Seleção Nacional sub-16 Masculina perde na estreia no Torneio 4 Nações

PUB

Portugal perdeu com a França no jogo inaugural da prova que está a decorrer em Toledo, no país vizinho; Próximo duelo da equipa lusa é já esta sexta-feria diante da Espanha.

A Seleção Nacional Sub-16 Masculina estreou-se esta quarta-feira no Torneio 4 Nações, a decorrer em Toledo, Espanha, e perdeu com a congénere da França por 42-25. O próximo adversário de Portugal é, precisamente, a equipa da casa, já esta sexta-feira.

No duelo com os gauleses, João Varejão apostou no seguinte sete inicial: Francisco Silva na baliza, João Magalhães e Rafael Vasconcelos nas pontas, Tiago Sousa e Enzo Lima nas laterais, Gabriel Sequeira a central e Afonso Carvalho na posição de pivô.

O início da partida foi extremamente positivo para a arma lusa, que chegou ao 0-3 ainda antes dos cinco minutos, mas após permitir uma aproximação do adversário (até ao 4-5), o rumo da partida mudou. A França conseguiu impulsionar a qualidade do seu jogo e encontrou mais facilidades em descontrair o 6×0 português, principalmente através da ponta-esquerda. Com um parcial de 4-1, a equipa adversária reverteu as contas e chegou à liderança do marcador pela primeira vez, ao 7-6, quando o cronómetro atravessava o minuto 13. Portugal continuava a sentir muitas dificuldades no ataque, não só em passar pela defesa agressiva da França, mas também pelo guarda-redes Timothé Riss, o que levou João Varejão a pedir o primeiro time-out do jogo, logo após o 9-7. No entanto, nem a pausa no encontro fez com os gauleses abrandassem e o resultado foi mostrando uma margem cada vez maior entre as duas equipas.

Ao intervalo: 21-12

No segundo tempo houve várias trocas e a habitual rotatividade de jogadores nas diferentes posições, mas a tarefa começava a desenhar-se difícil para Portugal com a margem a ser dilatada à medida que o jogo se ía caminhando para o final. Oito minutos após o recomeço, a França já tinha chegado ao 27-15 a perto da metade da etapa complementar houve novo time-out luso com o placard em 31-18. O jogo terminou com a vitória francesa por 42-25. Tiago Sousa, com seis golos apontados, foi o melhor marcador de Portugal no encontro.

No final da partida, o Selecionador Nacional analisou o desempenho dos jogadores lusos e salientou ainda que há um caminho a percorrer no sentido da evolução e experiência desta geração: “Hoje defrontámos uma seleção com quem temos, no passado recente, obtido bons resultados desportivos. Não obstante essa constatação, estávamos expectantes para perceber como estariam os nossos atletas pela primeira vez em competição internacional nesta geração, depois do ‘período COVID’. A entrada no jogo foi positiva, no entanto, foram-se acumulando vários erros, especialmente defensivos, que a seleção francesa aproveitou da melhor forma. Temos um longo caminho de trabalho pela frente para melhorar o nível desta geração, estamos no início da recuperação e vamos certamente evoluir positivamente. O apoio e esforço que a Federação de Andebol de Portugal tem manifestado na participação destes torneios continuará a contribuir para esta mesma evolução. Amanhã iremos defrontar a Espanha, e vamos aproveitar para continuar a dar experiência aos nossos jovens atletas e melhorar aspetos defensivos que hoje não estiveram tão bem.” – referiu João Varejão.

Calendário:
16.12.2021 – 16h15 – França x Portugal, 42:25 (21:12)
17.12.2021 – 19h30 – Espanha x Portugal
18.12.2021 – 10h00 – Portugal x Eslováquia

Todos os jogos irão decorrer no Polideportivo Rafael del Pino, em Toledo.

Após este torneio, irá continuar o trabalho de observação de atletas, conjugado com a participação no torneio de Natal Cidade de Fafe (27 a 30 do mesmo mês) e, simultaneamente, com trabalhos nos Centro de Treino de Postos Específicos, nas mesmas datas, em Setúbal, para atletas da zona sul. Posteriormente, em Guimarães, no mês de janeiro, o mesmo acontecerá com atletas da zona norte. João Varejão afirmou que deseja, acima de tudo, “assegurar um conhecimento mais alargado dos atletas desta geração e continuar a promover, juntamente com os clubes, o desenvolvimento integral da mesma.”

Patrocinadores Institucionais