Seleção Nacional A Feminina: Tudo a postos para o jogo com Espanha em Paredes

PUB

José António Silva antevê um jogo difícil mas acredita num bom resultado para Portugal e que o apoio dos adeptos terá um papel determinante; Bilhetes quase esgotados.

Na manhã deste sábado decorreu a Conferência de Imprensa de antevisão ao segundo do Grupo 5 do Women’s EHF Euro 2022 Qualifiers, entre Portugal e Espanha. O evento decorreu na sala de conferência do palco do jogo, o Pavilhão Municipal de Paredes, inaugurado recentemente, e no qual o Selecionador Nacional mostrou confiança em que a equipa lusa consiga vencer, não descartando a qualidade do adversário nem as dificuldades que a atual seleção vice-campeã do mundo irá colocar a Portugal.

“A Hungria e a Espanha são equipas de topo e a Espanha, em concreto, é a vice-campeã mundial. Nós temos este objetivo de assegurar uma boa progressão das nossas atletas, uma boa consolidação do nosso modelo de jogo que nos permita ter performances do mais alto nível no futuro, e também a tentativa natural de fazer um bom resultado no imediato. Esta ideia de fazer evoluir a equipa, não significa que nos vamos abstrair completamente daquilo que está em jogo neste momento. Sabemos que temos uma tarefa muito dura, mas a nossa ambição e expectativa é que possamos fazer um bom jogo e colocar muitas dificuldades à equipa espanhola, no sentido de conseguir vencer. Para ser sincero, se dependesse da nossa vontade, empenhamento e fé que temos neste momento, garanto que ganharíamos o jogo. Agora, não depende só disso.”

O líder salientou ainda os problemas estruturais presentes no andebol feminino, que “afetam o desempenho da equipa e que, de alguma forma, também condiciona” a atuação lusa.

José António Silva reforçou o compromisso demonstrado pelas atletas e revela que, para Portugal derrotar a Espanha, há apenas um caminho.

“Como sempre, na minha longa experiência enquanto treinador, sempre que defrontava equipas de patamares tão diferentes, o objetivo passava sempre pela vitória e a estratégia só podia ser uma: jogar de forma perfeita e obrigar o nosso oponente a jogar mal, e continua a ser assim. Não há muitas alternativas em jogos contra equipas deste nível. Sabemos o que temos que fazer, como abordar o jogo, as atletas estão empenhadíssimas para o fazer mas temos que ter presente que somos uma equipa em construção.”

O Selecionador Nacional disse que “é normal que, em momentos de maior ansiedade e cansaço, esta estrutura que estamos a construir e que é necessariamente débil, apresente algumas dificuldades e possam surgir aqueles cinco ou seis minutos que podem ser fatais para nós no jogo, e o andebol é mesmo assim“.

Quanto ao apoio dos adeptos portugueses no jogo de domingo, o professor de 56 anos rematou: “Aquilo que nós esperamos é que, juntamente com as pessoas que vão assistir ao jogo, consigamos todos juntos criar um ambiente favorável a um bom resultado. Esse apoio vindo da bancada será, certamente, determinante”.

Na conferência de imprensa estiveram presentes, para além do Selecionador Nacional, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, o vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva e ainda o Vereador da autarquia local, Paulo Silva. A antevisão ao jogo Portugal x Espanha, foi antecedida pela habitual cerimónia protocolar entre as duas instituições.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, diz que houve uma intenção clara de “agarrar esta modalidade da forma mais abrangente possível” e salientou o “carinho” que existe no concelho pelo andebol, prometendo ainda fazer de tudo para que haja mais eventos deste tipo na região. Já Augusto Silva salientou ainda a cooperação que tem existido entre a Federação de Andebol de Portugal e a autarquia paredense, bem como o apoio que tem sentido por parte dos habitantes de Paredes e revelou ainda que o jogo deste domingo entre as duas seleções vizinhas terá lotação limitada a 1000 pessoas. O vice-Presidente da instituição que tutela o andebol em Portugal, afirmou ainda que espera “um resultado positivo” no domingo, deixando ainda um elogio ao renovado Pavilhão Municipal de Paredes, local que considera ter “as condições necessárias para ajudar Portugal a ganhar”.

Bilhetes para o Portugal x Espanha à venda!

A caminhada lusa continua já no próximo domingo, dia 10 de outubro, com a receção à seleção vizinha, Espanha, em Paredes. O jogo será marcado pelo regresso do público às bancadas no apoio à Seleção Nacional e conta com transmissão no Canal 11. Os bilhetes estão quase esgotados mas ainda podem ser adquiridos aqui.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o encontro de dia 10 de outubro deverão ser feitos através deste link: Formulário Portugal : Espanha

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

Qualificação EHF Euro 2022
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, Canal 11

Patrocinadores Institucionais