Campeonato 1ª Divisão Feminina 2019/2020: equipas já conhecem calendário da 1ª Fase

PUB

Realizou-se, na tarde desta segunda-feira, o sorteio da 1ª Fase do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Na época 2019/2020, o Campeonato 1ª Divisão Feminina vai disputar-se no mesmo modelo competitivo do Campeonato Andebol 1. Na 1ª Fase, os 12 clubes jogam todos contra todos a duas voltas, sendo que haverá jornadas duplas com os Clubes da região Autónoma da Madeira. Finda a 1ª Fase, os seis primeiros classificados apuram-se para a Fase Final – Grupo A – de onde sairá o campeão nacional – e as restantes equipas irão para o Grupo B.

O sorteio da 1ª Fase do Campeonato 1ª Divisão Feminina teve lugar na tarde desta segunda-feira, nas instalações da FAP e contou com a presença de Augusto Silva, vice presidente da FAP, que deu início à cerimónia e representantes de vários clubes.

O sorteio foi conduzido por Luís Pacheco, que convidou a representante do SL Benfica, Irene Henriques, a participar no sorteio. O sorteio realizou-se com algumas condicionantes, que se prendem com questões geográficas.

O campeão nacional, Colégio Gaia/ Colgaia, CDE – Toyota, começa a prova a jogar fora de portas, com o CA Leça; quanto às duas equipas recém promovidas, o ABC/UMinho estreia-se com uma receção ao Maiastars e o SL Benfica visita o ASS Assomada.

Numa breve reação ao sorteio, Irene Henriques disse que “para nós é um pouco indiferente como vamos começar. Não vinha com nenhuma expetativa de procurar esta ou aquela equipa para começar. Para nós é uma nova experiência, já estivemos na 1ª Divisão há 21 anos, é uma experiência diferente da que tem sido até agora. Portanto, é com naturalidade que estamos a reaprender todo este processo“, revelou a representante do SL Benfica. “Esperemos que seja um campeonato competitivo, em que as equipas possam competir de forma saudável e que possam trazer mais valias à modalidade. E que seja disputado mesmo até ao final, que isso é que era bom, trazer interesse e emoção à competição“.

Assim, o sorteio ditou, na 1ª jornada, agendada para 14 de Setembro:

A 1ª Fase joga-se até 1 de Março de 2020. O calendário provisório já pode ser consultado no Portal.

Chama-se a atenção dos clubes para que procedam à marcação de campos e horas até dia 9 de Agosto, através do Portal.

Patrocinadores Institucionais