Torneio 4 Nações: Portugal termina participação em 2º lugar

PUB

Equipa lusa perdeu com a França no segundo e último jogo da competição, por 38-33.

Portugal terminou a participação no Torneio 4 Nações na 2ª posição, ao perder com a França no derradeiro jogo da prova, este sábado. Os gauleses, a jogar em casa, ergueram o troféu e o 3º lugar pertenceu à Espanha.

A primeira parte foi sempre equilibrada e bem disputada, Portugal entrou bem na partida e aos nove minutos vencia por 3-5 mas a equipa gaulesa mostrou-se à altura e depois de reclamar a liderança no marcador nunca mais a perdeu. Aos 20 minutos o placar assinalava 10-8 para a França que, mais tarde, saiu para o intervalo a vencer pela margem mínima, a 17-16.

No início da segunda parte, a equipa francesa conseguiu distanciar-se e nove minutos após o recomeço liderava por 25-21 e Portugal andou sempre a correr atrás do prejuízo, sem ter capacidade de encurtar a margem, face a uma boa coesão defensiva do oponente. Já dentro dos 10 minutos finais, a margem era de cinco golos (32-27) e o triunfo francês ficou fechado em 38-33. Nota para a prestação do guarda-redes da França, Leo Villain, que foi eleito o MVP do torneio, e terminou esta partida com 22 defesas efetuadas.

Carlos Martingo, Selecionador Nacional, realçou a boa prestação da equipa lusa no ataque e, em sentido inverso, as dificuldades que Portugal sofreu na defesa: “Fizemos um jogo mau ao nível defensivo, o adversário criou-nos muitos problemas, principalmente, nos duelos 1×1 e criaram sempre situações claras de finalização. Sofremos 38 golos, o que nunca é bom e temos que melhorar bastante a nossa defesa, já sabíamos que tínhamos este problema e hoje fomos mais expostos a isso, também pela qualidade da seleção francesa. Realço também o nosso ataque, criámos bastantes situações de finalização, e o guarda-redes francês acabou por influenciar o resultado final, com uma boa prestação. A França ganhou bem.”

O líder da Seleção Nacional sub-20 considera que “o balanço é positivo” e afirma que “apesar da derrota de hoje, tivemos momentos muito bons, tal como no jogo de ontem com Espanha, e também outros piores. Voltámos a estar juntos depois de algum tempo sem competir, isso é sempre importante e temos aqui uma excelente base de trabalho para as próximas concentrações.”

Em termos de classificação no último Campeonato da Europa em que esta geração de jogadores participaram (2019, na Croácia), Portugal terminou na 6ª posição e a França foi 10ª. Uma posição que, para Carlos Martingo, não reflete a qualidade do adversário deste sábado, lembrando ainda que Portugal derrotou a Espanha, no primeiro jogo do Torneio 4 Nações, que foi medalha de bronze nessa competição: “Apesar da má classificação da França no último Europeu, apresentou-se aqui com um nível de jogo bastante superior. Podemos também ver que a Espanha ganhou a medalha de bronze nessa competição e nós conseguimos vencer, portanto, apesar desse 10º lugar da França, é uma excelente equipa, com excelentes jogadores e apresentou-se hoje melhor do que nós.”

Calendário – Torneio 4 Nações
17.03.2022 – 19h00 – França x Espanha31:32 (14:17)
18.03.2022 – 19h00 – Espanha x Portugal33:37 (12:20)
19.03.2022 – 19h00 – França x Portugal, 38:33 (17:16)

O Torneio 4 Nações é, tradicionalmente, disputado por quatro seleções, nomeadamente Alemanha, Espanha, França e Portugal, no entanto, excepcionalmente, englobou apenas a participação de três, após ausência da turma germânica.

M20 EHF Euro 2022: Bilhetes ‘Full Tournament’ já à venda

Os amantes e simpatizantes do andebol já têm oportunidade de adquirir um bilhete ‘Full Tournament’ para o Europeu sub-20, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022, e que será válido para a totalidade dos dias do evento. O preço é de 50€ e é exclusivo até ao dia 31 de março.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Event/6287/EHF-MEN’S-EURO-U20-2022

Patrocinadores Institucionais