfiquistas. Nessa ocasião, a turma da Luz já fazia três substituições defesa x ataque. Aos 43 minutos João Pais substituiu por algum tempo Dario Andrade na ponta esquerda, Jorge Rito ía gerindo o seu plantel, numa tarde de muito calor no pavilhão do Águas Santas. O Sporting reagiu muito bem e Pedro Portela, já muito eprto do minuto 20, em mais um contra-ataque, voltou a empatar a partida, primeiro a 18 e depois a 19. Não foi preciso muito tempo para que Bruno Moreira voltasse a colocar os leões na frente (20-19), motivando um time-out de Jorge Rito. As duas equipas entraram nos cinco minutos finais separadas por dois golos (21-19), com vantagem para o Sporting, mas percebia-se que o primeiro finalista não estava encontrado.Álvaro Rodrigues, num contra-ataque, empatou a partida a quatro minutos do fim. Rui Silva, em iniciativa individual, desempata (22-21) mas Carlos Carneiro, na concretização de um livre de sete metros, faz voltar tudo ao ponto zero (23-22). O jogo ganha ainda mais emoção quando Franlis, a menos de minuto e meio do fim coloca de novo o Sportingg na frente (23-22) e Dario Andrade, no ataque seguinte, permite a defesa de Ricardo Candeias. Com 33 segundos para jogar, e com a posse de bola (e time out de Frederico Santos) a formação leonina percebeu que tinha o jogo na mão. O último ataque ainda foi do SL Benfica, mas do livre de nove metros nada resultou.

Triunfo do Sporting por 23-22, no jogo que ditou o primeiro finalista da Taça de Portugal masculina, da temporada 2013/2014.

EM DIRECTO

Frederico Santos (treinador do Sporting CP):«Quando se ganha por um ou se perde por um o jogo decide-se por pequenos pormenores. Marcamos mais um golo que o SL Benfica. Ficou confirmado o caracter dos jogadores do Sporting, a suaentrega e determinação. E quero deixar também uma palavra aos nossos sócios e simpatizantes que nos vieram apoiar de uma forma extraordinária e que nos ajudaram a ganhar o jogo.»

Jorge Rito (treinador do SL Benfica):«Acho que foi um bom jogo para oa adeptos.Foi uma boa promoção para a modalidade termos duas equipas a disputar o lugar na final até ao último segundo, e o jogo ser decidido por um golo. Fizemos uma segunda parte mais conseguida que a primeira , chegamos a uma vantagem de quatro golos no marcador e depois, por um motivo ou outro, nem sempre por falta de capacidade nossa, deixamos fugir. O nosso objectivo era chegar à final, fizemos tudo mas não o conseguimos pese a entrega dos atletas. Ficamos muito condicionados com as duas exclusões ao Cláudio no curto espaço de cinco minutos».

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

A entrada é livre, no Pavilhão de Águas Santas.

Meias-Finais – 12.04.2014:

12:00 – Femininos – Jac-Alcanena : Madeira Sad, 20-30 (11-13)
14:30 – Femininos – ADA Colégio João de Barros : Alavarium/ Love Tiles, 24-25 (10-11)
16:45 – Masculinos – Sporting CP : SL Benfica, 23-22 (12-12)
19:00 – Masculinos – CD Xico Andebol : ABC Braga/UMinho, 27-31 (14-15) (Andebol TV)

Final Masculina e Feminina – 13.04.2014:

14:00 – Final Feminina – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles (A Bola TV/ Andebol TV)
16:30 – Final Masculina – ABC Braga/UMinho : Sporting CP (A Bola TV/ Andebol TV)

Patrocinadores Institucionais