Seleção A Masculina: Tudo a postos para embate com o Luxemburgo

PUB

Manuel Gaspar, guardião dos Heróis do Mar e também Hugo Figueira, antigo Capitão da equipa das Quinas, que se encontra a jogar em terras luxemburguesas fazem a antevisão a este encontro.

Portugal encontra-se no Luxemburgo, na semana internacional de andebol, onde disputará três encontros particulares, um com o Luxemburgo, amanhã, pelas 18h00, com transmissão no Youtube e ainda, dois jogos com a formação germânica. A Seleção Nacional completou hoje o primeiro dia de trabalho, com dois treinos que antecedem este embate com o Grão Ducado, uma formação que disputou a primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2022, onde passou em primeiro lugar do seu grupo mas acabou por sofrer um volte-face ao perder no play-off com a formação da Estónia, que acabou também por não se qualificar para o Euro que terá lugar na Hungria e onde Portugal participará.

Manuel Gaspar, um dos atletas que compõem a Seleção Nacional e ainda jogador do Sporting CP, onde tem brilhado na Europa a par da sua equipa, lança esta partida com uma congénere pouco conhecida no panorama do andebol internacional. “Começámos agora uma nova semana de preparação para um novo ciclo, com uma equipa muito jovem onde grande parte deles irão realizar o primeiro encontro com a camisola da Seleção Nacional. Vamos estar focados em nós próprios neste encontro, sabendo a juventude da nossa equipa mas iremo-nos focar nas questões a melhorar internamente e não tanto no adversário. Todos os jogadores que estão presentes neste estágio têm jogado a alto nível, apesar da idade, o que nos vai dar alguma maturidade para enfrentarmos este desafio que, tal como o Professor Paulo Pereira afirmou anteriormente, servirá mais para prepararmos os encontros com a formação germânica. Estamos comprometidos em dar o nosso melhor e evoluirmos tanto de treino para treino como nos jogos que se avizinham.” – terminou o guarda-redes dos Heróis do Mar.

Hugo Figueira, antigo guardião e capitão da Seleção Nacional, que se encontra atualmente a jogar no Luxemburgo, no HB Esch, que disputa a AXA League e se encontra na primeira posição, abordou um pouco da realidade do andebol neste país. “Esta seleção luxemburguesa tem um misto de jogadores mais experientes e mais jovens, o selecionador é treinador de uma das equipas daqui e têm um rematador muito bom que é o Martin Muller, assim como, um guarda-redes com algumas valias; mas as tradições aqui não passam muito pelo desporto de alta competição. O estilo de jogo deles assenta muito na escola alemã mas Portugal tem as condições perfeitas para vencer, apesar da seleção lusa ter mais jovens, nesta comvocatória, se os lusos defenderem bem e sairem no contra-ataque tem todas as condições para vencer.” – terminou.

Pode comprar os seus bilhetes para o encontro com a Alemanha AQUI

Men’s EHF Euro 2022

Portugal iniciará a sua participação no Campeonato da Europa de 2022, a 14 de janeiro, após ter disputado o Torneio Yellow Cup, na Suíça, como forma de preparação para a grande prova que se avizinha, de 7 a 9 de janeiro, frente às seleções da Suíça, Ucrânia e Montenegro. Já no Euro de 2022, o primeiro encontro dos Heróis do Mar será frente à Islândia, conhecido adversário português e, posteriormente, a anfitriã Hungria, em Budapeste, terminando a fase de grupos frente aos Países Baixos, na terceira jornada. Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Calendário
Jogos de Preparação
Luxemburgo – 03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal
Luxemburgo – 05/11/2021 – 19h15 – Portugal x Alemanha
Dusseldorf – 07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal

Torneio Yellow Cup
Winterthur – 07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
Winterthur – 08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
Winterthur – 09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais