Play-Off Campeonato do Mundo 2021: Portugal e Alemanha medem forças este sábado

PUB

Ulisses Pereira e Mónica Soares fizeram a antevisão ao jogo da primeira mão frente às germânicas, que terá transmissão em direto no Canal 11, este sábado a partir das 20h30.

A contagem decrescente para a primeira batalha no Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo 2021 já começou e ambição e motivação são duas palavras bem presentes do seio da Seleção Nacional A Feminina, que procura uma inédita qualificação para uma grande competição de cariz global. A Alemanha dispensa apresentações, foi campeã mundial em 1993, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e vice-campeã europeia em 1994. Um estatuo diferente mas que não assusta as atletas portuguesas, nem o Selecionador Nacional, uma vez que o foco está em atingir um feito histórico, que está à distância de dois jogos, um patamar em que, inclusive, Portugal nunca tinha estado.

“Quando as jogadoras tem pela frente uma missão nunca alcançada no andebol feminino em portugal, obviamente que o nível de motivação delas tem que estar altíssimo. Quando quando eu fui contratad o há uns anos, foi-me pedido para tentar aproximar Portugal das grandes potências, de forma a que, passado alguns anos, nós pudéssemos lutar pela entrada nas grandes competições. A década passada foi marcada pelo afirmar das Seleções jovens portuguesas na maior parte das competições internacionais, portanto, essas jogadoras que participaram em Europeus e Mundiais jovens, estão nesta altura chegar a afirmação da sua carreira e nós trabalhamos para, agora que estamos mais perto das melhores, podermos dar o salto, afirmarmo-nos e chegar a uma grande competição porque é isso que procuramos há alguns anos e nunca estivemos tão perto como agora. Nós acreditamos que será desta vez, sabemos que temos pela frente de uma Seleção fortíssima que, fisicamente, é muito maior e com muito mais peso do que nós, mas também temos outras armas que podemos explorar” – afirmou Ulisses Pereira.

Mónica Soares, 40 vezes internacional por Portugal, começa por salientar a dimensão na qual este Playoff está inserido na história do andebol feminino português e transmite a confiança das companheiras. “São dois dos mais importantes jogos que alguma vez tivemos e queremos muito isto. Todas temos noção do grau de importância e dificuldade associados, pode correr tudo muito bem como também pode correr tudo mal, mas estamos aqui e vamos dar 200% para que consigamos ganhar” – referiu a lateral de 26 anos.

O Selecionador Nacional abordou ainda a questão das ausências de algumas jogadoras influentes do lado alemão, devido às condicionantes inerentes à pandemia e também a lesões, mas não acredita que seja um ponto a favor de Portugal, lembrando que há, igualmente, baixas importantes do lado português, das quais salienta Joana Resende e Patrícia Rodrigues, por lesão, e ainda Diana Oliveira.

A preparação que tem vindo a ser feita ao longo da semana e as condições e métodos de trabalho demostrados, dão confiança ao líder máximo da Seleção Nacional. “O estágio não podia estar a correr melhor, até ao momento, todas as condições logísticas estão perfeitas, as jogadoras chegaram com um pensamento bastante positivo e otimista, mas acho que à medida que a semana foi avançando foram ficando cada vez mais confiantes, a crença e o acreditar de cada uma das jogadoras é super importante. Estivemos a trabalhar e à medida que vamos conhecendo os pontos fortes e os pontos fracos da Alemanha, fomos mostrando isso ao longo da semana, elas foram percebendo quais são as estratégias para ultrapassar equipa alemã e, até ao momento, tem tudo corre exatamente como tínhamos planeado Só posso estar contente com tudo o que aconteceu até hoje nestes nestes dias de estágio” – afirmou.

Também a jogadora do CB Porriño, de Espanha, salienta o ambiente positivo que envolve o grupo, neste momento, e diz que a Seleção Nacional merece ser feliz. “Se há estágio em que estamos mais motivadas do que nunc, é este. É uma oportunidade única de irmos ao Mundial e todas nós queremos muito que isso aconteça. Eu também já ando aqui há muito tempo, tal como a maior parte da equipa, já sonhamos com isto há mesmo muito tempo, com Mundiais e Europeus e até agora não conseguimos e é o nosso momento de fazer história, literalmente, e sermos felizes, porque merecemos, lutámos tanto e vamos dar tudo. Estamos super motivadas, existe sempre uma pequena pressão e vem de nós próprios, porque queremos ganhar” – afirmou.

Calendário – Play-Off Campeonato do Mundo 2021

17.04.2021 – 20h30 – Portugal : Alemanha, Canal 11
20.04.2021 – 16h30 – Alemanha : Portugal, Canal 11

Patrocinadores Institucionais