Taça de Portugal: 1/4 de Final ficam definidos no feriado

PUB

Jogam-se esta terça-feira dois duelos, relativos aos oitavos-de-final, que definem quem serão os adversários de Sporting CP e SL Benfica na próxima ronda da prova.

Académico de Viseu FC e AD Sanjoanense Delba medem forças esta terça-feira onde, o vencedor do duelo já conhece o seu adversário nos quartos-de-final, Sporting CP.

Na caminhada da Prova Rainha, a equipa que milita no Campeonato Placard Andebol 1, AD Sanjoanense Delba, deixou pelo caminho a Juve Lis, nos dezasseis avos por 23-32. Desta vez tem pela frente, novamente, uma formação que atua no Campeonato Nacional da II Divisão – Académico de Viseu FC.

Os academistas venceram o FC Infesta por 29-16 e o AC Lamego por 27-38, até alcançarem os o 1/16 de Final, onde se impuseram perante o GC Santo Tirso por 26-29. Pela primeira vez, nesta edição da Taça de Portugal, os comandados de Rafael Ribeiro enfrentam uma equipa do maior escalão português. O técnico afirma que será uma experiência positiva para a sua formação e que tentarão causar uma surpresa, a jogar em casa: “Penso que vai ser uma ótima experiência para nós. Tendo em conta o nosso contexto de 2ª Divisão e o que queremos atingir esta época, jogar contra uma equipa de 1ª Divisão só pode ser positivo. Vamos perceber o nosso nível. É bom jogar em casa, diminui um bocadinho as diferenças entre as equipas e vamos tentar levar o jogo de forma a que esteja sempre equilibrado. Acredito que vai ser equilibrado mas com a Sanjoanense a querer superiorizar-se, por estar em patamares superiores aos nossos. Vamos estar bem e, se possível, fazer uma surpresa!”

Do lado de São João da Madeira, João Varejão valoriza o trabalho desenvolvido pelo seu adversário, afirmando que a sua equipa está empenhada e preparada para o desafio: “Vamos defrontar o 2º classificado da 2ª Divisão (zona 2) que apresenta 46 pontos em 16 jogos e apenas 1 derrota. Época após época tem melhorado o seu recrutamento de atletas e melhorado o nível de jogo. Sabemos bem da ambição que todos os adversários, têm de tentar ganhar e passar eliminatórias na Taça de Portugal, mas acreditamos no nosso trabalho para conseguir seguir em frente para os 1/4 de Final. Respeitamos e valorizamos o trabalho do AC. Viseu, mas estamos empenhados em vencer e preparados para as dificuldades que vamos encontrar.”

O último duelo dos 1/8 de Final da Prova Rainha também vê um frente-a-frente entre equipas de diferentes divisões, o CDC São Bernardo – Campeonato Nacional II Divisão – recebe o ADA Maia Universidade da Maia – Campeonato Placard Andebol 1. O vencedor deste embate enfrentará a formação do SL Benfica.

No percurso na Taça de Portugal, os aveirenses deixaram pelo caminho dois clubes da sua região – Alavarium AC e CD Feirense. Nos 1/16 de Final, bateram o Boavista FC por 25-23 e vão agora encontrar os maiatos, diretamente vindos do maior escalão português.

Tiago Portas, timoneiro do CD São Bernardo, acredita que o seu clube irá mostrar o trabalho desenvolvido e tem a ambição de estar ao seu melhor nível: “Nós sentimos que a Taça é um campeonato das oportunidades, sobretudo uma montra para mostrarmos o nosso trabalho e a qualidade dos nossos jogadores. Sabemos que o nosso adversário tem feito um bom trajeto no Campeonato Placard Andebol 1, contudo, este é um encontro grande e nós gostamos destes jogos – por isso só nos tem que reforçar a ambição, sabendo, porém, que teremos de estar ao nosso melhor nível. Apelo a todos os que gostam de um bom jogo de andebol e do S. Bernardo que venham ao pavilhão.”

O técnico aveirense acrescentou ainda que este jogo será um bom teste para a sua equipa: “A Taça de Portugal é uma prova onde em teoria estamos todos a competir no mesmo plano. É a oportunidade para aferirmos da qualidade do nosso trabalho, porque permite dar mais espaço a todos e assim que vamos avançando na prova, permite que nos testemos com equipas que atuam em patamares superiores ao do CD São Bernardo atualmente. Após a qualificação para a fase de subida ao Campeonato Placard Andebol 1, é um bom jogo para nos testarmos novamente enfrentando uma boa equipa da 1ª Divisão como o ADA Maia Universidade da Maia.”

Nuno Silva, técnico do ADA Maia Universidade da Maia, realça o trabalho que a equipa de Tiago Portas tem desenvolvido – já com a presença na Fase Final garantida – e, ainda, o apoio do público aveirense, adivinhando um duelo difícil: “Desafio frente a um oponente que lidera a zona centro da PO02, que tem um estilo de jogo bastante dinâmico e ativo. O São Bernardo é um clube histórico da nossa modalidade, que tem jogadores com qualidade, alguns com experiência de 1ª Divisão, e com um técnico competente, que trabalha com este grupo de trabalho há 3 épocas. Tem um apoio sempre muito presente do seu público quando joga em casa e sabemos que com estas condicionantes irá ser um desafio difícil nesta deslocação a Aveiro.”

Calendário – Taça de Portugal Masculina
1/8 de Final
03.02.2022 – 20h00 – AC Fafe x Madeira SAD, 19:28 (9:14)
05.02.2022 – 14h30 – Sporting CP x ABC UMinho, 40:30 (20:14)
05.02.2022 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x SL Benfica, 22:26 (9:15)
05.02.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x FC Porto, 20:38 (10:19)
05.02.2022 – 19h00 – CDC Santana x CF Os Belenenses, 23:28 (7:15)
23.02.2022 – 21h00 – FC Gaia Empril x Águas Santas Milaneza, 22:34 (9:14)
01.03.2022 – 20h00 – Académico Viseu FC x AD Sanjoanense Delba
01.03.2022 – 20h30 – CD São Bernardo x ADA Maia Universidade da Maia

Patrocinadores Institucionais