Campeonato Fidelidade Andebol 1 está de regresso com atenções voltadas para as meias finais

PUB

Após uma paragem que permitiu intensa actividade a diversas seleções nacionais (Seniores, Juniores A e Juniores B) está de regresso o Campeonato Fidelidade Andebol 1. Com o aproximar do final da competição, redobra o interesse nas diversas batalhas que ainda estão em aberto, nomeadamente o título nacional, o apuramento para as competições europeias da próxima época e a fuga aos dois últimos lugares.

No que ao título diz respeito, são quatro as equipas que ainda podem aspirar a tal desiderato, numa altura em que cada uma das formações já realizou dois jogos das meias finais.

O FC Porto, que perdeu os dois primeiros jogos frente ao SL Benfica, regressa ao Dragão Caixa para um jogo importantíssimo para as suas aspirações. O adversário chega ao Dragão com duas vitórias pelo que a equipa de Ricardo Costa vai fazer tudo para adiar a questão do apuramento para a final. Excelente jogo em perspetiva, dirigido pela experiente dupla internacional constituída por Eurico Nicolau e Ivan Caçador (Leiria).

A outra meia-final, que coloca frente a frente ABC/UMinho e Sporting CP, está um pouco mais ‘atrasada’. Isto porque cada uma das equipas venceu (em casa do adversário) um jogo pelo que, seja qual for o resultado do jogo de Braga, ainda não será conhecido este fim-de-semana o finalista que há-de sair deste duo. Os dois primeiros jogos mostraram bastante equilíbrio e é isso que se espera da partida de Braga. Equilíbrio e emoção numa partida onde estarão em campo três boas equipas – ABC/UMinho, Sporting CP e Duarte Santos/Ricardo Fonseca, os árbitros portugueses que estiveram em Janeiro no Europeu.

QUINTO LUGAR PODE DAR EUROPA

Com o apuramento de duas equipas portuguesas (ABC/UMinho e SL Benfica) para as meias-finais da Challenge Cup, há a possibilidade real do 5.º classificado participar numa competição europeia na próxima temporada. Para além de, como se sabe, tanto o 5.º como o 6.º classificados serem cabeças-de-série na Taça de Portugal.

Com o «play-off» a disputar-se ao melhor de três jogos, Madeira SAD e Passos Manuel estão em vantagem que, no caso dos insulares, toma ainda maior dimensão se atendermos a que jogam em casa. O Madeira veio vencer a Avanca (18-25) e um novo triunfo, desta feita no Funchal, garante logo à equipa de Paulo Fidalgo uma posição final entre o 5.º e o 6.º lugares. Um triunfo que os madeirenses não querem deixar fugir.

No outro jogo, o Passos Manuel – que derrotou em casa o Águas Santas Milaneza por tangencial 34-33 – vem ao norte defrontar os maiatos. Jogo equilibrado, com alguma vantagem dos pupilos de Paulo Fidalgo, que vão querer fazer valer o fator casa e levar a decisão para terceiro jogo.

GRUPO B: começa a segunda volta

No grupo B, que vai definir a classificação final entre os 9.º e 12.º lugares, joga-se a primeira jornada da segunda volta.

O Maia ISMAI, que lidera com 25 pontos, recebe o AC Fafe, quarto, com 18 pontos. Em teoria, os maiatos são favoritos mas os fafenses estão a jogar o tudo por tudo nesta altura do campeonato.

No outro jogo, o Sporting da Horta, terceiro, com 21 pontos, recebe o Delta Belenenses, segundo, com 22. Mais um bom jogo em perspectiva, na senda do que parece ser o cenário de toda a competição para este sábado.

– Jogos e árbitros para este sábado:

– Play-off – 1.º/4.º lugares (terceiro jogo)

18h00 – Dragão Caixa – FC Porto-SL Benfica – Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria) – Porto Canal
18h00 – Flávio Sá Leite – ABC/UMinho-Sporting CP – Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira) – A Bola Tv / ANDEBOL|tv

– Play-off – 5.º/8.º Lugares

17h00 – Pav. Funchal – Madeira SAD-Artística Avanca – Fernando Costa/Diogo Teixeira (Braga)
18h00 – Pav. Águas Santas – AA Águas Santas Milaneza-Passos Manuel – Vânia Sá/Marta Sá (Porto)

Grupo B – 9.º/12.º lugares

19h00 – Munic. Maia – Maia ISMAI/AC Fafe – Gonçalo Aveiro/Hugo Fernandes (Madeira)
21h00 – Pav. Horta – Sp. Horta-Delta Belenenses – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria)

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais