Apuramento Campeonato Placard Andebol 1: O primeiro de dois jogos com vista ao topo

PUB

AD Sanjoanense Delba recebe CD São Bernardo, este sábado, na 1ª Mão da Prova de acesso à principal competição do andebol masculino em Portugal.

Há apenas uma vaga restante para completar o lote de 16 equipas que irão participar na edição 2021/2022 do Campeonato Placard Andebol 1 e duas equipas a disputá-la. AD Sanjoanense Delba e CD São Bernardo vão jogar a primeira mão da Prova de acesso este sábado e, tal como definiu o sorteio, o primeiro duelo entre as duas equipas será disputado em São João da Madeira.

A equipa que vai jogar em casa na 1ª Mão, a AD Sanjoanense Delba, terminou na penúltima posição do Campeonato Placard Andebol 1, à frente do Boavista FC, que desceu automaticamente, e procura manter-se no topo do andebol nacional, um patamar que voltou a alcançar na época passada, após 33 anos de ausência. Do outro lado, o CD São Bernardo sagrou-se vice-campeão nacional da II Divisão e quer acompanhar o CD Xico Andebol na subida e regressar a um palco onde atuou, pela última vez, em 2017/2018.

O regresso gradual do público às bancadas é uma das novidades, com o Pavilhão das Travessas a receber cerca de 500 adeptos. O jogo contará com transmissão em direto na andeboltv.

Em antevisão ao primeiro jogo do Play-Off, o novo técnico da AD Sanjoanense Delba, João Varejão, mostra-se satisfeito com o crescimento da equipa na pré-época e diz que este é um momento importante para o clube. O técnico de 44 anos apela ainda ao apoio dos adeptos para que a equipa possa cumprir o objetivo proposto.

“No próximo sábado será o momento em que a AD Sanjoanense Delba irá disputar o primeiro de dois jogos decisivos com o CD São Bernardo, na luta pela permanência no Campeonato Placard Andebol 1. A equipa iniciou a sua preparação no passado dia 2 de agosto, com sessões de treino de manhã e de tarde, ao longo das últimas cinco semanas. Construímos uma equipa a pensar na I Divisão conscientes das dificuldades que vamos encontrar nos dois encontros com o CD São Bernardo. Realizámos sete jogos de preparação, e fomos melhorando a cada um deles. Estou satisfeito pela mais recente resposta que os jogadores deram no jogo-treino realizado esta quarta-feira com a Artística de Avanca Bioria, e acredito que a equipa, jogando a 1ª mão destes dois jogos em São João da Madeira, com o apoio dos seus adeptos, vai conseguir um bom resultado. Aproveito para convidar todos os amantes do desporto em geral e do Andebol em particular a virem ao Pavilhão das Travessas assistir e apoiar a AD Sanjoanense Delba neste momento importante para o futuro do clube.”

Do outro lado, Tiago Portas reconhece que o CD São Bernardo vai encontrar dificuldades mas aponta ao Campeonato Placard Andebol 1 como a meta a tingir.

“Todos conhecemos os pergaminhos do CD São Bernardo na modalidade, entramos em todos os jogos para dar o nosso melhor, independentemente do adversário. Sabemos que o nosso oponente voltou a apostar forte para se apetrechar e manter na I Divisão, mas isso só nos tem que reforçar a ambição. Estamos a encarar este apuramento como um ‘play in’, queremos defrontar todas as semanas as melhores equipas de Portugal, por agora vamos passo a passo, são 120 minutos em que todos os detalhes contam. Para chegarmos à nossa meta, o CD São Bernardo tem de se apresentar ao melhor nível, com Ambição e União.”

O técnico aveirense de 36 anos acredita ainda que o adversário parte em vantagem para a eliminatória a duas mãos.

“O timing do ‘play-off’ trouxe-nos desafios difíceis, tendo que ajustar um plantel em tempo recorde e com o mercado já bastante escolhido. Mesmo assim, conseguimos acrescentar valor ao nosso plantel neste defeso. Em termos de timing partimos atrás, a AD Sanjoanense Delba teve mais tempo para preparar este play-off, esteve a competir no Campeonato Placard Andebol 1, o que em tese poderão ser vantagens para o nosso adversário. No ano passado, com todas as contingências, roçámos a perfeição como grupo. Acreditámos muito no trabalho desenvolvido, isso resultou em superação diária, individual e coletiva.”

Prova de Apuramento ao Campeonato Placard Andebol 1
1.ª Mão
04.09.2021 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x CD São Bernardo, andeboltv
2.ª Mão
11.09.2021 – 18h30 – CD São Bernardo x AD Sanjoanense Delba

Patrocinadores Institucionais