Portugal vence Dinamarca no Main Round do Europeu sub-19

PUB

Seleção Nacional esteve na frente durante todo o jogo e acabou por triunfar por 31-27; Portugal vai agora lutar pelo 5º lugar da competição.

António Machado abriu o ativo na partida, na sequência de uma boa combinação entre a primeira linha e o pivô, uma situação que haveria de ser a principal arma de Portugal na primeira parte. Aos quatro minutos apareceu a primeira exclusão no encontro, para o lado português, mas a inferioridade não impediu os comandados de Carlos Martingo de permanecerem na frente do marcador, demonstrando um nível de jogo bem acima do adversário. Resultado disso, foi a primeira vantagem de dois golos (6-4) que apareceu perto dos 10 minutos do primeiro tempo e com nota artística: Pedro Oliveira deu o melhor seguimento a uma jogada aérea, o que demonstrava que Portugal tinha recursos diversos e soube usá-los nos momentos certos. Pouco depois, a Seleção Nacional teve oportunidade de aumentar a diferença para três golos, por duas vezes – após dois erros no ataque dinamarquês – mas não conseguiu no imediato. No entanto, aos 15 minutos, e depois de uma defesa importante de Francisco Oliveira, o pivô Ricardo Brandão faz o 9-6, ao corresponder a um grande passe de André Sousa, levando o técnico da Dinamarca a pedir o primeiro time-out do jogo. Após a paragem surgiu nova defesa de Francisco Oliveira (que protagonizou uma grande exibição na primeira parte) e, na resposta, mais um golo português para aumentar a vantagem lusa para quatro golos (10-6). A dez minutos do intervalo, a Dinamarca continuava a registar uma percentagem baixa de eficácia no ataque e Portugal aproveitou para reclamar cinco golos à maior (12-7) e, mais tarde, seis golos (13-7). No final dos primeiros 30 minutos, a equipa lusa vencia por 17-12.

Nos primeiros minutos da segunda parte, a Dinamarca conseguiu recuperar algum terreno e ficou por diversas vezes a três golos do empate, mas a sorte esteve sempre do lado de Portugal e quando não foram os postes a travar as investidas nórdicas, foi o guardião luso com o 99 nas costas. Aos 40 minutos, a Seleção Nacional vencia por 22-18. Mas nos três minutos que se seguiram, Portugal sentiu algumas dificuldades no ataque e a Dinamarca reduziu a diferença para dois golos (23-21), o que levou Carlos Martingo a parar o jogo. O time-out fez bem a Portugal, que voltou à partida em força e concretizou um parcial de 4-0, voltando a uma margem confortável de seis golos (27-21) registada aos 50 minutos. Apesar de uma última aproximação dos nórdicos, Portugal soube manter a vantagem e venceu a partida por 31-27. O guardião Francisco Oliveira foi, sem grandes surpresas, o MVP do encontro, já António Machado destacou-se no capítulo da finalização ao apontar oito golos.

Carlos Martingo diz que Portugal mereceu este triunfo e salientou o bom nível defensivo. “Hoje fizemos um jogo muito bom, defendemos melhor do que nos jogos anteriores mas também penso que a derrota de ontem da Dinamarca com a Croácia afetou-os bastante. De qualquer forma, fizemos o nosso trabalho, jogámos a 100% e, desde o primeiro minuto, estivemos na frente do marcador e nunca perdemos o controlo do jogo. Foi uma vitória inteiramente justa.” – afirmou o técnico luso, deixando ainda uma palavra de apreço aos jogadores que conseguiram manter um bom nível de jogo apesar da gestão natural de esforço.

“Depois de todo o período de preparação, sabíamos que podemos contar com todos os 16 jogadores que estão aqui no Europeu. Todos têm aproveitado as oportunidades que têm tido, alguns com menos minutos em alguns jogos, mas todos têm cumprido e demonstrado a mesma entrega e compromisso com o grupo, o que é muito importante para nós.”

Portugal via agora realizar dois jogos antes do fim do Europeu e em jogo está um 5º lugar, que é o objetivo da armada lusa. “Amanhã teremos um dia de descanso, vamos mudar de cidade e, sinceramente, ainda não pensamos no próximo jogo. Temos ainda mais dois jogos e o nosso objetivo será ficar no melhor lugar possível que, neste caso, será o 5º lugar. Vejo os jogadores motivados e a querer sempre fazer mais por isso vamos lutar pela melhor classificação.” – atirou Carlos Martingo.

Portugal irá agora enfrentar a Islândia, na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, pelas 14h15 portuguesas, na busca pelo 5º lugar do Men’s 19 EHF EURO 2021. Poderá acompanhar todos os encontros da formação lusa na EHFTV.

Calendário de Portugal no Campeonato da Europa 2021 (hora portuguesa):
Grupo D
12.08.2021 – 19h30 – Croácia x Portugal, 35:31 (17:15)
13.08.2021 – 17h30 – Portugal x França, 29:26 (11:11)
15.08.2021 – 17h30 – Portugal x Áustria, 43:29 (23:14)
Main Round
17.08.2021 – 17h30 – Alemanha x Portugal, 34:30 (18:15)
18.08.2021 – 17h30 – Portugal x Dinamarca, 31:27 (17:12)
5-8 Lugar
20.08.2021 – 14h15 – Portugal x Islândia

Patrocinadores Institucionais