Candidatura Ibérica para o EHF EURO 2028 é uma realidade: ‘We play under One anthem’

PUB

Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol submeteram à EHF a candidatura conjunta para receber o Campeonato Europeu de Andebol Masculino em 2028.

A candidatura ibérica para receber o Campeonato da Europa de 2028 é agora uma realidade. Portugal e Espanha lutarão juntos para organizar o evento continental de excelência, uma vez que a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federação Espanhola de Andebol já apresentaram o documento de formalização de candidatura à EHF.

Estamos a licitar com uma filosofia clara: ‘We play under One Anthem’ (Jogamos sob o mesmo hino) porque somos todos nós. Nós somos Portugal. Nós somos Espanha. Somos os países em desenvolvimento em direção à elite… e somos a elite ao mesmo tempo. Nós somos a Europa.

E conhecemos o hino perfeitamente. O hino do respeito. O hino da solidariedade. O hino do trabalho de equipa. O hino do andebol. É uma melodia que já ouvimos milhões de vezes e que é um deleite, não importa se a ouvimos no calor do sol de Verão que banha a bela cidade de Lisboa, ou sob o frio característico da imponente Moscovo. É por isso que ‘Jogamos sob o mesmo hino’ será o lema da Proposta Ibérica para o EHF EURO 2028.

Sonhamos em trazer a elite do andebol continental de volta à Península Ibérica, porque aqui em 1994 e 1996 foram forjadas as primeiras grandes estrelas do andebol da Europa. Sonhamos que em 2028, e para comemorar as três décadas de existência do Campeonato Europeu de Andebol, a Europa voltará a encontrar-se em Espanha e Portugal, para jogar juntos sob o mesmo hino: o hino do andebol.

O calendário concebido para o evento, entre 13 e 30 de Janeiro, terá uma semana de competição na Ronda Preliminar em Lisboa (dois grupos), Madrid, Málaga, Valência e Ourense. Posteriormente, Madrid e Lisboa ficarão responsáveis pela ronda principal, deixando o fim-de-semana final, exclusivamente, para a capital de Espanha.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, salientou que “a entrega da candidatura para a realização do Europeu 2028 à Federação Europeia de Andebol (EHF), termina um processo de grande cooperação entre Portugal e Espanha. É essa união que queremos promover com a realização do Europeu de Andebol. Juntos somos mais fortes e esta candidatura pretende mostrar a toda a Europa do Andebol que os dois países, para além de amigos e vizinhos, têm todas as condições para a realização do Europeu 2028. Será uma oportunidade única para ver as melhores seleções europeias e um dos momentos mais esperados por todos os atletas, agentes  e adeptos da modalidade. Espero que possamos obter a confiança dos nossos amigos do andebol, no próximo Congresso da EHF, para que preparemos com todo o entusiasmo e empenho a maior festa do Andebol europeu.”

Também o Presidente da Real Federação Espanhola de Andebol, Francisco V. Blázquez, reconheceu que “esta é uma candidatura ambiciosa mas sustentável, e com um projecto comum que se baseia no que nos une: a paixão pelo nosso desporto, o modo de vida, que está profundamente enraizado na família do andebol, e a intenção de deixar um grande legado para as gerações futuras”. Além disso, Blázquez salientou que “desde o primeiro momento pensamos num conceito único, de juntar dois caminhos para formar um, e pode certamente dizer-se que estamos a desenvolver um plano estratégico para poder reunir as melhores características de cada Federação e de cada país e formar uma forte aposta que finalmente traria um evento de tal magnitude para o sul da Europa”.

Descubra aqui toda a informação sobre a Proposta Ibérica para acolher o Campeonato da Europa de 2028.

Patrocinadores Institucionais