Velux EHF Champions League 2014-2015: fase de grupos arranca esta quinta-feira

PUB

Arranca este fim-de-semana a principal competição de clubes do Velho Continente, uma verdadeira parada de estrelas, o que há de melhor no andebol não só europeu como mundial. Será em Schaffhausen, na Suíça, que tudo se irá iniciar já esta quinta feira, com o Kadetten a receber os polacos do Kielce.

As 24 equipas participantes chegam da Bielorrússia, Croácia, Dinamarca (2), Espanha (2), França (3), Alemanha (3), Hungria (2), Macedónia (2), Polónia (2), Rússia, Eslovénia, Suíça, Suécia, Turquia e Ucrânia.

Desta feita, Portugal não estará representado (em termos de equipas) já que o FC Porto perdeu na final do torneio de qualificação perante os ucranianos do Motor Zaporozhye, na Áustria, por 30-26. Quanto a jogadores, Tiago Rocha estará na fase de grupos da Liga dos Campeões em representação do Wisla Plock, que recebe o Besiktas, no sábado, em jogo do grupo B

Recorde-se que na época passada a «final-four» da competição foi disputada por duas equipas alemãs (Flensburg e THW Kiel), uma espanhola (FC Barcelona) e uma húngara (Veszprem KC). Na final, o Flensburg venceu o Kiel por 30-28, garantindo assim a conquista do seu primeiro título de campeão europeu. Uma lista liderada pelo FC Barcelona, oito vezes campeão da Europa, seguido do Gummersbach (5) e cinco equipas com três títulos: Dukla de Praga, Ciudad Real, SKA Minsk e Magdeburgo.

ARBITRAGEM PORTUGUESA PRESENTE

Se em termos de clubes Portugal não teve este ano a felicidade de se fazer representar na Velux Champions League, já em termos de arbitragem a ronda inicial arranca com uma interessante representação lusa.

Isto porque Eurico Nicolau e Ivan Caçador foram a dupla escolhida pela EHF para dirigir o jogo HC Metalurg – Paris Saint-Germain Handball, que terá lugar em Skopje, na Macedónia, e que respeita ao Grupo A da Liga dos Campeões Masculina, partida agendada para as 19h00 de 28 de Setembro.

Também em jogo do Grupo, a realizar no mesmo dia e hora (28 de Setembro – 19h), mas no Palacio de los deportes de la Rioja, em Espanha, António Goulão será o delegado EHF do jogo entre Naturhouse La Rioja e HC Meshkov Brest.

Todas as informações sobre a EHF Champions League podem ser encontradas em http://www.ehfcl.com/.

Patrocinadores Institucionais