EHF Euro 2022 Qualifiers: Portugal bate Eslováquia em noite dominadora

PUB

Portugal recebeu e venceu a Eslováquia para o terceiro duelo de Qualificação para o Campeonato da Europa 2022, no Municipal de Paredes.

No momento que antecedeu o início da partida houve espaço para uma homenagem conjunta por parte de Portugal e Eslováquia, demonstrando o apoio para com a Ucrânia e o momento que o país atravessa.

7 inicial: Anaïs Gouveia, Maria Pereira, Patrícia Lima, Sandra Santiago, Carolina Monteiro, Bebiana Sabino e Jéssica Ferreira

Bebiana Sabino, capitã da Seleção Nacional, assistida por Patrícia Lima, inaugurou o marcador do Multiusos de Paredes na primeira oportunidade. A Eslováquia não tardou a responder e chegou à vantagem através de Karin Bujnochova. Maria Pereira, levada à marca de 7 metros, não vacilou e equalizou o placar a dois. Jogados cerca de seis minutos, a lateral direita voltou a assumir e foi até aos seis metros para dar nova vantagem a Portugal, 3-2. Jéssica Ferreira ajudava as lusas a manterem a liderança e, mais uma vez, Maria Pereira com um roubo de bola, saiu para o contra ataque para fazer o 4-2.

Com 10 minutos de jogo, Portugal criava a maior vantagem até então, com o 6-3 assinado por Sandra Santiago. As comandadas de José António Silva seguiam em crescendo, causando muitas dificuldades à ofensiva da Eslováquia, o que levou Jorge Duenas a utilizar o seu primeiro time-out com o marcador a assinalar 8-4 e 13 minutos jogados. As visitantes reagiram bem à pausa técnica, reduzindo em dois golos a desvantagem, 8-6. Aos 17 minutos, foi a vez de José António Silva levar o cartão verde à mesa, com 9-6 no marcador. Joana Resende dá a maior vantagem às portuguesas até então, através da linha de 7 metros, com o 11-6 aos 20 minutos de jogo. As eslovacas continuavam com dificuldades em ultrapassar a defensiva lusa e, quando conseguiam, Jéssica Ferreira ia parando bolas que cavalgavam a motivação da seleção das quinas. Mas nem por isso as comandadas de Jorge Duenas abradaram o ritmo e reduziram para 11-8. Com Reka Bíziková a ter oportunidade de voltar a reduzir da linha de 7 metros, Jéssica Ferreira, com uma defesa impediu a aproximação e fez o seu nome entoar no Municipal de Paredes. Karin Bujnochova assinalou o décimo golo das visitantes em cima do apito para o intervalo.

Intervalo: 13-10

A segunda parte começou com uma novidade: Carmen Figueiredo. A lateral esquerda de apenas 17 anos entrou a assistir Beatriz Sousa para o 14-10. Uma excelente entrada por parte da Seleção das Quinas, levou Carolina Monteiro a repor a maior vantagem até então, de cinco golos, a 16-11 com pouco mais de dois minutos decorridos no segundo tempo. O décimo sétimo golo demorou a aparecer e veio pela mão da estreante Carmen Figueiredo retomando a vantagem de cinco golos. Depois do 18-12 por Bebiana Sabino, Jorge Duenas utilizou o seu segundo tempo técnico para alinhar os processos ofensivos da sua equipa, com 38 minutos volvidos.

Jéssica Ferreira continuava a dizer presente e a fazer o seu nome entoar em Paredes. À entrada dos últimos 15 minutos Portugal vencia por 20-13 e José António Silva lançava a segunda estreia da noite: Rita Campos. O ritmo do jogo seguia favorável para Portugal e o técnico espanhol, ao serviço da Seleção da Eslováquia, usou o seu último trunfo para tentar contrariar a superioridade portuguesa, 23-16 decorridos 51 minutos. As eslovacas reagiram bem e, aproveitando a superioridade numérica, impuseram um parcial de 0-3. No entanto, as lusas seguiram superiores e fixaram o resultado final em 24-21.

Patrícia Lima foi a melhor marcadora portuguesa com 5 golos em 5 remates e contabilizou ainda 6 assistências. Jéssica Ferreira acabou por ser reconhecida como MVP da partida, com 15 defesas e 42% de eficácia.

Carmen Figueiredo e Rita Campos com estreia absoluta

Carmen Figueiredo, lateral esquerda ao serviço do CDE Gil Eanes que milita no Campeonato Nacional da II Divisão, com apenas 17 anos fez a sua estreia ao serviço da Seleção das Quinas onde apontou dois golos e fez ainda duas assistências. Rita Campos, pivô que veste as cores do SL Benfica, foi também estreante na noite de quinta-feira. Mais dois lançamentos que demonstram a aposta que tem vindo a ser feita nas atletas mais jovens e na formação em Portugal.

Palavra do Jogo

José António Silva, Selecionador Nacional, naturalmente satisfeito pela vitória abordou alguns momentos de menos concentração por parte da equipa lusa mas realçou a aposta na formação e a importância que isso tem para o futuro do andebol português: “Há ainda alguns momentos em que perdemos um bocadinho a organização e aquilo que é o nosso fio de jogo, mas isso irá acontecer sempre. Nós trabalhamos para reduzir esses momentos ao mínimo indispensável. Fizemos um bom jogo, uma boa vitória. Creio que é a prova de que estamos a pouco e pouco a crescer e, também importante, a segurar e a investir no futuro com a integração de jogadoras muito jovens e que deram hoje uma excelente resposta. Sempre com o trabalho, com rigor e com disciplina o futuro da Seleção Nacional de Portugal pode ser muito muito interessante.”

Sobre os momentos de menor organização ofensiva portuguesa, o técnico foi assertivo: “Temos que melhorar a gestão de alguns momentos do jogo. Não há justificação para, estando a ganhar por sete, perdermos algumas bolas como perdemos o que permitiu à equipa adversária reduzir o marcador. Não há justificação. Temos que estar tranquilos e gerir bem esses momentos de jogo. Temos muito a fazer dentro e fora da Seleção. Temos muito a fazer no ponto de vista físico, temos muito a fazer do ponto de vista técnico. Temos muito trabalho pela frente, mas um futuro risonho.

Quanto à Qualificação para o EHF Euro 2022, José António Silva mantém a ambição : “É uma meta difícil. Mas, parafraseando um ex-Selecionador Nacional de Futebol de alguns anos: deixem-nos sonhar. Sabemos que é uma tarefa muito complicada, atendendo à valia dos adversários que temos pela frente.”

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1. Spain330086 : 7886
2. Hungary320192 : 82104
3. Portugal310270 : 78-82
4. Slovakia300377 : 87-100

Patrocinadores Institucionais