Campeonato Placard Andebol 1: CF Os Belenenses sobe ao quinto lugar

PUB

Homens do Restelo somam três pontos e estão a apenas um do quarto posto; Póvoa AC Bodegão Grupo CCR confirma resultado da primeira volta.

CF Os Belenenses – FC Gaia Empril

No Restelo, os homens da casa entraram superiores e Rui Barreto abriu o marcador para um parcial de 3-0. Os gaienses não ficaram atrás e responderam na mesma moeda, com Luís Carvalho a empatar a três. O FC Gaia Empril chegou à dianteira do marcador por Pedro Salvador (4-5), mas seguiram-se momentos de sucessivos empates e alternâncias na liderança. Até que Gonçalo Nogueira, com dois golos consecutivos, colocou o CF Os Belenenses na dianteira por 14-12. Carlos Resende utilizou o seu primeiro time out com pouco mais de um minuto por decorrer da primeira parte, mas os comandados de João Galego Garcia mantiveram a vantagem de duas bolas (17-15).

Intervalo: 17-15

Com dois golos consecutivos, o FC Gaia Empril regressou à igualdade, primeiro a 17 e depois a 18, mas Gonçalo Nogueira assinou o primeiro golo da fase ascendente dos azuis (19-18). Nelson Pina igualou a maior vantagem registada até então, com o 21-18 e, mais tarde, Tiago Pereira assinou o vigésimo quarto golo, que deu a primeira liderança por quatro. Novo parcial positivo, desta vez 4-1, dos homens liderados por João Galego Garcia colocou o resultado em 29-24. Até ao final, os gaienses não conseguiram contrariar a superioridade dos locais que acabaram por vencer por seis bolas, 35-29.

Gonçalo Nogueira foi o melhor marcador do encontro, ao assinalar oito golos. Pelo FC Gaia Empril, foram três os artilheiros – Hugo Costa, Luís Carvalho e Pedro Salvador – com seis golos cada.

Ao somar três pontos, o CF Os Belenenses contabiliza 50, alcançando o quinto posto – anteriormente ocupado pelo Vitória FC – e encontra-se a apenas um ponto do Águas Santas Milaneza, quarto classificado, com um jogo a menos. O FC Gaia Empril mantém o sétimo lugar.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – Vitória FC

Na Póvoa de Varzim, foram os sadinos a entrar mais fortes, com Artur Pereira a concluir um parcial de 1-6. Apesar do começo de partida atípico dos poveiros, os homens de Jorge Carvalho foram reagindo e escalando no marcador, paulatinamente, até que João Santos acabou por igualar a nove. Os vitorianos voltaram a assumir, através do lateral direito Pedro Spínola, mas o equilíbrio instaurou-se no Municipal da Póvoa de Varzim. Antes da saída para os balneários o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR reduziu, com Rares Fodorean a assistir Pedro Cruz para o 12-13, saindo atrás do resultado pela margem mínima.

Intervalo: 12-13

Manuel Lima recolocou o empate no placard, mas o Vitória FC voltou a ter uma entrada positiva, chegando ao 14-17 através de Artur Pereira. De seguida, assistiu-se a alguns minutos de superioridade dos poveiros, com cinco golos concretizados e zero sofridos, que assumiram a vantagem (19-17) e obrigaram Luís Monteiro a levar o cartão verde à mesa, com 41 minutos disputados. Ruben Santos marcou, mas novo parcial, desta feita de 3-0, colocou o placard em 22-18, maior vantagem poveira até então. Os sadinos recorreram a um novo tempo técnico, no entanto, Tiago Teixeira assinou o 26-20. Na resposta, Ruben Santos reduziu e Jorge Carvalho utilizou um time out para preparar os últimos oito minutos da partida. No entanto, depois de um golo de Manuel Lima, os locais cometeram alguns erros ofensivos que permitiram aos sadinos aproximar no marcador (27-25). Manuel Lima sentenciou o destino da partida com o 28-25 e, em cima do apito final, Francisco Silva só teve tempo de reduzir.

Rares Fodorean foi o artilheiro de serviço com nove tentos e, pelo Vitória FC, Pedro Spínola foi o mais inconformado ao assinalar seis golos.

Com esta vitória o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR mantém o décimo lugar da tabela classificativa, mas iguala os 43 pontos de ABC UMinho, com menos um jogo. Já o Vitória FC cai uma posição – quinto para sexto classificado – e tem o FC Gaia Empril (sétimo) com os mesmos 48 pontos.

Campeonato Placard Andebol 1
16ª Jornada
16.04.2022 – 18h00 – CF Os Belenenses x FC Gaia Empril, 35:29 (17:15)
23ª Jornada
16.04.2022 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Vitória FC, 28:26 (12:13)

Patrocinadores Institucionais