Campeonato Placard Andebol 1: CF Os Belenenses saem vitoriosos na deslocação a Avanca

PUB

Duelo em atraso da 14ª Jornada ditou a vit´ória dos Homens do Restelo, pela margem mínima, no reduto da Artística de Avanca.

Foi Cláudio Pedroso, da formação de Belém, quem inaugurou o marcador no Pavilhão Comendador Adelino Dias da Costa, em Avanca, no embate em atraso da 14ª Jornada, frente à Artística de Avanca. A equipa de Ljubomir Obradovic equalizou o encontro, e com um par de defesas, Luís Silva contribuiu para que a equipa da casa passasse para o comando do encontro (2-1). Seguiram-se momentos de equilíbrio até que Gualter Furtado acabou por concretizar o 5-2 dando, pela primeira vez no jogo, três golos de vantagem para a Artística de Avanca, perto dos 10 minutos do encontro. Com quatro minutos volvidos, a turma orientada por João Galego Garcia empatou o encontro, o que não acontecia deste o início do jogo e Carlos Siqueira acabou por dar a liderança aos homens da Cruz de Cristo (7-8). Regressaram momentos de grande equilíbrio ao marcador, até que Petru Michnea recolocou a Artística em vantagem, pela margem mínima (10-9), liderança que foi conseguindo manter, apesar dos consequentes empates por parte d’Os Belenenses. Na reta final do primeiro tempo, os lisboetas conseguiram o comando do jogo, por dois golos, pela mão de Filipe Pinho, que colocou o resultado a 13-15. Com diversas falhas técnicas de parte-a-parte, as equipas acabam por recolher aos balneários separadas por apenas um golo.

Intervalo: 14-13

No segundo tempo, foi a Artística que teve uma palavra a dizer, com Ciprian Popovici a voltar a colocar tudo empatado, em Avanca, a 15 golos. No entanto, na conversão de um livre de 7 metros, Nelson Pina renovou os dois golos de vantagem, que Os Belenenses já tinham conseguido no primeiro tempo (15-17). Seguiram-se novos momentos com falhas técnicas das duas equipas e só aos 37 minutos é que Pedro Oliveira consegue reduzir a desvantagem para a margem mínima (16-17) e Xavier Barbosa acaba por equalizar de novo o encontro a 17. Seguiram momentos de grande equilíbrio, com bastantes falhas no ataque parte-a-parte, que culminaram em dois golos de vantagem, dados por Nelson Pina, que colocou o marcador a 20-22, quando faltavam apenas 15 minutos para o final. Momentos mais tarde, Daniel Vieira volta a empatar o encontro a 23 golos e com um golo de baliza a baliza, Luís Silva coloca a Artística em vantagem, pela primeira vez, no segundo tempo (24-23), que acaba dilatado para dois pela mão de Fábio Silva, levando João Galego Garcia a pedir time-out. À passagem dos 51 minutos, Tiago Pereira recoloca o empate no marcador em Avanca, desta feita a 25 golos, e uma falha no ataque avancanense acaba por colocar Os Belenenses na frente, com um golo com a baliza vazia (26-27). Com dois golos de vantagem para a turma do Restelo, Ljubomir Obradovic leva o seu time-out `à mesa para tentar reequilibrar a partida, após a sua expectativa ter saído gorada com o lançamento do 7×6 no ataque, mas volta a sofre e os homens do Restelo crescem para três golos de vantagem (26-29). Na reta final, a Artística ainda consegue reduzir para a margem mínima, mas o tempo foi escasso para outro resultado, e Os Belenenses venceram por 29-30, com a ajuda de Cláudio Pedroso, melhor marcador do encontro, com 9 golos.

SC Horta – AD Sanjoanense Delba

O Desportivo da Horta recebeu o embate entre SC Horta e AD Sanjoanense Delba, em atraso da 15ª Jornada, jogo que não foi além do empate a 18 golos. Foi uma primeira parte favorável à equipa de Tiago Cunha, que iniciou o encontro com um parcial de três golos sem resposta após o marcador ter sido inaugurado por Jackson Souza, colocando o resultado em 3-1. A formação de São João da Madeira respondeu de forma ténue e a equipa local saiu para o descanso a vencer por 11-7. No segundo tempo, a equipa de João Varejão entrou com um parcial de três golos, aproximando o resultado pela margem mínima (11-10) mas o empate acabou por surgir apenas mais tarde, pela mão de Cleryston Novais. Os açorianos voltaram ao comando mas na reta final do encontro, com novo parcial de três golos, a Sanjoanense fechou o jogo com um empate a 18 golos. António Aparício (SCH) e Leonardo Silveira (ADS) foram os melhores marcadores do encontro, com 5 golos cada.

Campeonato Placard Andebol 1
14ª Jornada
23.02.2022 – 21h00 – AA Avanca x CF Os Belenenses, 29:30 (14:13)

15ª Jornada
24.02.2022 – 21h00 – SC Horta x AD Sanjoanense Delba, 18:18 (11:7)

Patrocinadores Institucionais