EHF Euro 2022: Portugal colocado no Pote 1 do Sorteio

PUB

Seleção Nacional tem a companhia de Espanha, Croácia, Noruega, Eslovénia e Alemanha.

Após a conclusão da Qualificação para o EHF Euro 2022, as 24 equipas apuradas para a competição irão saber os adversários e os respetivos grupos, no próximo dia 6 de maio, quinta-feira, num sorteio que terá lugar em Budapeste, na Hungria, local onde se irá realizar a Final do Campeonato da Europa, a 30 de Janeiro.

Portugal está inserido no Pote 1 do sorteio, juntamente com a seleção Campeã Europeia em título, Espanha, e a vice-campeã, Croácia; e ainda com Noruega, Eslovénia, Alemanha, que terminaram a qualificação no primeiro lugar dos respetivos grupos, tal como a Seleção Nacional.

De recordar que 20 das equipas garantiram um lugar na Fase Final do EHF Euro 2022 após terem ultrapassado as rondas de Qualificação, no primeiro e segundo lugar dos oito grupos, bem como as quatro que foram consideradas melhores terceiras classificadas. A Hungria e a Eslováquia tiveram entrada direta, por serem co-anfitriões, enquanto que a Espanha e a Croácia asseguraram os seus lugares por terem sido finalistas na edição de 2020.

Para o sorteio, as 24 Nações foram divididas em quatro potes compostos por seis lugares e o posicionamento das mesmas baseou-se no ranking do EHF EURO 2020, tendo também em consideração a classificação nos grupos de Qualificação.

Pote 1: Espanha, Croácia, Noruega, Eslovénia, Alemanha, Portugal
Pote 2: Suécia, Hungria, Rússia, Dinamarca, Sérvia, Áustria
Pote 3: Eslováquia, Bielorrússia, Islândia, República Checa, França, Macedónia do Norte
Pote 4: Países Baixos, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia

Nota: De acordo com os regulamentos, que permitem aos organizadores colocar uma equipa por grupo antecipadamente, seis seleções já conhecem o Grupo que vão disputar no EHF Euro 2022, bem como a cidade em que os respetivos jogos se irão realizar. A Croácia vai disputar o Grupo A, em Szeged; A Hungria o Grupo B, em Budapeste; A Eslovénia está no Grupo C, cujo jogos terão lugar em Debrecen; A Alemanha vai disputar o Grupo D, em Bratislava; A República Checa está colocada no grupo E, também em Bratislava; e a Eslováquia irá discutir o primeiro lugar do grupo F, em Kosice.

O sorteio da Fase Final do EHF EURO 2022 será transmitido a partir das 16h00 (hora portuguesa) na página de Facebook da EHF, no canal de YouTube do organismo, e ainda na EHFTV.

Patrocinadores Institucionais