IV Gala do Andebol: Pedro Portela e Mariana Lopes eleitos Melhores Jogadores

PUB

Pedro Portela, do Sporting Clube de Portugal, e Mariana Lopes, do Alavarium/Love Tiles, foram esta noite distinguidos com o ‘Prémio Melhor Jogador’, no decorrer da IV Gala do Andebol que se realizou no Teatro Viriato, em Viseu, estreando-se assim na lista de galardoados.
O evento, que contou com a presença, entre outros, dos presidentes da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso; da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques; do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos; da Fundação do Desporto, Carlos Marta, e da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, foi presenciado por mais de 250 convidados que lotaram a bela sala de Viseu.

Na ocasião, foram distinguidos e reconhecidos aqueles que mais se destacaram e contribuíram para o contínuo desenvolvimento e sucesso do Andebol, através de um trabalho prolongado, de esforço e dedicação à modalidade.

Pedro Portela discutiu o título de Melhor Jogador e levou a melhor sobre Gilberto Duarte, vencedor em 2012, e Pedro Seabra (Liberty Seguros – ABC/UMinho), enquanto Mariana Lopes destacou-se perante as outras duas nomeadas, Ana Andrade, do Madeira SAD, e Patrícia Rodrigues, do JAC – Alcanena, chamando a si o prémio de Melhor Jogadora.

Recorde-se que as distinções resultaram da votação dos cibernautas amantes da modalidade que tiveram oportunidade de se pronunciar ‘on line’ através do Portal da FAP, após uma primeira escolha feita pelos treinadores de andebol das equipas participantes nos campeonatos nacionais da 1.ª divisão, masculino e feminino.

Pedro Sequeira, do NAA Passos Manuel, venceu o prémio destinado ao Jogador Revelação, superiorizando-se aos outros finalistas, Nuno Rebelo (Liberty Seguros – ABC/UMinho) e Miguel Martins, do F.C. Porto. Diana Oliveira, do Maiastars, venceu o troféu destinado à Jogadora Revelação no confronto com Ana Rita Neves (Alavarium/Lote Tiles) e Patrícia Lima, do Colégio de Gaia.

EURICO E IVAN PELA QUARTA VEZ

Os leirienses Eurico Nicolau e Ivan Caçador repetiram a vitória dos três últimos anos, sagrando-se como a Melhor Dupla de Árbitros de 2013/2014, numa corrida onde contaram com a concorrência de Ramiro Silva/Mário Coutinho (Aveiro) e Ricardo Fonseca/Duarte Santos (Madeira).

Uma das alterações ao regulamento da Gala deste ano prendeu-se com a atribuição de distinções a dois treinadores – de equipas de provas nacionais femininas e de equipas de provas nacionais masculinas. Ulisses Pereira, do Alavarium/Lote Tiles, vencedor na época finda, foi o mais votado para o prémio de Melhor Treinador nas provas nacionais femininas, na luta direta com Duarte Freitas (Madeira SAD) e Paula Castro (Colégio de Gaia), enquanto Ljubomir Obradovic – que já tinha ganho em 2011 e 2012 – foi distinguido com o prémio de Melhor Treinador das provas nacionais masculinas, onde competiu com Carlos Resende (Liberty Seguros – ABC/UMinho) e Frederico Santos (Sporting CP).

A edição deste ano da Gala do Andebol atribuiu também distinções aos Melhores Guarda-Redes. Em masculinos, a vitória sorriu a Ricardo Candeias (Sporting CP) na concorrência direta com Hugo Laurentino (FC Porto Vitalis) e Humberto Gomes (Liberty Seguros – ABC/UMinho). Em femininos, a mais votada foi Isabel Góis (Madeira SAD), que teve como adversárias Diana Roque (Alavarium/Love Tiles) – vencedora na edição anterior – e Catarina Oliveira, do Madeira SAD.

HOMENAGEM A MANUEL MANITA

Um dos momentos altos da IV Gala do Andebol aconteceu com a distinção a uma figura incontornável do Andebol nacional. Manuel Manita foi agraciado com o Prémio Homenagem, que recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e de Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal. Do invejável currículo de Manuel Xavier Manita fazem parte os cargos de treinador do Vitória FC, de Setúbal; Benfica e Castelo Branco, Encarnação e Lagoa, este último já depois de se ter radicado em 1997 no Algarve não querendo, no entanto, perder o contacto com a sua modalidade. Foi selecionador nacional de andebol entre 1976 e 1988 e no seu currículo possui várias distinções, entre as quais a de Sócio de Mérito da Federação de Andebol de Portugal.

Durante a IV Gala do Andebol foi ainda prestada uma homenagem aos diversos clínicos que ao longo dos anos têm prestado a sua preciosa ajuda e valioso contributo para as vitórias e os êxitos das seleções nacionais. Foram distinguidos, os doutores António Alegre, Aparício Braga, Artur Pereira Castro, Augusto Roxo, Fernando Gomes da Costa, Joaquim Monteiro, José Bastos, José Soares, José Tereso, Mário Soares, Paulo Rodrigues, Raul Caçador, Rita Chave, Rui Almeida e Rui Julião.

A IV Gala do Andebol, apresentada por dois jogadores – António Areia (SL Benfica) e Viviana Rebelo (Alavarium/Love Tiles) – contou com diversos momentos de animação proporcionados por quatro excelentes grupos culturais de Viseu – Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, Zunzum Associação Cultural, Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu e Coletivo Gira Sol Azul.

Patrocinadores Institucionais