II Torneio Internacional de Leiria: Portugal brilha na estreia

PUB

Foi com casa cheia, no Centro Desportivo da Juve Lis, que Portugal se estreou no II Torneio Internacional de Leiria. Sandra Fernandes fez alinhar, no sete inicial, Soraia Lopes, Francisca Marques, Maria Pereira, Vera Lopes, Renata Tavares e Mónica Soares, no ataque e a trocar com Bebiana Sabino, para defender; na baliza, iniciou Isabel Góis. O jogo começou equilibrado e foi a Finlândia que conseguiu, primeiro, adiantar-se no marcador e ganhava 3-6 aos 9 minutos; Portugal reagiu e a recuperação fez-se notar (6-6, 11m.). O jogo seguiu com as duas equipas a jogar de igual para igual e , aos 23 minutos, Mariana Lopes colocou a formação lusa na frente (12-11). Nos minutos finais da primeira parte, a Finlândia conseguiu impôr-se e saiu para o descanso a ganhar por 13-16.

Na segunda parte, tudo mudou. Portugal entrou a defender muito bem e a atacar com grande eficácia – as comandadas de Sandra Fernandes conseguiram um parcial de 6-0 nos primeiros dez minutos de jogo (19-16), mesmo depois de um time-out já solicitado pelos finlandeses, que só regressaram aos golos ao minuto 10 (19-16). A Finlândia procurava recuperar, mas Portugal estava muito confiante e conseguia recuperar bolas e sair em contra-ataque e finalizar com sucesso. A meio da segunda parte, Portugal sofreu um parcial de 0-3 e a Finlândia reduziu para 23-21, mas a recuperação não intimidou o conjunto luso, que, golo a golo, foi aumentando a diferença até ao convincente 33-24 final.

No final do jogo, a capitã de equipa, fez uma breve leitura de jogo: “Foram duas partes claramente distintas; na primeira parte, talvez por este ser o primeiro jogo, ainda nos estavamos a adaptar e a encontrar-nos. Depois, na segunda parte, melhorámos a defesa e a partir daí, o resto surgiu”, relatou Renata Tavares.

Sandra Fernandes também começou por dividir o jogo em dois momentos diferentes: ” Duas partes distantes, a primeira foi menos conseguida em termos defensivos, com, algumas falhas, quer a nível da finalização, quer a nível de falhas técnicas no jogo. Na segunda parte, estivémos melhor defensivamente e utilizamos uma forma de jogo que só nos seria benéfica. Elas (Finlândia) perdiam-se quando colocávamos dois jogadores dentro da defesa e conseguimos relações muito positivas em termos de defesa e ataque. O objectivo foi alcançado”, concretiza a seleccionadora nacional.

Renata Tavares, com dez golos marcados, foi a melhor marcadora de Portugal. O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

Amanhã, Portugal joga com a Itália, num jogo com transmissão em directo n´Andebol TV.

Noruega vence Itália

Noruega e Itália tiveram honras de abertura do II Torneio Internacional de Leiria. A formação italiana entrou muito bem no jogo e só à entrada do minuto sete é que a Noruega marcou pela primeira vez. Aos onze minutos e a perder por 5-1, a Noruega pediu o primeiro time-out que resultou na recuperação norueguesa, que igualou a 5-5 aos 17 minutos. Foi a Itália que voltou a adiantar-se, mas a Noruega voltou a recuperar e as duas selecções foram para o descanso empatadas a 9 golos. O jogo recomeçou muito equilibrado, com o marcador a traduzir esse mesmo equilíbrio; com onze minutos jogados, o conjunto italiano voltou a passar para a frente (14-16), mas a Noruega anulou a diferença e aproveitou a superioridade numérica para passar para a frente (17-16), a meio do segundo tempo. As italianas, com a guarda-redes Monika Pruenster a defender muito bem a baliza de Itália, voltaram a equilibrar o jogo (20-20) com três minutos para jogar. A dois minutos do fim, a Noruega marcou o golo que viria a garantir-lhes a vitória – depois de, a poucos segundos do fim, a Itália não ter conseguido marcar um livre de sete metros.

O boletim deste jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Calendário de jogos – II Torneio Internacional de Leiria

1ª jornada – 6ª feira – 20 Março – Centro Desportivo Juve Lis
19h00 – Noruega : Itália, 21-20 (9-9)
21h00 – Portugal : Finlândia, 33-24 (13-16)

2ª jornada – sábado – 21 Março – Pavilhão Pousos
17h00 – Noruega : Finlândia
19h00 – Portugal : Itália – A Bola TV / Andebol|TV

3ª jornada – domingo – 22 Março – Pavilhão Souto Carpalhosa
15h00 – Itália : Finlândia
17h00 – Portugal : Noruega – Andebol|TV

Classificação geral
1º – Portugal (2 pontos)
2º – Noruega (2 pontos)
3º – Itália (0 pontos)
4º – Finlândia (0 pontos

Patrocinadores Institucionais