Federação Europeia de Andebol anuncia Ranking de Clubes para 2022/2023

PUB

Federação Europeia de Andebol publicou os rankings que irão determinar a distribuição de lugares nas três competições de clubes da EHF para a época 2022/23.

As classificações baseiam-se no desempenho dos clubes durante um período de três épocas (ignorando a época mais recente). Portanto, a lista de classificação para a época 2022/23 baseia-se nos resultados das temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21. Os pontos destas épocas são então divididos pelo número de competições (seis no caso da EHF Champions League/EHF European League e três no caso da EHF European Cup) e estes pontos finais dão-nos a posição de cada nação no ranking.

Ranking Masculino

A Alemanha manteve a primeira posição na classificação anterior, acumulando um total de 145,00 pontos médios. No entanto, logo abaixo, houve algumas movimentações, com Espanha a subir um patamar até ao segundo lugar no ranking e a ultrapassar França. Isto significa que o país vizinho tem agora quatro lugares na EHF European League juntamente com o seu único lugar na EHF Champions League. A Hungria subiu igualmente um lugar para o 4º posto, ultrapassando a Macedónia do Norte, enquanto a Dinamarca subiu duas posições de 7º para 5º. Mais acima na tabela, a Roménia entrou no top 9 com 48,20 pontos médios. As nações classificadas do terceiro lugar para nono – França, Hungria, Dinamarca, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal e agora Roménia – têm assegurada a entrada de uma equipa na EHF Champions League e três na EHF European League. Com Portugal a manter o oitavo lugar no Ranking.

Ranking Feminino

Após dois anos de Hungria e Rússia a preencher os dois primeiros lugares no ranking feminino, temos uma nova constelação de Hungria e França em número um e dois, o que significa que ambas as nações têm a garantia de um lugar na Liga dos Campeões DELO EHF e quatro lugares na EHF European League. A Noruega passou também da 6ª para a 5ª posição. Mais abaixo a Croácia saltou um lugar para o 8º lugar. A Áustria ganhou mais um lugar na EHF European League tendo passado da 19ª para a 18ª posição. E o Luxemburgo ficará satisfeito com o seu enorme salto da 36ª para a 27ª posição, tendo agora assegurado um lugar na EHF European League. Portugal manteve a 32ª posição, com três vagas na EHF European Cup.

Pode ver a classificação completa clicando nos links abaixo.

Men’s Ranking – Place Distribution – Season 2022/2023
Women’s Ranking – Place Distribution – Season 2022/2023

Patrocinadores Institucionais