IHF World Championship 2021: Portugal consegue pleno de vitórias na Fase de Grupos

PUB

Terceiro triunfo no Grupo F foi conseguido diante da Argélia, por 26-19 e garante estatuto de invicto à Seleção Nacional.

Portugal cumpriu com distinção a participação na Fase de Grupos do IHF World Championship 2021, com três vitórias em outros tantos jogos, a mais recente diante da Argélia, por 26-19. A Seleção Nacional chega ao Main Round como líder invicto do Grupo F e com 4 pontos, fruto das vitórias diante das outras duas seleções que também seguem em frente.

Eficácia ditou a vantagem ao intervalo

A Argélia entrou melhor, com um parcial inicial de 0-2 mas, rapidamente, Alfredo Quintana – de regresso à titularidade – concretizou a primeira intervenção do encontro, ajudando Portugal a chegar ao empate a dois golos. Após um período marcado por alguns remates falhados, por parte das duas equipas, a Seleção Nacional conseguiu mostrar mais concentração e chegar, pela primeira vez, à dianteira do encontro e, depois, alcançar dois golos à maior (5-3), aos 10 minutos. Perto da metade da primeira parte, Alexandre Cavalcanti apontou o 6-4, neste que foi o jogo de estreia para o lateral de 24 anos, após ter falhado os dois primeiros jogos na competição devido a lesão. Portugal ía mostrando bons argumentos no ataque, mas nem tanto no capítulo defensivo, permitindo que o adversário estivesse constantemente a aproximar-se no resultado que, a dez minutos do final da primeira parte, registava 9-7. Na reta final do primeiro tempo, Portugal chegou aos cinco golos de vantagem num período positivo para os Heróis do Mar a todos os níveis, com Pedro Portela em destaque, com 100% de eficácia em quatro remates. Ao intervalo, o resultado sorria a Portugal, com 14-9 no placard.

Segunda-parte apagada mas

No reatar da partida predominaram as falhas técnicas, em ambos os lados, mas Portugal conseguiu sempre encontrar os caminhos para o golo e impedir as investidas argelinas, somando seis golos de vantagem aos 40 minutos (20-14). Nos cinco minutos seguintes, a formação africana revelou mais inspiração e reduziu para três a diferença (20-17), aproveitando uma fase mais cinzenta de Portugal, concretamente no capítulo da finalização. Sem realizar uma segunda parte de luxo, Portugal conseguiu segurar a vantagem e contou com duas intervenções de Humberto Gomes, que entrou para os últimos 12 minutos, para se distanciar do adversário, que ficou mais de 10 minutos sem marcar. No final da partida, a terceira vitória consecutiva dos Heróis do Mar no Mundial 2021 ficou fechada em 26-19.

MVP/Top Scorer

O prémio de MVP da partida foi atribuído ao argelino Messaoud Berkous, que foi também o melhor marcador com sete golos apontados. Enquanto que do lado português o maior destaque pertenceu ao pivô Alexis Borges e o atleta com mais golos de Portugal foi Pedro Portela, com quatro. Neste encontro, Gustavo Capdeville, Daymaro Salina, Diogo Silva e Luís Frade ficaram de fora das opções de Paulo Pereira, o último dos quais devido a lesão. Em sentido inverso, o lateral Alexandre Cavalcanti entrou na convocatória pela primeira vez e estreou-se a titular na competição, tendo apontado três golos.

Pensamento Jogo a Jogo para o Main Round

Paulo Pereira: “Era um jogo extremamente importante porque este encontro valia dois pontos para a próxima fase. Estamos muito satisfeitos, conseguimos rodar todos os atletas e só a partir de agora é que vamos pensar na Noruega.”

Alexandre Cavalcanti: “Estamos muito contentes pelos resultados que temos obtido. Foram três jogos importantíssimos, o Main Round começou hoje e estamos motivados para ir o mais longe possível. Temos que entrar em cada jogo como se fosse o último. Até agora pensámos apenas nestes três jogos, o Campeonato do Mundo é uma maratona, mas acho que o jogo com a Noruega vai ser um excelente jogo de andebol”

IHF World Championship 2021
Calendário

14/01/2021 – 19h30 – Portugal : Islândia, 25:23 (11:10)
16/01/2021 – 17h00 – Marrocos : Portugal20:33 (12:12)
18/01/2021 – 17h00 – Portugal : Argélia, 26:19 (14:9)

Grupo F

JVEDDIFFPontos
Portugal3200+226
Islândia2101+132
Argélia3102-212
Marrocos2002-140

Patrocinadores Institucionais