EHF European League: Águas Santas Milaneza não foi além do empate frente ao La Rioja

PUB

SL Benfica carimbou uma vitória bastante confortável na deslocação ao terreno do HC Kriens-Luzern, na Suíça, por 24:31.

Foi uma tarde agridoce para as equipas portuguesas em prova na EHF European League, com o Águas Santas Milaneza a pemitir o empate ao cair do pano, na Maia, frente ao BM Logroño La Rioja, terminando o encontro em igualdade a 26 golos. Já a formação de Chema Rodriguez venceu na Suíça, frente ao HC Kriens-Luzern, por sete golos, totalizando o resultado de 24:31.

No ínico da caminhada europeia do Águas Santas Milaneza, na primeira mão da Ronda 1 de Qualificação, da EHF European League, foi a formação da Maia que se adiantou no marcador, chegando a um parcial de três golos sem resposta, encetados por Mário Lourenço. No desenrolar do primeiro tempo, Noris Rivero acaba por estabelecer o empate (4:4) mas, a turma de Ricardo Moreira voltou à carga e acabou por se distanciar novamente. Os maiatos mantiveram-se no comando do encontro com ligeiras aproximações da formação espanhola até perto do intervalo, altura em que surge o empate no marcador, a 11 golos. De seguida o La Rioja consegue mesmo passar para o comando e sai para o descanso a vencer por 12:14. No segundo tempo, o Águas Santas Milaneza entrou determinado em reequilibrar a partida e, apesar de alguma distância inicial dos espanhóis, acabou por chegar ao empate a 16 golos. Na continuidade, o La Rioja voltou a passar para a liderança do jogo, pela margem mínima, mas a turma maiata acabou por conquistar a reviravolta no jogo, aos 45 minutos, colocando o resultado a 21:20. Até ao final do encontro surgiram várias alternâncias no marcador, com a liderança repartida entre as duas equipas mas, a 25 segundos do final, com posse de bola, o Águas Santas Milaneza acaba por desperdiçar a oportunidade de golo e o La Rioja conquista o empate a 26 golos, que se mantiveram até ao final com uma estrondosa defesa de António Campos, uma das figuras de destaque no encontro, ao cair do pano. Também João Gomes, com nove golos em nove oportunidades, esteve em grande destaque na formação maiata, neste encontro com o BM Logroño La Rioja. O Águas Santas Milaneza, que esteve de regresso às competições europeias após sete anos de ausência, terá que dar o tudo ou nada, na 2ª mão, da Ronda 1, de Qualificação, para assegurar uma vaga na próxima fase – onde já se encontra presente o Sporting CP.

Também o SL Benfica, comandado por Chema Rodriguez, pretende chegar à próxima fase da prova e já assegurou a primeira vitória, fora de portas, na Suíça, por uns largos 24:31. As Águias, que pretendem um desfecho diferente da época passada, na EHF European League, fizeram o trabalho de casa e desde cedo lideraram o encontro em casa do HC Krienz-Luzern, sem que a formação suíça tivesse uma palavra a dizer durante todo o primeiro tempo, saindo para o descanso a vencer por 12:17. No segundo tempo, o Benfica manteve o ritmo acelerado, não permitindo oportunidades à equipa da casa, acabando por somar uma vitória por sete golos de diferença, com destaque para Ole Rahmel, que com seis golos, foi um dos melhores marcadores do encontro. A turma lisboeta voltará a enfrentar os suíços, na 2ª mão, no Pavilhão da Luz, já no próximo fim-de-semana, com a eliminatória praticamente garantida.

No total, haverá 16 jogos referentes à Ronda 1 de Qualificação da EHF European League e apenas os vencedores seguirão em frente até à Ronda 2.

Ronda 1 Qualificação – EHF European League
1.ª Mão
28.08.2021 – 17h00 – HC Kriens-Luzern x SL Benfica, 24:31 (12:17)
28.08.2021 – 18h00 – Águas Santa Milaneza x BM Logroño La Rioja, 26:26 (12:14)

Patrocinadores Institucionais