Campeonato 1ª Divisão Feminina: SIR 1º de Maio/ADA CJB e SL Benfica em 2021/2022

PUB

Apresentadas as duas últimas que compõem a maior prova de andebol feminino nacional, na época 2021/2022.

Na reta final do processo de apresentações das equipas que irão figurar no Campeonato 1ª Divisão Feminina, na edição 2021/2022, resta apenas apresentar os dois últimos emblemas que completam o lote de 14: SIR 1º de Maio/ADA CJB e SL Benfica.

Em 2020/2021, a formação de Leiria garantiu a manutenção e terminou a época na 11ª posição, com 41 pontos e um registo de 537 golos marcados e 577 sofridos. Já a turma da capital, lutou até derradeira jornada pelo título mas ficou no 2º lugar, com 70 pontos, 682 golos marcados e foi ainda a melhor defesa do Campeonato 1ª Divisão Feminina, com 511 golos sofridos.

Expectativas e ambições

André Afra é o treinador do SIR 1º de Maio/ADA CJB que, face à renovação que o plantel sofreu para a nova temporada, coloca as expetativas altas e aponta à Europa. “A expetativa é grande houve muita mudança nas equipas, quer ao nível das atletas quer ao nível técnico. O objetivo principal para este ano é conseguir atingir as competições europeias.”

O líder da equipa leiriense diz ainda que tudo está alinhado para que comece a competição. “A preparação decorreu conforme o que estava delineado, tudo correu como desejado e a equipa encontra-se bem e pronta para iniciar o campeonato.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ana Gante (ex-Juve Lis), Ana Pinto (ex-NAAL Passos Manuel), Carolina Gomes (ex-SL Benfica), Isabel Cardoso (Colégio de Gaia Toyota), Joana Espinha (ex-Juve Lis), Maria Pereira (ex-BAD Wildungen Vipers), Marta Santos (ex-NAAL Passos Manuel) e Patrícia Fernandes (ex-GC Amicitia Zurich).

Guarda-Redes
1. Diana Roque
12. Ágatha Silva
32. Isabel Cardoso

Centrais
11. Carolina Cintra
18. Ana Gante
24. Ana Pinto

Pontas
3. Carolina Gomes
4. Beatriz Jorge
5. Joana Correia
6. Diana Ferreira

Laterais
7. Patrícia Fernandes
10. Joana Espinha
15. Maria Pereira
23. Marta Santos

Pivôs
13. Matilde Pirraça
33. Índia Jesus
86. Helena Côrro

Universais
9. Luana Periquito
30. Patrícia Periquito

Expectativas e ambições

O novo treinador da equipa do SL Benfica, João Florêncio, espera que haja mais emblemas com ambições de vencer o Campeonato 1ª Divisão Feminina e que isso possa aumentar o nível do andebol feminino em Portugal. “Esperamos que o campeonato seja mais competitivo, que mais equipas possam discutir o título, e que dessa forma as jogadoras possam evoluir e aproximar-se definitivamente de outros patamares, nomeadamente e também do nível internacional.”

No que toca aos objetivos propostos para a nova temporada, o novo técnico das águias aponta ao topo. “Queremos e temos que ganhar! Simultaneamente, esperamos contribuir para o desenvolvimento que mencionámos, sendo que temos todas as condições estruturais para o fazer.”

Segundo João Florêncio, a preparação tem sido “excelente” e que todas as pessoas envolvidas no projeto estão preparadas para o início da competição. “Realizámos um apertado protocolo de preparação clínica e física, usufruindo de um excepcional apoio do Clube e, neste momento, estamos a criar e a desenvolver aquilo que será a nossa forma de jogar. [A equipa está] ansiosa pelo início das competições, e pelo regresso das famílias e dos adeptos aos pavilhões.”

Plantel 2021/2022

Reforços: Ana Ursu (ex-AA São Pedro do Sul), Francisca Marques (ex-Juve Lis), Maria Unjanque (ex-SIM Porto Salvo), Mariana Costa (ex-ARC Alpendorada), Odete Tavares (ex-Madeira SAD), Rita Campos (ex-Juve Lis) e Yui Shibuya (ex-Sony SM).

Guarda-Redes
1. Audília Carlos
12. Ana Ursu
16. Yui Shibuya

Centrais
20. Joana Ribeiro
30. Odete Tavares

Pontas
15. Rute Fernandes
19. Francisca Marques

Laterais
8. Maria Unjanque
9. Joana Beatriz Ribeiro
11. Madalena Pereira
22. Joana Reis
23. Patrícia Rodrigues
31. Denise Fernandes

Pivôs
2. Rita Campos
3. Ilódia Joaquim
10. Nádia Rodrigues
17. Adriana Lage

Universais
6. Mariana Costa
18. Débora Moreno
32. Margarida Oliveira
77. Mihaela Minciuna

Boa sorte, SIR 1º de Maio/ADA CJB e SL Benfica!

Patrocinadores Institucionais