Campeonato Placard Andebol 1: Leões procuram vitória em Avanca

PUB

Artística de Avanca recebe Sporting CP, no sábado, às 15h00, jogo que poderá acompanhar n’A Bola TV; Águas Santas Milaneza vai ao Antoine Velge procurar os três pontos.

A formação avancanense, chega à 20ª Jornada no décimo primeiro posto e após a primeira vitória em 2022. Os comandados de Ljubomir Obradovic vinham de uma série de quatro jogos sem vencer e quebraram esse ciclo negativo no terreno do Boa Hora, ao conquistar uma vitória por 27-31. Na primeira volta do Campeonato Placard Andebol 1, os avancanenses não foram além de uma derrota por 46-28, no entanto, Ljubomir Obradovic quer contrariar o favoritismo leonino: “Jogo bastante difícil contra o líder do campeonato, uma das melhores equipas em Portugal! Vamos como é óbvio com as nossas armas tentar contrariar o favoritismo claro do Sporting! Vamos ter de ser uma equipa coesa defensivamente e no ataque não cometer muitas falhas técnicas para depois esperar para ver o que o adversário proporciona.”

Já a equipa de Ricardo Costa, chega à terra do Prémio Nobel da Medicina depois de uma derrota frente ao AEK Athens, a contar para a EHF European League, mas os verde e brancos querem seguir de vento em popa no registo interno, onde ainda só perderam pontos numa partida, diante do FC Porto por 31-30, e onde são os atuais líderes. O técnico sportinguista quer alcançar a vitória nesta jornada, para se manter na liderança do Campeonato Placard Andebol 1, e recorda o encontro da primeira volta: “Na primeira volta conseguimos uma boa vitória, mas a Artística de Avanca tem melhorado muito nesta segunda volta. Contratou alguns jogadores cubanos que os têm ajudado, recuperou alguns jogadores lesionados e nós temos de desconfiar e estar sempre alerta. Vamos estar ao nosso nível, temos de centrar atenções no campeonato pois são três pontos muito importantes e não podemos perder nem dar qualquer expectativa à Artística de Avanca. Cada jogo do campeonato é uma final e nós temos de nos debruçar e focar completamente naquilo que são os nossos objectivos. Por isso, não podemos falhar perante as outras equipas, neste caso a Artística de Avanca. Temos de impôr a nossa superioridade” – terminou.

No mesmo dia, o SL Benfica recebe o FC Gaia num jogo onde as águias querem vencer para seguirem na perseguição ao seus rivais e, do outro lado, os gaienses querem aproximar-se ao quarto lugar.

O ABC UMinho recebe, ao início da tarde, o Boa Hora FC, num duelo onde as duas equipas querem voltar a vencer. Os bracarenses tem demonstrado uma melhoria, somando já seis vitórias enquanto que os homens de João Florêncio ainda só conheceram o sabor da vitória por uma vez, curiosamente, na receção ao ABC UMinho, por 24-23.

Ainda a abrir a tarde de sábado, o Pavilhão Acácio Rosa é palco do embate entre CF Os Belenenses e FC Porto. Os comandados de João Galego Garcia chegam à 20ª Jornada com duas vitórias fora de portas e, no mais recente jogo em casa, consentiram uma derrota frente ao Sporting CP mas onde os leões tiveram que lutar até final para levar de vencidos os azuis da Cruz de Cristo. O FC Porto chega ao Restelo depois de um empate diante do SG Flensburg-Handewitt, a contar para a EHF Champions League, e, a nível interno, quer continuar a vencer e impor a sua superioridade em Belém.

O Madeira SAD, de Paulo Fidalgo, viaja até Guimarães para, diante do CD Xico Andebol, seguir o registo vitorioso que o clube insular atravessa.

Mais tarde, no mítico Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal, o Vitória FC – atual oitavo classificado (menos três jogos) – recebe o Águas Santas Milaneza que ocupa, atualmente, o quarto posto. Os homens de Luís Monteiro, chegam a esta partida depois de quatro jogos sem vencer e, para não perderem na corrida pelos lugares superiores da tabela classificativa, terão que pontuar contra um adversário que procura manter o registo da época anterior – quarto lugar. Luís Monteiro quer repetir a vitória que conquistou esta época na Maia (24-32) mas reconhece o crescimento e evolução do seu adversário: “Vamos jogar contra uma das melhores equipas do campeonato que, de uma forma sistemática, tem lutado sempre pelo topo da tabela. Esta época perdeu a sua grande referência, principalmente no jogo ofensivo, o Pedro Cruz, e sofreu uma remodelação considerável no seu plantel. Tal implicou, logicamente, um período de adaptação e de construção de jogo pelo novo treinador. Neste momento é uma das equipas mais sólidas e equilibradas do Campeonato Placard Andebol 1 e o 4° lugar na classificação é prova disso mesmo. Na primeira volta conseguimos surpreender o Águas Santas, construindo um resultado robusto, assente numa alternância defensiva que resultou na plenitude. Sabemos o que temos de fazer para ganhar. Mas para o conseguirmos temos, acima de tudo, de ter confiança nas nossas capacidades durante todo o jogo.”

Os maiatos, que já somaram sete derrotas nesta época, duas delas em 2022, terão que regressar à senda de vitórias para se manterem no cimo da tabela. Ricardo Moreira, líder dos visitantes, quer retificar o resultado da primeira volta: “Vamos a Setúbal em busca de retificar um resultado negativo da primeira volta. O Vitória é uma equipa muito bem organizada que mistura a experiência de atletas consagrados com jovens talentosos. Temos de estar no máximo das nossas capacidades, se queremos vencer um adversário direto nas nossas aspirações.”

Mais a norte, o ADA Maia Universidade da Maia recebe a AD Sanjoanense Delba, um duelo, curiosamente, entre as últimas equipas a garantir – ambas pela primeira vez na história do clube – presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal. As formações procuram regressar às vitórias também no Campeonato Placard Andebol 1.

No fecho da jornada, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebe o Sporting da Horta, num jogo onde os poveiros querem retificar o resultado da primeira volta, onde saíram vencidos por 25-22. No entanto, a turma de Tiago Cunha quer, rapidamente, regressar às vitórias para tentar subir na tabela classificativa.

Campeonato Placard Andebol 1
20ª Jornada
05.03.2022 – 15h00 – SL Benfica x FC Gaia Empril, BTV
05.03.2022 – 15h00 – ABC UMinho x Boa Hora FC Inetum
05.03.2022 – 15h00 – Artística de Avanca x Sporting CP, A Bola TV
05.03.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x FC Porto, Porto Canal
05.03.2022 – 16h00 – CD Xico Andebol x Madeira SAD
05.03.2022 – 18h00 – Vitória FC x Águas Santas Milaneza
05.03.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x AD Sanjoanense Delba
05.03.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Sporting da Horta

Patrocinadores Institucionais