EHF Euro 2022: Conheça os 18 convocados finais

PUB

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, divulgou a lista final de atletas que irão estar presentes na próxima edição do Campeonato da Europa.

Portugal ruma esta terça-feira para Budapeste, na Hungria, sede dos Heróis do Mar durante a participação no Campeonato da Europa de 2022, com o jogo inaugural da Seleção Nacional a ter lugar a 14 de janeiro, contra a Islândia. O Selecionador Nacional, Paulo Pereira, deu a conhecer a lista final de 18 atletas que irão seguir viagem, e fez a antevisão da competição, bem como o balanço do trabalho de preparação que decorreu até então.

Dificuldade escolha dos 18 atletas

“Houve alguma alteração porque, de certa forma, nós tínhamos planificado de uma forma e, agora, houve um posto que acabámos por pensar de maneira diferente. Esta questão da COVID-19 condicionou muitas coisas, sobretudo no dia-a-dia, na minha vida profissional acho que foi o momento em que mais dificuldades de adaptação tivemos. É quase impossível lutar contra isto no dia-a-dia e planificar direito para que aquilo que está estabelecido se cumpra. Houve apenas essa pequena modificação mas de resto, no geral, está como nós tínhamos planificado desde o início.”

Balanço da preparação

“Foi muito difícil porque dos 23 treinos que estavam previstos, anulámos vários, transformámos outros, andámos a treinar em pequenos grupos, acabámos por desfocar muito da competição e dos nossos adversários porque a preocupação primordial que tínhamos era mais deixa ver quem é que está apto. Foi muito difícil mas, também acho que, nós temos uma certa tendência para sobreviver ao caos. Portanto, somos os especialistas nisso e espero que, mais uma vez, também consigamos sobreviver a uma situação crítica que tivemos. Hoje já está toda a gente feliz porque estamos todos aptos a viajar embora nem toda a gente possa entrar no primeiro jogo. Quando chegarmos lá faremos novos testes mas só o facto do grupo que nós tínhamos planificado para viajar já é algo interessante sabendo que alguns deles só treinaram nos últimos dois dias da preparação. Vamos ter que ter essa capacidade de nos adaptarmos e ver isto como um desafio, esta é a forma de estar mas temos de ter apesar de todas as circunstâncias.”

Sensações para o Europeu

“Nós vamos ter que ser capazes de situar a forma de resolver problemas no jogo, se nós conseguimos situar muito bem de que maneira é que vamos ter que resolver as questões, quer no ataque, quer na defesa, quer na transição, podemos ter algumas opções. É difícil mas vamos ter que conseguir ter energia para focar os problemas de uma forma eficaz. Se assim o fizermos cada um de nós vai ter que dar um pouco mais do que aquilo que deu até agora e isso é inevitável para nós podermos ter sucesso.”

Portugal tem recordações recentes positivas em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Pode consultar aqui a Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o EHF Euro 2022

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia, RTP2
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais