Play-Off Campeonato do Mundo 2021: Primeiro dia de trabalhos na máxima força

PUB

Portugal está perto de uma qualificação inédita para um Mundial e Ulisses Pereira já divulgou as 20 escolhidas para os dois jogos com a Alemanha.

A Seleção Nacional iniciou esta terça-feira os trabalhos no Centro de Estágios do Luso, onde irá preparar o duplo confronto com a Alemanha, a contar para o Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo 2021, a ter lugar em Espanha. A comitiva portuguesa cumpre o primeiro de quatro dias de treinos antes da primeira mão com as germânicas, que está agendada para o próximo sábado – dia 17 de abril, às 20h30 no Pavilhão do Luso – e partirá depois para a Alemanha, onde jogará a segunda mão em Hann, no dia 20 de abril. O jogo da primeira mão contará com transmissão em direto no Canal 11.

Portugal procura fazer história e qualificar-se para o Mundial pela primeira vez, centrando agora as atenções no derradeiro obstáculo que separa a comitiva lusa do objetivo. Ulisses Pereira, Selecionador Nacional, divulgou a lista de 20 atletas convocadas para o estágio e para os dois jogos com o conjunto alemão, com destaque para as inclusões de quatro jogadoras que não estiveram presentes na última convocatória para o estágio em Rio Maior: Mariana Lopes, Isabel Góis, Maria Pereira e Anaís Gouveia. As quatro jogadoras atuam, precisamente, no Campeonato alemão e estão de regresso às opções depois de terem ficado de fora devido às condicionantes provocadas pela Covid-19.

De fora, devido a lesão, encontram-se Patrícia Rodrigues (SL Benfica) e Joana Resende (Paris 92).

Ulisses Pereira justifica as escolhas reforçando as questões da coesão e rotinas de grupo. “São todas jogadoras que já estiveram em estágios anteriormente connosco, portanto, não há ninguém para ser integrado novo neste momento, já chegamos a uma fase em que trabalhámos muito para chegar aqui e em que os processos estão completamente consolidados. Tivemos algumas contrariedades de algumas jogadoras que não podem estar presentes mas, felizmente, temos um grupo grande de jogadoras que nos dá garantias e portanto a escolha foi sobretudo em função do atual momento de forma das jogadoras, do facto de já as conhecermos todas bastante bem não temos dúvidas sobre o que é que cada uma nos pode oferecer e depois em relação ao adversário específico que nos calhou, aquelas que melhor encaixaram portanto temos um grupo neste momento já muito coeso, muito formado, sem caras novas para este estágio mas com real conhecimento de todas as atletas” – afirmou o Selecionador Nacional.

O técnico de 46 anos falou ainda das particularidades envolventes a este Playoff frente à Alemanha e vontade de escrever uma página dourada na história do andebol feminino em Portugal. “Acredito que 99% do mundo andebolístico dirá que a Alemanha é claramente favorita, e eu concordo, não nos vamos pôr aqui em bicos de pés, mas acho que nós temos boas hipótese de causarmos aqui uma grande surpresa e, pela primeira vez na história de andebol feminino, chegarmos ao Mundial. Nunca isso tal aconteceu portanto, embalados também um bocadinho pelo sucesso que o andebol masculino tem tido e que nos enche a todos de orgulho, independentemente de ser andebol feminino ou masculino, é andebol e todos estamos orgulhosos com isso. Nós também queremos fazer história e estamos a dois jogos de conseguirmos essa proeza que será chegar ao Mundial” – afirmou.

Mariana Lopes, central que atua na Alemanha e conhece a maioria das adversárias que Portugal terá pela frente, salienta o espírito positivo que a Seleção Nacional vive por estes dias e o foco comum no mesmo objetivo. “Sentimos o grupo muito positivo, muito confiante, e é sempre bom voltar a Portugal e voltar a jogar com a seleção. Por isso, sinto-me muito bem e sinto que estamos prontas para este desafio. É realmente um desafio grande mas sabemos que são apenas dois jogos, são 120 minutos, que dando o nosso melhor, há uma grande possibilidade de nós alcançarmos a vitória e este apuramento para o Mundial” – atirou.

Conheça aqui a Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para o Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo 2021.

Calendário – Play-Off Campeonato do Mundo 2021

17.04.2021 – 20h30 – Portugal : Alemanha, Canal 11
20.04.2021 – 16h30 – Alemanha : Portugal

Patrocinadores Institucionais