Congresso EHF: Portugal representado pela primeira vez no Comité Executivo

PUB

Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, agora eleito como Presidente da Comissão de Métodos da Federação Europeia de Andebol, fará parte do Comité Executivo.

Do lado português, também Mário Bernardes, Coordenador do Andebol de Praia Nacional, foi eleito para a Comissão de Andebol de Praia, com a pasta de desnvolvimento e promoção, sob a tutela da Presidente Gabriella Horvath. Leonor Mallozzi foi ainda reeleita, para a Comissão Feminina das Nações, juntando-se a Nodjialem Myaro, Paola Fiorillo, Pirje Orasson, Sarka Drozdova and Cristina Varzaru.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, mostrou-se bastante satisfeito com a eleição destes três membros portugueses: “Queria deixar uma palavra pessoal de felicitações e de grande satisfação pela eleição do Pedro Sequeira, Leonor Mallozzi e Mário Bernardes. Foi com um enorme orgulho e honra que acompanhei esta jornada de sucesso durante o 15º Congresso da EHF. A Federação de Andebol vê assim eleitos todos os seus candidatos.
No conjunto de mais de 50 países e 150 candidatos, o prestígio de Portugal e o trabalho que tem sido desenvolvido foram agora também reconhecidos na EHF. Pedro Sequeira foi eleito Presidente da Comissão de Métodos e, assim, pela primeira vez na história da EHF, Portugal terá um representante no Executivo da Federação Europeia – é o resultado de um trabalho de muitos anos. Quem conhece o funcionamento da EHF percebe bem a importância desta conquista. A Leonor Mallozzi, viu reconhecido o seu trabalho e mantém o lugar na importante Comissão Feminina das Nações, continuando assim a desenvolver um trabalho de prestígio nesta comissão. Finalmente, e pela primeira vez, teremos um português na Comissão de Andebol de Praia. O Mário Bernardes vai, nos próximos quatro  anos, ser responsável pela importante área do desenvolvimento e promoção do Andebol de Praia. A Federação de Andebol de Portugal continuará o seu trabalho em defesa do andebol em Portugal e na Europa.”
– rematou o Presidente.

Michael Wiederer reeleito enquanto Presidente da Federação Europeia de Andebol

Michael Wiederer permanecerá ao leme da Federação Europeia de Andebol por mais quatro anos, reeleito Presidente da EHF pelo Congresso da EHF 2021 em Viena na sexta-feira. O segundo mandato de Wiederer como Presidente irá decorrer até 2025. O austríaco foi eleito pela primeira vez em 2016 no Congresso da EHF em St. Wolfgang, Áustria, onde sucedeu a Jean Brihault de França. Wiederer tinha sido o Secretário-Geral da EHF desde 1992. As eleições para as primeiras posições no andebol europeu foram o foco no primeiro dia do Congresso da EHF 2021. Juntamente com o Presidente da EHF, o Comité Executivo da EHF foi eleito no congresso.

Predrag Boskovic (MNE) foi confirmado como Vice-Presidente; Tjark de Lange (NED) retirou a sua candidatura pouco antes das eleições.

Henrik La Cour (DEN) foi reeleito como Vice Presidente das Finanças. Ele foi o único candidato.

Bozidar Djurkovic (SRB) continua a ser o presidente da Comissão do Concurso.

Pedro Sequeira (POR) segue Jerzy Eliasz (POL) como Presidente da Comissão de Métodos.

Gabriella Horvath (HUN) é a nova presidente da Comissão de Andebol de Praia. Ela sucede a Ole R. Jorstad.

Os três membros adicionais eleitos para a EXEC são Francisco V. Blazquez Garcia (ESP), Franjo Bobinac (SLO) e Stefan Lövgren (SWE).

Além disso, Bente Aksnes (NOR) foi confirmado como representante adicional após uma moção correspondente sobre o modo de eleição para representante do género ter sido aprovada pelo congresso.

Os representantes da Junta Profissional de Andebol, Junta Feminina de Andebol e Junta das Nações serão nomeados pelos respectivos órgãos.

Patrocinadores Institucionais