Nuno Farelo, treinador adjunto do Club Balonmano Nava, foi o primeiro preletor neste Ciclo Técnico, com “Preparação do Jogo – Análise ao Rival”, e realçou que “Foi com muito gosto que tive a oportunidade de partilhar um pouco da minha visão sobre a Preparação para o Jogo, com cerca de 130 intervenientes ligados à modalidade. Tivemos também oportunidade de abordar temáticas de como adequar este tipo de trabalho nos escalões de formação e a importância da utilização das filmagens na unidade de treino. Agradeço mais uma vez o convite à Federação de Andebol de Portugal e aproveito também para dar os Parabéns pela criação deste tipo de iniciativas, estarei disponível para colaborar mais vezes quando se verificar oportuno.” – rematou Nuno Farelo.
Dupla luso espanhola encerra primeira semana do Ciclo de Rendimento
Também Luís Santos e Dani Gordo realizaram a preleção “Transição e Recuperação Defensiva – contributo para o enriquecimento do modelo de jogo”, com o treinador da Seleção Sub-16 Feminina a afirmar que “Foi uma sessão muito rica e produtiva, onde conseguimos partilhar a opinião de dois treinadores sobre esta temática, e penso que se complementaram muito bem. O Dani apresentou o trabalho que fez na equipa dele, de forma prática, baseada nalguns conceitos transmitidos no Master Coach mas o mais importante é que os treinadores aproveitem as suas ideias para construir um modelo de jogo próprio e passarem à prática.” – referiu Luís Santos. Também Dani Gordo, treinador principal do Club Balonmano Nava, destacou “Gostaría de agradecer o convite da Federação de Andebol de Portugal, creio que este Ciclo de Rendimento é uma grande iniciativa em tempo de confinamento. Sinto-me muito orgulhoso por confiarem em treinadores espanhóis para estas formações, e envolve muita responsabilidade, partilharmos conhecimento com os treinadores portugueses. Os portugueses têm mostrado uma grande evolução e a prova disso é que 18 anos depois Portugal estará num Mundial. Esta preleção foi dividida com Luís Santos, uma pessoa que sempre me colocou algumas questões sobre a transição e recuperação defensiva, pois é um elemento que não está tão estudado quanto os restantes, mas é uma das fases do jogo com muita importância. Para mim é um indicador se uma equipa joga bem andebol, se não sofre golos fáceis. Espero que tenha sido uma boa experiência e que leve à reflexão dos treinadores sobre este tema.” – rematou Dani Gordo.
Neste 1º Ciclo pretende-se promover uma abordagem mais aprofundada aos aspetos técnicos/táticos específicos como Preparação do Jogo, Componente Tática na preparação do guarda-redes, construção de um modelo de jogo, Transição e Recuperação Defensiva. Serão sessões interativas com o objetivo de dotar os formandos de competências específicas da modalidade, que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e da capacidade de resolução de problemas inerentes ao exercício da atividade de treinador.
O ciclo tem a duração de 10h de formação e será creditado para efeitos da Renovação do Titulo de Treinador com 1.2 U.C., ou seja, 0.2 U.C. por sessão.
As inscrições são obrigatoriamente efetuadas online, pode aceder ao formulário de inscrição aqui (As inscrições só serão validadas após o pagamento estar regularizado):