Campeonato Placard Andebol 1: Terceiro lugar em disputa na última jornada de 2021

PUB

SL Benfica recebe Águas Santas Milaneza à 15ª jornada; AA Avanca quer quebrar a série invicta do ADA Maia/Universidade da Maia.

A 15ª jornada é o último fôlego antes das festividades e de uma paragem de mais de um mês, devido à realização do EHF Euro 2022, em janeiro do próximo ano. Para esta quarta-feira estão agendados cinco jogos entre equipas que, apesar de lutarem por objetivos diferentes e ultrapassarem momentos de forma também eles distintos, têm em mente o objetivo comum de terminar o ano civil de 2021 com um triunfo.

Às 20h00 irão realizar-se quatro encontros, entre os quais a receção do SL Benfica ao Águas Santas Milaneza, um jogo de cartaz que coloca frente a frente os atuais 4º e 3º classificados, respetivamente, que estão separados por apenas dois pontos, apesar de os encarnados terem menos dois jogos. O emblema da capital procura somar a terceira vitória consecutiva e fazer esquecer os dois desaires seguidos (contra Sporting CP e Vitória FC) que agravaram um momento menos positivo.

Gustavo Capdeville destacou a qualidade do adversário e as dificuldades inerentes a este duelo, mas diz que a equipa quer manter-se no caminho vitorioso e, por isso, o objetivo é garantir os três pontos: “O Águas Santas é uma equipa muito forte, todos os anos luta para estar entre os primeiros cinco lugares, com um atleta que todos conhecem, o Pedro Cruz, que era muito influente. Colmataram bem a baixa dele, com atletas, uns muito experientes e outros mais jovens, que trazem qualidade à equipa. Esperamos um jogo muito difícil. (…) Eles fazem uma transição rápida muito forte, têm um ataque muito bem organizado e o guarda-redes faz toda a diferença. Nós vimos de dois jogos muito bem conseguidos da nossa parte, tivemos duas vitórias, que foi o mais importante, e nos deu confiança. Queremos continuar nesse caminho.” – afirmou o guarda-redes encarnado.

Do outro lado estará o emblema maiato que, apesar de ter mais dois jogos realizados, conta com o mesmo número de vitórias (10) do que o adversário desta quarta-feira e que dar a melhor resposta ao desaire sofrido no Dragão Arena, na ronda passada, diante do Campeão Nacional. Seguiu-se uma vitória diante do Arsenal C. Devesa, a contar para a Taça de Portugal, que dá uma confiança extra para o desafio que se avizinha.

Francisco Fontes foi o porta-voz da formação do Águas Santas Milaneza, na antevisão ao jogo com o SL Benfica, e apesar de atribuir o favoritismo ao adversário, considera fundamental recuperar pontos que foram perdidos anteriormente, nomeadamente nas quatro derrotas sofridas na competição até ao momento (Vitória FC, CF Os Belenenses, Sporting CP e FC Porto): “Vamos defrontar uma equipa que tem jogadores com muita qualidade individual, com um nível muito alto, tal como têm demonstrado nas competições europeias. Podemos atribuir o favoritismo ao nosso adversário, dado que é uma equipa que está assumidamente a lutar pelo título de campeão nacional. No entanto, nós temos a ambição de nos superarmos diariamente e é importante para nós recuperar pontos que perdemos anteriormente. Vamos encarar o jogo com toda vontade de conseguir a vitória, mas só o conseguiremos se formos consistentes durante os 60 minutos.” – referiu o pivô e capitão do emblema da Maia.

Outro dos jogos marcados para a noite desta quarta-feira é o Artística de Avanca x ADA Maia/Universidade da Maia, no Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa. A equipa da casa, que ocupa o 10º lugar com 23 pontos, chega a esta última ronda do ano após ter sido eliminada da Taça de Portugal, às mãos do SL Benfica, e atravessa um período de alguma instabilidade no Campeonato Placard Andebol 1, entre vitórias e derrotas de forma sucessiva. Já o emblema maiato, atual 7º classificado com 27 pontos e menos um jogo realizado, procura somar o 6º jogo seguido sem perder na competição, e regressar às vitórias após o empate com o Vitória FC, a 28 golos.

Ljobumir Obradovic, treinador da Artística, espera “um jogo muito difícil, contra uma boa equipa que está a fazer um excelente campeonato. O AA Avanca vai tentar aproveitar o fator casa e quer acabar o ano civil a ganhar.”

Já Nuno Silva, técnico do ADA Maia/Universidade da Maia, diz que “será um desafio frente a um adversário que apresenta um andebol bastante atrativo e dinâmico” e concluiu: “Apresenta um plantel jovem com margem de progressão com um treinador experiente e extremamente competente. Para podermos conquistar os 3 pontos, devemos apresentarmo-nos bastante concentrados, sermos unidos e solidários defensivamente. Já ofensivamente, devemos ser organizados, e termos a paciência necessária para ultrapassar uma defesa agressiva e que apresenta elementos na zona central com uma altura e dimensão significativa.”

Pode consultar em baixo o calendário de jogos agendados para esta quarta-feira.

Campeonato Placard Andebol 1
15ª Jornada
22.12.2021 – 20h00 – CF Os Belenenses x ABC UMinho
22.12.2021 – 20h00 – Póvoa AC/Bodegão/Grupo CCR x Sporting CP, A Bola TV
22.12.2021 – 20h00 – SL Benfica x Águas Santas Milaneza, BTV
29.01.2022 – 18h00 – Vitória FC x FC Gaia Empril
29.01.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x Boa Hora FC Inetum
04.02.2022 – 20h00 – Madeira SAD x FC Porto, Porto Canal
adiado – SC Horta x AD Sanjoanense Delba
adiado – AA Avanca x ADA Maia/Universidade da Maia, Artística TV / andeboltv

Patrocinadores Institucionais