Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP vence clássico na Luz

PUB

Leões mantêm registo 100% vitorioso e aplicaram a primeira derrota ao rival; Águas Santas Milaneza vence ABC UMinho, que continua sem conhecer o sabor da vitória.

A Ronda 9 do Campeonato Placard Andebol 1, começou no Funchal, com embate entre Madeira SAD e Artística de Avanca Bioria, uma partida em que Gualther Furtado inaugurou o marcador para a equipa visitante mas, rapidamente, Eldin Vrazalica colocou a igualdade no placar. Seguiram-se empates sucessivos, até que Pedro Peneda assina três golos sem resposta e o Madeira SAD passa para a liderança a 6-3. Pedro Oliveira e Daniel Vieira conseguem, por duas ocasiões, colocar a Artística apenas a dois golos, no entanto, os insulares voltam a construir um parcial de três golos, passando o placar para 13-7 e acabam por sair para o descanso na liderança. No segundo tempo, os avancanenses não deram o encontro como perdido e, começaram a etapa complementar com cinco golos sem resposta, aproximando o resultado a 19-17, pela mão de Daniel Vieira. Posteriormente, o empate acabou por surgir no marcador, a 21 golos, por Marco Duarte, ao que se seguiram empates sucessivos mas, o Madeira SAD, voltou a conseguir passar para o comando e fechou o encontro com uma vitória por 30-28, com a ajuda de Pedro Peneda, que com 12 golos, foi o melhor marcador do encontro.

Mais tarde, foi a vez do Águas Santas Milaneza receber o ABC UMinho, com a formação bracarense a ser a primeira a marcar, na Maia, através de André Rei, mas João Gomes acabou por estabelecer a igualdade, que se foi mantendo até aos 3 golos. De seguida, João Peixoto coloca o ABC com dois golos de vantagem (3-5), esta liderança foi-se mantendo até à passagem dos 20 minutos do encontro, altura em que Francisco Fontes coloca o empate no marcador, dando lugar a um parcial de 3-1, fechado por Miguel Baptista, que colocou a turma maiata na liderança a 13-11, na saída para o intervalo. Na segunda parte, seguiu-se um jogo de nervos, com Rui Baptista a voltar a estabelecer o empate, a 16 golos, à passagem do minuto 42, ao que se seguiram empates sucessivos até que Vinícios Carvalho volta a colocar o ABC UMinho com dois golos de vantagem (20-22), levando Ricardo Moreira a pedir time-out. Os empates sucessivos retornaram até ao final do encontro e a vitória do Águas Santas Milaneza foi selada pela mão de André Sousa, que viria a ser o artilheiro do encontro, com 10 golos, por 26-25, após o tempo regulamentar, beneficiando da marcação de um livre de 7 metros.

O jogo grande da jornada aconteceu no Pavilhão nº 2 da Luz, com SL Benfica e Sporting CP a protagonizarem o primeiro clássico da temporada, e que terminou com o triunfo da equipa leonina, impondo, assim, a primeira derrota dos encarnados. A primeira parte foi bastante atípica, com poucos golos registados, principalmente na etapa inicial do jogo, com o marcador a mexer pela primeira vez, apenas aos cinco minutos. O SL Benfica fez o 2-0 mas acabou por permitir uma resposta contundente do rival da capital: um parcial de 1-6, fixando o resultado em 5-9 e também a maior margem até então. No entanto, a reta final da primeira parte foi mais sorridente para os encarnados, que conseguiram superar-se e sair mesmo para o descanso na frente (11-10), após um parcial idêntico, de 6-1. O segundo tempo revelou-se bastante equilibrado e com mais emoção, intensidade e eficácia na finalização de ambas as partes e o SL Benfica liderou o marcador até perto dos 43 minutos, altura em que o Sporting CP voltou à carga em força, respondendo com sete golos marcados e apenas um sofrido, ficando a vencer por 17-20. Manuel Gaspar foi o principal responsável pelo crescimento dos Leões no jogo, e afirmou-se mesmo como a figura do encontro, em mais uma exibição de excelência. Até ao apito final registaram-se momentos de inspiração repartidos de ambas as equipas e, não fosse este o grande clássico da capital, a incerteza quanto ao vencedor pairou até aos últimos minutos. O SL Benfica lutou até ao fim e até assustou o Sporting CP mas a vitória foi mesmo para a equipa verde e branca, por 27-30. Martim Costa foi bastante influente na segunda-parte, e determinante para que o triunfo leonino acontecesse e, do lado das águias, destacou-se o lateral Demis Grigoras, com sete golos apontados.

O FC Gaia foi até ao terreno do FC Porto dificultar a vida ao Campeão Nacional, num jogo intenso que terminou com a vitória portista por 33-30. A superioridade da equipa da casa fez-se notar, no entanto, o emblema gaiense ainda conseguiu colocar-se na frente do resultado, ao 5-6 após um parcial de 0-3. A partir desse momento, a turma de Magnus Andersson acelerou e consumou 10 golos marcados, com apenas dois sofridos, levando para o descanso uma vantagem de cinco golos (16-11). O segundo trouxe um FC Porto igualmente assertivo, que após ter alcançado o 28-19, permitiu uma aproximação contundente do adversário na reta final (parcial de 2-6), mas que não foi suficiente para o FC Gaia roubasse pontos ao Dragão. Victor Iturriza apontou nove golos e foi o melhor marcador da partida, seguido do experiente lateral Nuno Grilo, que apontou sete.

A AD Sanjoanense Delba somou a segunda vitória consecutiva, na receção ao Boa Hora FC INETUM, por 27-21. A primeira parte foi bastante equilibrada, e terminou com uma igualdade a 12 golos, mas na etapa complementar, a equipa de São João da Madeira superiorizou-se ao adversário, deixando os três pontos em casa. Os sete golos apontados pelo centeal brasileiro Leonardo Abrahão revelaram-se fundamentais para o triunfo da AD Sanjoanense Delba.

O Vitória FC soma e segue no Campeonato Placard Andebol 1 e a quarta vitória consecutiva foi conseguida em Guimarães, no terreno do CD Xico Andebol, por 27-35. O emblema de Setúbal foi mais consistente durante todo o jogo e, após ter recolhido aos balneários a vencer por 14-19, replicou os mesmos índices de eficácia e desempenho defensivo no segundo tempo, contando ainda com uma exibição inspirada de Rúben Santos (12 golos marcados!) para confirmar a vitória.

Campeonato Placard Andebol 1
9ª Jornada
13.11.2021 – 14h00 – Madeira SAD x Artística de Avanca Bioria, 30:28 (16:11)
13.11.2021 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x ABC UMinho, 26:25 (13:11)
13.11.2021 – 16h00 – SL Benfica x Sporting CP, 27:30 (11:10)
13.11.2021 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x Boa Hora FC INETUM, 27:21 (12:12)
13.11.2021 – 18h00 – CD Xico Andebol x Vitória FC, 27:35 (14:19)
13.11.2021 – 19h00 – FC Porto x FC Gaia, 33:30 (16:11)
13.11.2021 – 21h00 – SC Horta x ADA Maia Universidade da Maia, 20:23 (11:13)

Patrocinadores Institucionais