Juniores A de Portugal vencem «Torneio das Quatro Nações»

PUB

As Juniores A Femininas acabam de vencer a França por tangencial 25-24, sagrando-se assim de imediato vencedoras do Torneio das Quatro Nações, que está a decorrer em Tenerife, Espanha, independentemente do resultado que venha a acontecer no jogo que ainda falta disputar (Espanha-Alemanha).

Um triunfo sem mácula, já que a equipa nacional venceu os três jogos disputados, pese o facto de ter chegado a Tenerife sem algumas jogadoras que não puderam , resultado que constitui um excelente estímulo para a equipa que está na fase final de preparação para o grupo 4 de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2016, qualificação essa que vai disputar-se na Sérvia.

No jogo de hoje, perante a França, onde o empate já servia a 100% as ambições de Portugal (no que respeita ao triunfo na competição), a equipa entrou a defender muito bem, tal como tinha acontecido nos dois jogos anteriores. O jogo começou muito equilibrado, , após os primeiros 10 minutos em que Portugal chegou à frente do marcador (1-3). Até aos 20 minutos o domínio de Portugal foi relativamente claro e, nessa altura, a perder por 5-7, o técnico da França solicitou um «time-out». A sua equipa reagiu muito bem, empatou a sete aos 24 minutos e, até final do primeiro tempo, foram acontecendo empates sucessivos até ao 11-11- com que as duas equipas foram para o descanso.

A segunda parte foi muito semelhante à primeira. Os minutos iniciais foram de Portugal, que conquistou várias vantagens de dois e, até, de três golos, até que cerca do minuto 40 a França empatou a 17. Novamente vários empates sucessivos, até que a França chegou ao comando do marcador a 10 minutos do final (21-20). Portugal não tremeu e a equipa mostrou grande maturidade pois, mesmo entrando nos cinco minutos finais a perder por três golos (23-20), não esmoreceu. A três minutos do final já se tinha colado à França (23-22), pressionando e obrigando o seu treinador a pedir novo «time-out». O empate aconteceu pouco depois (23-23) mas ainda havia dois minutos para jogar. O tempo suficiente para Portugal voltar a ‘pegar’ no jogo, pese uma primeira reação da França (24-23). Mas os dois últimos golos, já no minuto final, garantiram a vitória no jogo e o excelente triunfo na competição.

PREMIOS INDIVIDUAIS

Para além do triunfo na competição, Portugal arrecadou os três prémios individuais. Assim, Jessica Ferreira foi eleita a melhor guarda-redes e Patrícia Rodrigues a melhor marcadora e melhor jogadora.

Dentro de alguns minutos inicia-se o último jogo do torneio, que coloca frente a frente Espanha e Alemanha.

CARLOS PIRES, SELECCIONADOR NACIONAL
«Jogadoras cumpriram o que se lhes tinha pedido»

No final do jogo, e numa primeira análise, Carlos Pires fez a seguinte apreciação à partida.

«Entrámos muito bem no jogo, a cumprir com o que tínhamos traçado quer em termos defensivos ofensivos. Nem sempre fomos eficazes a atacar, mas as jogadoras estiveram sempre a tentar cumprir o que se lhes pediu, o que é muito importante.»

Carlos Pires salientou ainda «o grande ‘profissionalismo’ e entrega destas atletas. São atletas que querem muito, que gostam muito de Andebol e que podem aspirar a subir ainda mais.».

Em termos de jogo «estivemos consistentes, muito bem no início da primeira parte,, recomeçamos bem na segunda e depois tivemos algumas dificuldades frente a alguns movimentos ofensivos. Conseguimos reajustar-nos novamente, equilibrar o resultado e acabámos por ganhar.»

Para um pouco mais tarde fica o balanço geral do seleccionador nacional Carlos Pires acreca desta excelente presença no Torneio das Quatro Nações.

REGRESSO PARA SANGALHOS

Amanhã, segunda-feira, atletas e equipa técnica regressam a Portugal e vão instalar-se em Sangalhos, para o estágio de preparação para a qualificação, agendado até 17 de Março, dia em que a comitiva nacional volta a embarcar, desta feita com destino à Sérvia.

A qualificação do Grupo 4 para o Mundial vai disputar-se em Vrnjacka Banja, nos dias 18, 19 e 20 de Março.

Portugal começa por defrontar a Bósnia Herzegovina (dia 18), segue-se a partida com a Holanda e, por fim, as lusas vão disputar o último jogo da qualificação frente à selecção da casa, a Sérvia.

CALENDÁRIO DE JOGOS – TORNEIO 4 NAÇÕES – TENERIFE (hora portuguesa)

1ª jornada – 11.03.16
– 16h30 – Alemanha : França, 24-20 – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : Portugal, 21-24 (13-13) – livestream aqui

2ª jornada – 12.03.16
– 16h30 – Portugal : Alemanha, 23-18 (14-9) – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : França, 17-22 (9-12) – livestream aqui

3ª jornada – 13.03.16
– 10h00 – França : Portugal, 24-25 (11-11) – livestream aqui
– 12h00 – Espanha : Alemanha, 15-26 (7-9) – livestream aqui

CLASSIFICAÇÃO

1.º PORTUGAL, 6 pontos
2.º Alemanha, 4
3.º França, 2
4.º Espanha, 0 (menos um jogo)

CALENDÁRIO DE JOGOS – QUALIFICAÇÃO MUNDIAL SUB20 – SÉRVIA (hora portuguesa)

1ª jornada – 18.03.16
– 15h00 – Portugal : Bósnia Herzegovina
– 17h00 – Sérvia : Holanda

2ª jornada – 19.03.16
– 15h00 – Bósnia Herzegovina : Sérvia
– 17h00 – Holanda : Portugal

3ª jornada – 20.03.16
– 10h00 – Holanda : Bósnia Herzegovina
– 12h00 – Sérvia : Portugal

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Rússia 2016 podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais