Iniciou a prelecção o Presidente da AAM Dr. Emanuel Alves que, aproveitou para lançar alguns dados para a mesa e reclamar para as modalidades amadoras e para o Andebol em especial, a importância e reconhecimento que merecem, pelo trabalho e dimensão conquistados.
No seguimento desta introdução, Emanuel Alves, acompanhado pela sua Vice-Presidente Dra. Rafaela Fernandes, deu as boas vindas a mais um Clube que se juntou à família do Andebol – o Clube Desportivo Mar e Serra.
Por seu lado, o Presidente do mais recente membro da AAM, Prof. Nelson Araújo, fez questão de frisar o seu reconhecimento por todo o apoio dado por aquela Associação desde o primeiro momento e garantiu o máximo empenho do seu Clube na formação de jovens atletas.
Para oficializar esta parceria, os representantes de ambas as instituições assinaram um Protocolo de 2 anos que garante o apoio da AAM através da isenção do Clube das taxas de inscrição dos seus atletas mais jovens e a oferta do material desportivo fundamental para darem início à modalidade de Andebol.
Em seguida foi apresentado o Torneio de Abertura de Seniores Masculinos, que será disputado entre as equipas do Marítimo e o AM Madeira SAD a 2 mãos e que tem como objetivos principais a promoção da modalidade e a angariação de fundos que reverterão para uma instituição de solidariedade social, jogos realizados a 7 de janeiro às 20H00 no Pavilhão do Marítimo e 9 de janeiro às 20H00 no Pavilhão do Funchal.
Rodolfo Ferreira, Administrador do Madeira SAD, enalteceu esta iniciativa da AAM e lançou um desafio à mesma e às Câmaras Municipais para que no futuro estes jogos se realizem fora do Funchal.
Pelo Marítimo estiveram presentes o Coordenador Geral, Dr. Marco Costa e o Treinador, Paulo Vieira que considerou uma excelente oportunidade para a sua equipa recuperar níveis competitivos após uma longa pausa de natal, ainda para mais frente a um adversário da valia do Madeira SAD.
Já Paulo Fidalgo voltou a vincar a relevância deste torneio, que permitirá dar mais tempo de jogo a alguns atletas menos utilizados e agradeceu o apoio da AAM ao projecto da SAD.
Por fim, Emanuel Alves lançou a jornada dupla de Seniores Femininos com os jogos Madeira SAD – João de Barros (16H00) e Madeira – Juve Lis (18H00) no Sábado, associados ao jogo dos Masculinos, onde haverá uma barraca na entrada do Pavilhão do Funchal para angariar fundos que serão doados a uma instituição. Já no Domingo as duas equipas invertem os adversários com jogos às 12H00 e às 16H00.
Renata Tavares, capitã do Madeira SAD, espera vencer os dois jogos e considera que o jogo mais difícil será o de Sábado frente a um candidato ao título, sem menosprezar no entanto o jogo de domingo frente à Juve Lis.
Pelo Madeira, o técnico Marco Freitas considera que o jogo do seu Campeonato será contra o Juve Lis mas que vai tentar também contrariar o favoritismo do João de Barros no Domingo.
Vídeos da conferência de imprensa disponíveis AQUI , AQUI (a partir do minuto 3:18 , AQUI, AQUI e AQUI (a partir do minuto 9).