Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP sai de Setúbal com uma vitória

PUB

Leões venceram, na deslocação ao reduto do Vitória FC, e contam com duas vitórias em dois jogos, na maior prova nacional de clubes.

A segunda ronda do Campeonato Placard Andebol 1 começou na sexta-feira, com uma vitória do SL Benfica frente ao Madeira SAD, por 34:23. Para o emblema insular, esta foi a segunda derrota, depois do desaire sofrido, em Águas Santas, na primeira ronda.

No sábado, à hora marcada, o Vitória FC recebeu o Sporting CP, que vinha motivado de uma vitória frente ao TTH Holstebro para as competições europeias, mas não foi isso que deixou o emblema sadino menos determinado em roubar pontos aos Leões. Nuno Gonçalves abriu o ativo no Pavilhão Antoine Velge, mas na resposta, encetada por Mamadou Gassama, a formação de Ricardo Costa conquistou um parcial de seis golos sem resposta, levando o marcador a 1-6. Nos momentos seguintes, a turma orientada por Luís Monteiro conseguiu-se recompor e Gonçalo Grácio levou os sadinos ao empate a 7 golos, ao que se seguiram empates sucessivos no marcador, com ligeira liderança da formação do Sporting, apesar de algumas excelentes defesas de Alexandre Moura, na baliza dos setubalenses, estes acabam por sair para o descanso a perder pela margem mínima, 13-14, aos 30 minutos de jogo.

No segundo tempo, Jens Schongarth foi o nome que soou no pavilhão por três vezes consecutivas, levando a formação verde e branca ao comando do encontro por quatro bolas. O Vitória FC ainda tentou responder, aproximando o resultado a 16-19, mas os Leões voltaram a um novo parcial de quatro golos sem resposta, fechado por Carlos Ruesga. Nos momentos seguintes, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem, com uma exibição estrondosa de Yassine Belkaid na baliza, que terminou o encontro com 58% de eficácia, defendendo 7 remates em 12 tentativas. O encontro acabou por terminar com 21-33 no placard e com Carlos Ruesga a ser o melhor marcador do jogo, com seis tentos certeiros na baliza adversária.

Mais tarde, foi a vez de Artística de Avanca Bioria realizar a sua estreia no Campeonato Placard Andebol 1, com a receção ao ABC UMinho e apesar da entrada fulgorante da turma avancanense, com três golos sem resposta, a formação de Jorge Rito acabou por se recompor e responder à altura, igualando o encontro a quatro golos, perto dos 9 minutos do encontro. Seguiram-se momentos de grande equilíbrio, até que os bracarenses passam para o comando, com os mesmos três golos de vantagem, levando o comandante da Artística de Avanca, Ljubomir Obradovic, a pedir time-out. O ABC UMinho soube-se manter na liderança, tendo como chave mestra Rui Batista, que acabou por se revelar o melhor marcador do encontro, com 17 golos, e saiu para o descanso quando o placar assinalada 12-16.

Já na segunda parte, num autêntico jogo de nervos, a pouco e pouco a Artística de Avanca foi conseguindo a aproximação da turma adversária e virando o marcador, perto dos 45 minutos do encontro, altura em que o placar assinalava 22-21. Seguiram-se igualdades sucessivas no marcador, praticamente até ao final do encontro, altura em que Emanuel Silva, com um par de defesas, foi crucial na tomada da liderança por parte da turma avancanense, assim como Daniel Vieira, que em face da adversidade conseguiu encontrar forma de marcar. A Artística acabou por conseguir passar para dois golos de vantagem (30-28) e não mais largou o comando, fechando o encontro a 34-31.

À mesma hora, foi tempo de dérbi lisboeta, no Pavilhão Acácio Rosa, com o CF Os Belenenses a receber os vizinhos do Boa Hora FC, numa partida que se mostrou bastante equilibrada desde os instantes iniciais, no entanto, na reta final do primeiro tempo, a turma de João Galego Garcia acabou por passar para o comando e saiu para o intervalo a vencer por 16-13. No segundo tempo, o encontro foi ainda mais equilibrado, mas a formação de João Florêncio não conseguiu dirimir a vantagem que os azuis de Belém traziam dos primeiros 30 minutos, acabando por sofrer uma derrota por 30-27. Cláudio Pedroso foi o artilheiro do encontro, com oito golos marcados.

Também em Guimarães, foi a vez do recém promovido CD Xico Andebol receber a AD Sanjoanense Delba, num encontro bastante equilibrado no primeiro tempo e com a turma vimaranense a conseguir sair para o intervalo com a vantagem mínima de 15-14. O segundo tempo contou uma história diferente, com a formação orientada por João Varejão a conseguir esgrimir uma vitória por 24-27, tendo como figura principal Leonardo Silveira, que com 8 golos foi o melhor marcador do jogo.

No último encontro do dia, o ADA Maia / Universidade da Maia recebeu uma curta deslocação do FC Gaia, numa partida dominada pelos gaienses, desde o apito inicial, que terminaram os primeiros 30 minutos do encontro em vantagem por 9-16. Na segunda parte, os maiatos ainda tentaram virar o encontro a seu favor, mas o esforço revelou-se insuficiente para recuperarem dos golos sofridos na primeira parte, terminando o encontro quando o placar assinalava 22-30.

Amanhã, o FC Porto recebe o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, com ambas as equipas a contarem já com vitórias neste Campeonato Placard Andebol 1, para acompanhar no Porto Canal. A segunda ronda, da maior prova nacional de clubes, termina no dia 17 de novembro, na receção do SC Horta ao Águas Santas Milaneza.

Campeonato Placard Andebol 1 – 2ª Jornada
24.09.2021 – 16h30 – SL Benfica x Madeira SAD, 34:23 (17:11)
25.09.2021 – 15h00 – Vitória FC x Sporting CP, 21:33 (13:14)
25.09.2021 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x ABC UMinho, 34:31 (12:16)
25.09.2021 – 18h00 – CF Os Belenenses x Boa Hora FC Inetum, 30:27 (16:13)
25.09.2021 – 18h00 – CF Xico Andebol x AD Sanjoanense Delba, 24:27 (15:14)
25.09.2021 – 18h00 – ADA Maia / Universidade da Maia x FC Gaia, 22:30 (9:16)
26.09.2021 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x FC Porto, Porto Canal
17.11.2021 – 21h00 – SC Horta x Águas Santas Milaneza

Patrocinadores Institucionais