EHF anuncia criação de uma nova Comissão das Nações

PUB

Leonor Mallozzi, Diretora de Relações Internacionais da Federação de Andebol de Portugal integra o grupo.

Um mês após a realização do EHF Congress 2021, os recém eleitos Comités Nacionais Masculinos (Nation Committee Men – NCM) e Femininos (Nation Committee Women – NCW) reuniram-se pela primeira vez na passada terça-feira. A ideia de formar estes dois novos órgãos remonta ao EHF Congress 2018, que teve lugar em Glasgow, na Escócia, no qual foi aprovada uma moção de reforma dos órgãos da Federação Europeia de Andebol para defender um sistema equilibrado e harmonizado para competições de ambos os géneros. Os referidos Comités Nacionais (masculinos e femininos), eleitos na edição 2021 do EHF Congress, são compostos por seis membros cada e tratam de todos os assuntos das Seleções Nacionais de andebol masculino e feminino, respectivamente.

Três membros de cada comissão são nomeados para a nova Comissão das Nações. O presidente da mesma, está encarregue de representar o órgão no Comité Executivo da EHF. Estas eleições constituíram uma parte central das primeiras reuniões dos comités, da passada terça-feira, e os resultados são os seguintes:

Morten Stig Christensen (Dinamarca), Mark Schober (Alemanha) e Ingo Meckes (Suíça) foram nomeados pelo Comité Nacional Masculino de representar os seus assuntos na Comissão das Nações. O Comité Nacional Masculino (Nation Committee Men – NCM) será presidido por Ingo Meckes e será apoiado pela vice-presidente Jari Henttonen (Finlândia). O Comité Nacional Feminino, nomeou o presidente Nodjialem Myaro (França), bem como Leonor Mallozzi (Portugal) e Pirje Orasson (Estónia) para a Comissão das Nações.

Os representantes nomeados dos Comités Nacionais Masculinos (NCM) e Femininos (NCW) elegeram em conjunto como novo Presidente do Conselho das Nações e, por conseguinte, também como novo membro do Comité Executivo da EHF, Mark Schober (Alemanha). O vice-presidente da Comissão das Nações é Pirje Orasson (Estónia).

Os Comités Nacionais Masculinos (NCM) e Femininos (NCW), bem como a Comissão das Nações, irão reunir-se de novo em meados de Outubro. Esta será também a primeira vez, após o Congresso da EHF, quando o Women’s Handball Board (WHB) e o Professional Handball Board (PHB) se irão reunir.

De referir ainda que o Comité Nacional Masculino nomeou Morten Stig Christensen e Mark Schober para o Professional Handball Board, enquanto que o Comité Nacional Feminino nomeou Nodjialem Myaro e Leonor Mallozzi para o Women’s Handball Board.

Os grupos de interessados que representam os clubes, as ligas e as jogadoras irão seleccionar os seus representantes adicionais durante as próximas semanas. Nas suas reuniões de Outubro, o PHB e o WHB também nomearão um membro cada um para o Comité Executivo da EHF.

Patrocinadores Institucionais