24ª Gala do Desporto: Paulo Pereira é o Treinador do Ano

PUB

Na 24ª Gala do Desporto do CDP, a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas fez parte da Homenagem aos Campeões Europeus e Mundiais em 2019 e Susana Póvoas recebeu o Prémio Mérito Desportivo – Personalidade do Ano.

Realizou-se na noite de quarta-feira, 29 de Janeiro, no Casino Estoril, a 24ª Gala do Desporto, este ano dedicada ao tema “Mais Saúde Mais Desporto”. Promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, a Gala do Desporto é a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas. No evento são entregues prémios aos agentes desportivos que mais se distinguiram ao longo do ano.

Paulo Pereira foi galardoado com o Prémio Treinador do Ano. O selecionador nacional estava nomeado a par de Rui Fernandes (Canoagem), Fernando Santos (Futebol), Pedro Soares (Judo) e Renato Garrido Almeida (Patinagem).

Este prémio, apesar de ser individual, acaba por ser um prémio coletivo de todo o Andebol. Claro que há resultados visíveis, a classificação no Europeu e a qualificação anterior, mas é um trabalho de conjunto. Se formos mais ao detalhe, é o trabalho de todo o meu staff, dos atletas e dos clubes que, em conjunto, resultaram num trabalho positivo excelente“, começou por dizer Paulo Pereira. “Para além sinto, sinto que a comunidade do andebol está conosco de corpo e alma nisto. Ainda ontem, na Gala, recebi muitas felicitações e quase todas iam no mesmo sentido: “vocês fizeram-nos sonhar”, “vocês fizeram-nos emocionar”… Às vezes não tem a ver com o ganhar ou o perder, mas com a forma como estamos na competição“, considera o selecionador nacional, que ao comando da Seleção Nacional A Masculina, alcançou o 6º lugar no Campeonato da Europa 2020, a melhor classificação de sempre de Portugal. “É a primeira vez que um treinador de Andebol recebe este galardão e claro que isso me alegra muito, mas acima de tudo é sempre um prémio coletivo“, remata.

SUSANA PÓVOAS RECEBEU PRÉMIO DE MÉRITO DESPORTIVO – PERSONALIDADE DO ANO

Este prémio é atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal sob proposta das Federações Desportivas Nacionais. Susana Póvoas é Professora Universitária no Instituto Universitário da Maia e investigadora no CIDESD e na Universidade da Dinamarca do Sul. É a Coordenadora Internacional do projeto Handball4Health, que usa o andebol de recreação como meio de melhoria da saúde, aptidão física e bem-estar. Em 2018, este projeto foi selecionado para integrar o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, na área da Saúde, contando atualmente com mais de 100 participantes femininos e masculinos, entre os 50 e 80 anos, quase na sua totalidade sem experiência prévia na modalidade.

SELEÇÃO NACIONAL DE ANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS HOMENAGEADA

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas foi incluída na Homenagem da Confederação do Desporto de Portugal aos Campeões Europeus e Mundiais em 2019. Na ocasião, foram aplaudidos e reconhecidos perto de 40 títulos europeus e mundiais, nas categorias de juniores e seniores, em individuais e equipas.

Susana Póvoas – Prémio Mérito Desportivo – Personalidade do Ano
Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas – Homenagem aos Campeões Europeus e Mundiais
Paulo Pereira – Treinador do Ano
Paulo Pereira – Treinador do Ano

Patrocinadores Institucionais