EHF European League: Portugueses com desfechos diferentes

PUB

Sporting CP viajou até à Suíça, onde não conseguiu bater o Kadetten Schaffhausen; SL Benfica segue o bom momento e volta a vencer o TBV Lemgo Lippe.

Kadetten Schaffhausen – Sporting CP

Na Suíça, Ricardo Costa apostou em Matevz Skok para começar a defender as redes leoninas, Francisco Tavares e Josep Folques nas pontas, Salvador Salvador, Edmilson Araújo e Carlos Ruesga na primeira linha e, a pivô, Jonas Tidemand.

Foi o internacional português, Salvador Salvador, quem inaugurou o marcador, no terceiro ataque leonino, num jogo que começou com algum nervosismo de parte a parte e onde as defesas se foram superiorizando aos ataques. Mas nem por isso Jonas Tidemand hesitou e fez mesmo o 0-2 a favor dos leões. A resposta dos suíços foi rápida e, depois do empate a 3, os homens de Adalsteinn Eyjolfsson aproveitaram a superioridade numérica e dispararam para um parcial de 5-0, o que levou Ricardo Costa a parar o jogo, com 14 minutos volvidos. O Sporting respondeu com quatro golos, sem sofrer – bom momento de Matevz Skok – e foi a vez do técnico do Kadetten Schaffhausen solicitar o seu primeiro time-out depois da recuperação dos verde e brancos até ao 8-7. Seguiram-se momentos de equilíbrio, sempre com grande destaque para os guardiões, Kristian Pilipovic e Matevz Skok, que protagonizavam excelentes lances. Francisco Tavares assinalou o 10-11 registado ao intervalo, favorável aos leões.

Intervalo: 10-11

No retomar da partida, Francisco Costa converteu um livre de 7 metros e deu à sua equipa a vantagem de duas boas, que não acontecia desde o 0-2 inicial. Os homens de Ricardo Costa mantiveram essa superioridade até ao 14-16, assinado por Folqués, mas Kristian Pilipovic ganhava cada vez mais protagonismo entre os postes suíços e os sportinguistas iam sentido mais dificuldade na hora de finalizar. Samuel Zehnder deu a primeira vantagem da segunda parte aos suíços, 17-16, e momentos depois, colocou a sua equipa a vencer por quatro bolas, 24-20 – maior diferença registada até então. Joan Cañellas ainda deu a liderança no marcador por cinco, 26-21, no entanto os leões – assombrados com a finalização – conseguiram contrariar e reduzir a desvantagem para 26-24.

Top Player: Kristian Pilipovic – 13 defesas (35% de eficácia)

Com esta derrota, o Sporting CP troca de posição da tabela classificativa com os suíços, caindo para o quarto lugar do grupo com sete pontos. O Kadetten Schaffhausen ascende ao terceiro lugar e tem apenas mais um ponto que os leões.

SL Benfica – TBV Lemgo Lippe

Na Luz, Chema Rodriguez lançou, no seu sete inicial, Gustavo Capdeville, Jonas Källman, Petar Djordjic, Lazar Kukic, Demis Grigoras, Carlos Martins e Alexis Borges. Bjarki Mar Elisson, ponta esquerda islandês ao serviço do TBV Lemgo Lippe, inaugurou o marcador em Lisboa. Seguiram-se empates e ligeiras vantagens para os alemães, sem que as águias conseguissem passar para a frente do marcador. Frederik Simak deu a primeira vantagem de duas bolas aos visitantes com o 3-5. Lazar Kukic acelerou e respondeu, colocando novamente o empate no marcador, desta feita a seis bolas. Os alemães voltaram a superiorizar-se e não permitiam que as águias liderassem a partida, 7-9 sensivelmente a meio do primeiro tempo. Seguiram-se momentos de equilíbrio, com ligeira superioridade alemã, até que Paulo Moreno assinala o 12-11 que dá a primeira vantagem aos encarnados. O empate não tardou, por Bjarki Mar Elisson a 12, e as equipas acabaram por sair para os balneários igualadas a 15.

Intervalo: 15-15

Foram novamente os alemães a fazer mexer as redes, por esta altura, defendidas por Sergey Hernández, e a retomar a pequena vantagem, 15-16. Arnau Garcia disse presente e apontou dois golos consecutivos que colocaram as águias na frente, pela primeira vez no segundo tempo (18-17). Nesse momento, passagem dos cinco minutos, os homens de Chema Rodriguez foram crescendo, com a ajuda do internacional espanhol na baliza, e Rogerio Moraes deu a primeira vantagem de três bolas, 21-18. Gedeon Guardiola voltou a empatar tudo a 24 mas a defesa e velocidade benfiquista acabaram por ser a sentença do jogo e a vitória ficou selada em 35-30.

Top Player: Lazar Kukic – 7 golos

O SL Benfica segue na perseguição ao líder, GOG – que também venceu na noite de terça-feira – com os mesmos 11 pontos. A equipa de Chema Rodriguez irá defrontar os dinamarqueses na 9ª Jornada da prova.

EHF European League
Fase de Grupos – 7ª Jornada
15.02.2022 – 19h45 – Kadetten Schaffhausen x Sporting CP, 26:24 (10:11)
15.02.2022 – 19h45 – SL Benfica x TBV Lemgo Lippe, 35:30 (15:15)

Patrocinadores Institucionais