Seleção A Masculina: Gigante Portugal derrota turma germânica

PUB

Portugal fechou com chave de ouro, esta semana internacional, ao carimbar uma vitória frente à Alemanha, por 30-32.

7 Inicial: Diogo Branquinho, André Gomes, Luís Frade, Miguel Martins, Angel Hernandez, Miguel Alves e Manuel Gaspar

Foi Diogo Branquinho quem abriu o ativo no PSD Bank Dome, em Dusseldorf, no primeiro de cinco minutos em que Portugal entrou muito bem no encontro, chegando a um parcial de 1-3. Mas a formação germânica acabou por responder com um parcial de quatro golos, forçando Paulo Pereira a parar o encontro para reagrupar, quando o marcador assinalava 5-3. À passagem dos 10 minutos, os lusos iniciaram a sua aproximação ao resultado e chegaram mesmo à margem mínima, através de Miguel Martins (10-9) mas os germânicos voltaram a distanciar-se no marcador e abriram para a maior diferença registada até então, de 17-13, pouco depois dos 20 minutos. Na reta final da primeira parte, com um parcial de quatro zero, iniciado por Victor Iturriza e fechado por Luís Frade, os Heróis do Mar conseguem sair para o descanso empatados a 17 golos.

Intervalo: 17-17

No segundo tempo, Portugal entrou determinado em levar de vencida a formação germânica, e após um primeiro golo de Francisco Tavares, os lusos encetaram um parcial de 1-5, criando quatro golos de vantagem e obrigando Alfred Gislason a levar o seu time-out à mesa. No entanto, à passagem do minuto 40, a liderança lusa mantinha-se intacta, através de um golo de Francisco Tavares, que manteve o jogo a 20-24. A turma alemã conseguiu a sua aproximação, a dois golos, com o marcador a assinalar 23-25, devido a algumas precipitações no ataque luso, nos minutos seguintes, o que acabou por contribuir para que Paulo Pereira parasse o tempo de jogo. Quando faltavam apenas quinze minutos para o final do encontro, Francisco Tavares voltou a colocar Portugal a três golos de vantagem (23-26), na conversão de um livre de 7 metros. A 10 minutos do final, os germânicos já tinham levado o jogo à margem mínima (26-27), mas a vantagem manteve-se lusa, até aos 55 minutos, altura em que Schmidt estabelece o empate a 29 golos mas Portugal volta a sair na frente, pela mão de Miguel Alves, que acabou por ser o melhor marcador do encontro, com 7 golos. Diogo Branquinho acabou por selar a vitória lusa, por 30-32, naquele que foi o dia do andebol na Alemanha.

A última vez que Portugal tinha conseguido vencer a turma germânica, corria o ano de 1996, e a formação das Quinas venceu por 21-19, em Braga.

Pode consultar aqui o Boletim de Jogo.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, fez o balanço da semana de trabalho e dos três jogos disputados: “Acho que foi um balanço positivo, conseguimos trazer um grupo mais jovem, foram seis estreias pela Seleção A e acho que, após esta semana, onde tivemos cinco treinos e três jogos, conseguimos mais ou menos que toda a gente entrasse num processo ordenado de jogo. Acho que essa parte foi interessantíssima, todos conseguirem apanhar as ideias de jogo que queríamos concretizar e, de certa forma, conseguimos até alargar a base de recrutamento para um futuro próximo. Esse era o objetivo principal e acho que foi conseguido, ou seja, alargar a base e trazer gente mais jovem e continuar competitivos. Nós conseguimos fazer isso tudo, por isso, acho que o balanço foi positivo” – afirmou o técnico.

Sobre este encontro com a formação germânica, no dia do andebol na Alemanha, o treinador também se mostrou satisfeito: “Nós queríamos ganhar pelo menos um dos dois jogos, não foi possível ganhar o primeiro, porque também demos mais oportunidades a atletas menos experientes e arriscámos um pouco mais. Posteriormente, decidimos vir aqui, não diria mais competitivos mas, pelo menos com um objetivo mais claro de tentar vencer o jogo. A diferença que houve de um jogo para o outro foram detalhes defensivos, que conseguimos corrigir num curto espaço de tempo, aliás, o treino que tivemos entre jogos treinámos defesa e, acho que isso foi ótimo porque conseguimos corrigir alguns detalhes e depois escolhemos conteúdos ofensivos mais apropriados, provavelmente, no segundo jogo. Tivemos alguns atletas, nomeadamente, o Miguel Martins fez um jogo excecional em termos de ordem – aquilo que nós precisamos e andávamos à procura – para que a nossa equipa se mantenha competitiva sempre em todos os momentos de jogo. Isso faz com que nós possamos ganhar a qualquer seleção do mundo e, hoje, acho que foi impecável e a diferença entre os dois jogos teve sobretudo nessa capacidade que tivemos de manter a ordem.” – destacou Paulo Pereira.

Já tendo em vista a participação de Portugal no Campeonato da Europa de 2022, o timoneiro dos Heróis do Mar, o Selecionador Nacional refere que ainda falta bastante tempo para a prova mas que o alargamento do grupo foi conseguido neste estágio: “A única relação que poderá ter é nós temos conseguido alargar a base de recrutamento, qualquer um destes atletas pode estar no Euro. Portanto, agora depende do processo todo daqui até lá, até nós conseguimos encontrar o melhor grupo para ir para disputar o Campeonato da Europa. Claro que nós aproveitámos estes momentos para observar e o que é para os atletas virem à Seleção – é importantíssimo e acho que todos os sinais foram muito positivos do valor que é representar uma Seleção Nacional.” – terminou.

Men’s EHF Euro 2022

Portugal iniciará a sua participação no Campeonato da Europa de 2022, a 14 de janeiro, após ter disputado o Torneio Yellow Cup, na Suíça, como forma de preparação para a grande prova que se avizinha, de 7 a 9 de janeiro, frente às seleções da Suíça, Ucrânia e Montenegro. Já no Euro de 2022, o primeiro encontro dos Heróis do Mar será frente à Islândia, conhecido adversário português e, posteriormente, a anfitriã Hungria, em Budapeste, terminando a fase de grupos frente aos Países Baixos, na terceira jornada. Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Calendário
Jogos de Preparação
Luxemburgo – 03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal, 21:39 (10:19)
Luxemburgo – 05/11/2021 – 19h15 – Alemanha x Portugal, 30:28 (18:13)
Dusseldorf – 07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal, 30:32 (17:17)

Torneio Yellow Cup
Winterthur – 07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
Winterthur – 08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
Winterthur – 09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais