Qualificação para a Velux EHF Champions League: austriacos no caminho do FC Porto

PUB

O sorteio dos três grupos de apuramento para a fase de grupos da Velux EHF Champios League 2014/2015 decorreu ao final da manhã de hoje e ditou os austríacos do Alpla HC Hard como primeiro adversário do FC Porto Vitalis, na segunda meia-final do grupo 2, a disputar em 6 de Setembro.

Se ultrapassar o campeão da Áustria, o FC Porto Vitalis defrontará no dia seguinte, 7 de Setembo, o vencedor da primeira meia-final, que coloca frente a frente os ucranianos do HC Motor Zaparozhye e os italianos do Junior Fanaso.

E, no imediato, o que pode dizer-se do primeiro adversário do campeão nacional? Trata-se de uma equipa que é frequentadora assídua das competições europeias nos últimos anos e que conseguiu o seu resultado mais relevante quando, em 2007/2008 foi finalista da Challenge Cup, tendo na altura sido derrotada pelos romenos do UCM Sport Resita, a quem os austríacos começaram por vencer em casa (29-28), para depois perderem no jogo da segunda mão, em Resita, na Roménia, por 26-18.

Nas duas útimas épocas, o Alpla HC Hard participou nos torneios de qualificação para a Liga dos Campeões, não sendo apurado. Disputou a EHF Cup onde foi afastado, em 2012/13, na terceira ronda pelos ucranianos do HC Motor Zaparozhye, e em 2013/14, tambem na terceira ronda, pelos franceses do Chambery Savoie Handball.

No sorteio de hoje foi igualmente definida a prioridade para a organização dos torneios de apuramento. No que ao grupo 2 diz respeito, a primeira prioridade recai na formação austríaca e a segunda nos ucranianos. Certo é que o FC Porto Vitalis não poderá organizar o grupo dado ter sido organizador na última temporada.

Resultado completo do sorteio dos torneios de apuramento para a Velux EHF Champions League 2014/2015:

Grupo 1
Brest Meshkov (BLR)
HC Vojvodina Novi Sad (SRB)
Tatran Presov (SVK)
Targos Bevo HC (NED)

Grupo 2
HC Motor Zaporozhye (UKR)
FC Porto (POR)
Alpla HC Hard (AUT)
Junior Fasano (ITA)

Grupo 3
HCM Constanta (ROU)
Haslum HK (NOR)
Besiktas JK (TUR)
Hubo Initia Hasselt (BEL)

Patrocinadores Institucionais