Seleção A Masculina: 49º Torneio Yellow Cup cancelado

PUB

A 49ª edição do Torneio Yellow Cup, que decorreria entre 7 e 9 de Janeiro, em Winterthur, na Suíça, foi cancelado, devido à desistência de participação de Portugal e de Montenegro.

Devido às restrições impostas pela Federação Europeia de Andebol em relação ao EHF Euro 2022, onde cada atleta apenas poderá ingressar na competição 14 dias após ter estado positivo com COVID-19. A Seleção A Masculina preteriu o Torneio, no qual já participou por diversas ocasiões, de modo a evitar contactos desnecessários e excesso de exposição antes do Campeonato da Europa. Tal como referido, os Heróis do Mar, que já sofreram alguns casos de COVID-19 e, por forma a proteger o grupo, continuarão a preparação em Portugal, até ao dia 11 de janeiro, data em que viajarão para a Hungria. A Seleção Nacional A Masculina manter-se-á em “bolha” até ao final do seu período de preparação, mudando de local, de Rio Maior para Matosinhos, habitual ‘casa’ dos Heróis do Mar, onde se manterá até dia 11 de janeiro, data da partida para Budapeste, na Hungria, onde disputará o Grupo B, do Campeonato da Europa.

Durante todo este período de estágio, que antecede a participação no EHF Euro 2022, a Seleção A Masculina não conseguiu realizar nenhum treino com o grupo completo, vendo-se forçada a optar por, na maior parte dos casos, treino individualizado, de modo a manter a redução nos contactos de risco – o que, numa modalidade coletiva e, especialmente, antes de uma grande competição, causa grandes transtornos.

Sobre a participação no EHF Euro 2022, Portugal tem recordações recentes positivas em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia, RTP2
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais