Taça de Portugal de ACR4: APD Leiria vence Final Four em Paião

PUB

Final emocionante entre APD Leiria e APD Porto necessitou de um terceiro set para ser conhecido o vencedor.

A APD Leiria é o grande vencedor da Taça de Portugal de ACR4 após derrotar a APD Porto na Final, num jogo em que não faltou emoção. A formação leiriense venceu o primeiro set por 6-8 e, no seguinte, o tempo terminou com o marcador empatado a 5 golos. Foi, por isso, necessário recorrer ao desempate por Golo de Ouro, no qual a equipa nortenha levou a melhor e marcou o 6-5, que fechou as contas do set 2. Com a igualdade, o jogo prosseguiu para o set 3, no qual a APD Leiria venceu por 2-4 e festejou a conquista do troféu.

O IFC Torrense (eliminado pela APD Leiria nas Meias Finais) terminou em terceiro lugar, após derrotar a APD Figueira da Foz/Os Coxos (eliminado pela APD Porto) no jogo de atribuição do 3º/4º lugar, por 2-0 (5-3 e 9-4 nos sets 1 e 2). A Final Four da Taça de Portugal de ACR4 decorreu este sábado, dia 13 de novembro, na freguesia de Paião, no município da Figueira da Foz e contou com a presença do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, do coordenador do projeto Andebol4ALL, Joaquim Escada, do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, e ainda de Raquel Ferreira, deputada à Assembleia da República, e de Olga Brás, vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Taça de Portugal de ACR4:
Meias-finais
APD Figueira da Foz/Os Coxos x APD Porto, 0:2 (5:8/4:11)
IFC Torrense x APD Leiria, 0:2 (3:9/2:14)

3º/4º
APD Figueira da Foz/Os Coxos x IFC Torrense, 0:2 (3:5/4:9)

Final
APD Porto x APD Leiria, 1:2 (6:8/6:5-ap.GO/2:4)

Joaquim Escada, coordenador do Andebol4ALL, realçou a evolução desta vertente do andebol e o sucesso do evento: “Foi uma grande jornada. O Andebol em Cadeira de Rodas 4 (ACR4) torna o jogo mais rápido apelativo para quem assiste, como a bola não vai ao meio campo após um golo, o jogo desenrola-se de uma forma mais fluída. O facto de haver apenas quatro atletas em campo, de cada equipa, mesmo com o guarda-redes a participar no ataque, faz com que o espetáculo seja maior e a Final deste torneio foi espetacular, tal como todos os jogos, mas o derradeiro jogo refletiu em pleno a evolução desta vertente do andebol em Portugal.” – afirmou.

Nota ainda para a realização inédita em Portugal, de um jogo com duas equipas totalmente femininas. Foram duas equipas, compostas por atletas oriundas de vários clubes diferentes, e que marcaram mais um avanço na evolução desta modalidade. “É uma experiência que queremos acompanhar e acarinhar, no sentido de poder haver Andebol em Cadeira de Rodas também na vertente feminina no nosso país.” – afirmou Joaquim Escada.

Patrocinadores Institucionais