EHF Champions League: FC Porto recebe Montpellier HB no arranque da fase das decisões

PUB

Primeira mão do Play-off de acesso aos Quartos de Final joga-se esta quinta-feira no Dragão Arena, às 19h45, e contará com transmissão em direto no Porto Canal.

O FC Porto procura voltar a fazer história no andebol internacional e garantir, pela primeira vez, presença no lote das oito melhores equipas da Europa mas, para isso, é necessário deixar pelo caminho os franceses do Montpellier HB, adversário dos Dragões esta quinta-feira, na primeira mão do Play-off de acesso aos Quartos de Final, onde já estão FC Barcelona, Aalborg, Lomza Vive Kielce e THW Kiel, apurados de forma direta.

Em antevisão, o capitão azul e branco, Daymaro Salina, diz que é importante entrar na eliminatória no melhor nível possível para conseguir uma vantagem confortável para a segunda mão: “Estamos a preparar-nos bem, é sempre bom voltar a disputar uma grande competição. Vai ser um jogo difícil, como todos da Champions. São jogos que nos obrigam a estar ao nosso melhor nível. É uma eliminatória, por isso temos de aproveitar o fator casa e dar o máximo em busca de um resultado satisfatório para levarmos até França.”

A equipa azul e branca procura quebrar o enguiço nesta fase da EHF Champions League, equivalente aos Oitavos de Final, patamar que alcançou nas duas últimas temporadas e que, de forma inglória, não seguiu em frente: em 2019/2020, devido à pandemia, a ronda foi suprimida e a competição seguiu diretamente para as Meias Finais e em 2021/2022, a eliminação diante do Aalborg apenas aconteceu devido a um número inferior de golos fora de casa.

Este será um duelo com um cariz especial, uma vez que no plantel adversário está Gilberto Duarte, antigo lateral do FC Porto que fez parte da equipa que venceu o heptacampeonato, e que venceu ainda duas Supertaças e uma Taça da Liga pelo emblema da invicta.

Daymaro Salina, companheiro de Gilberto Duarte na Seleção Nacional, admite a qualidade do adversário: “Estivemos juntos há pouco tempo na seleção nacional e falámos um pouco, mas não passámos qualquer informação um ao outro. (…) O Montpellier é uma equipa que tem jogadores de grande qualidade. Jogam muito rápido, fizeram uma boa campanha até agora na Liga dos Campeões e vamos ver o que podemos fazer contra eles.”

Na história do andebol europeu, FC Porto e Montpellier HB apenas se defrontaram por duas vezes, ambas em 2019/2020, que resultaram numa vitória portista por 27-22, em França, e num empate a 23 golos, na cidade Invicta.

Além da única equipa portuguesa em prova, há ainda outros clubes estrangeiros dos quais fazem parte atletas lusos, a competir pela glória na principal competição europeia de clubes: o SC Pick Szeged, onde joga o ex-portista Miguel Martins, vai defrontar o SG Flensburg-Handewitt e o vencedor da eliminatória irá medir forças com o atual campeão em título, FC Barcelona, do também internacional luso Luís Frade – que ainda continua ausente devido a lesão.

EHF Champions League
Play-off – 1ª mão 
31.03.2022 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB, Porto Canal

Play-off – 2ª mão 
06.04.2022 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais