Torneio das Quatro Nações: Portugal (con)vence a Alemanha

PUB

As Juniores A Femininas somaram esta tarde o segundo triunfo no Torneio das Quatro Nações que arrancou ontem em Tenerife, Espanha, ao vencerem a Alemanha por 23-18. Depois do triunfo de véspera sobre a anfitriã Espanha, as pupilas de Carlos Pires voltaram a mostrar um excelente rendimento, ultrapassando uma equipa muito forte, por números muito interessantes.

Até foi a Alemanha que começou a mandar no jogo, através da eficácia da sua forte primeira linha, chegando a três golos de vantagem aos 10 minutos.

Ao intervalo, a equipa portuguesa já surpreendia, comandando o marcador com cinco golos de vantagem (14-9). Mas Portugal reagiu muito bem e, em superioridade numérica, fez um parcial de 0-3, empatou o jogo e, pouco depois, com novo empate a cinco, a Alemanha solicitou um «time-out». A defender bem, Portugal aproveitou da melhor forma o contra-ataque, passou aos 24 minutos a ganhar 10-7, ampliando ainda a vantagem até ao intervalo.

Após o intervalo, Portugal ampliou para seis golos, a Alemanha reagiu bem com um parcial de 0-3, chegou-se no marcador (16-13). Portugal teve depois um «apagão» mas acabou por fazer o 18-14 aos 46 minutos, seguindo para uma vitória mais uma vez alicerçada no excelente desempenho defensivo, a exemplo do que já tinha acontecido de véspera.

CARLOS PIRES, SELECCIONADOR NACIONAL
«Muita luta e entrega das jogadoras »

No final da partida, o seleccionador nacional Carlos Pires fez a apreciação à partida e não escondeu o seu contentamento para com as jogadoras que cumpriram à risca o que lhes pediu.

«Fizemos um jogo excelente em termos defensivos. Entrámos a perder 0-3, mas a partir daí houve uma adaptação à equipa adversária e começámos a ser mais fortes defensivamente, reentrando no jogo», começou por historiar Carlos Pires.

«Surpreendemos a Alemanha numa outra finalização de primeira linha, chegámos ao empate e passamos para a frente, resultado que conseguimos segurar até ao fim, com muita luta e entrega das jogadoras, que defensivamente cumpriram com aquilo que lhes foi pedido», sustentou o seleccionador nacional que não escondeu a sua satisfação para com as jogadoras.

«Foram espetaculares, pelo que fizeram hoje e ontem. Não é todos os dias que conseguimos estar neste nível e o que as jogadoras mostraram é muito bom e deixa-nos contentes. Agora, o tempo de descanso até ao jogo de amanhã é mais curto mas vamos à luta para ganhar mais uma vez. A equipa francesa tem um bom conjunto, impondo um ritmo diabólico à partida, graças a um conjunto de elevada categoria, que lhes permite fazer uma boa rotação».

No outro jogo disputado hoje, a França venceu a Espanha por 22-17.

Este domingo Portugal defronta a França e a vitória ou empate dão a garantia do triunfo na competição.

Os jogos do Torneio 4 Nações são ser transmitidos online, através dos links abaixo.

REGRESSO PARA SANGALHOS

No dia 14 de Março, atletas e equipa técnica regressam a Portugal e vão instalar-se em Sangalhos, para o estágio de preparação para a qualificação, agendado até 17 de Março, dia em que a comitiva nacional volta a embarcar, desta feita com destino à Sérvia.

A qualificação do Grupo 4 vai disputar-se em Vrnjacka Banja, nos dias 18, 19 e 20 de Março.

Portugal começa por defrontar a Bósnia Herzegovina (dia 18), segue-se a partida com a Holanda e, por fim, as lusas vão disputar o último jogo da qualificação frente à selecção da casa, a Sérvia.

CALENDÁRIO DE JOGOS – TORNEIO 4 NAÇÕES – TENERIFE (hora portuguesa)

1ª jornada – 11.03.16
– 16h30 – Alemanha : França, 24-20 – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : Portugal, 21-24 (13-13) – livestream aqui

2ª jornada – 12.03.16
– 16h30 – Portugal : Alemanha, 23-18 (14-9) – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : França, 17-22 (9-12) – livestream aqui

3ª jornada – 13.03.16
– 10h00 – França : Portugal – livestream aqui
– 12h00 – Espanha : Alemanha – livestream aqui

CLASSIFICAÇÃO

1.º PORTUGAL, 4 pontos
2.º Alemanha, 2
3.º França, 2
4.º Espanha, 0

CALENDÁRIO DE JOGOS – QUALIFICAÇÃO MUNDIAL SUB20 – SÉRVIA (hora portuguesa)

1ª jornada – 18.03.16
– 15h00 – Portugal : Bósnia Herzegovina
– 17h00 – Sérvia : Holanda

2ª jornada – 19.03.16
– 15h00 – Bósnia Herzegovina : Sérvia
– 17h00 – Holanda : Portugal

3ª jornada – 20.03.16
– 10h00 – Holanda : Bósnia Herzegovina
– 12h00 – Sérvia : Portugal

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Rússia 2016 podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais