EHF European League: Leões terminam caminhada europeia

PUB

Sporting CP sofreu uma derrota na deslocação ao reduto do SC Magdeburgo por 36-35 e acaba a sua participação na liga europeia.

7 Inicial: Manuel Gaspar, Josep Folques, Martim Costa, Jonas Tidemand, Natan Suarez, Francisco Costa e Mamadou Gassama

Foi Philip Weber quem inaugurou o marcador na GETEC Arena, na Alemanha, fazendo o primeiro para a formação da casa mas, na resposta, Francisco Costa, converteu um livre de 7 metros e voltou a deixar tudo empatado. O SC Magdeburgo acabou por perder a bola no ataque e Mamadou Gassama colocou a equipa lusa na liderança (1-2). Com cinco minutos volvidos de parada e resposta, Magnusson deu a liderança aos alemães (5-4), o que não acontecia desde o primeiro momento do jogo e, na sucessão, consumou dois golos de vantagem, na conversão de um livre de 7 metros, frente-a-frente com Yassine Belkaid. Apesar da formação germânica ter ampliado a vantagem, Mamadou Gassama manteve sangue frio e acabou por aproximar o resultado à margem mínima (8-7), à passagem dos oito minutos. Em 15 minutos, os leões foram fustigados com 2 minutos por quatro ocasiões, dois deles ao pivô Jonas Tidemand e dois a Edmilson Araújo, mas nem isso parou o ponta espanhol, suspeito do costume, que voltou a colocar tudo empatado na GETEC Arena (9-9). A equipa de Ricardo Costa conseguiu passar para o comando, colocando 10-11 no placar, mas o islândes Magnusson colocou, novamente, tudo empatado, à passagem dos 15 minutos. Os alemães conseguiram passar para a liderança, apenas pela margem mínima e, Yassine Belkaid mostrou-se presente ao contribuir para novo empate da equipa lusa, por Francisco Costa, na conversão de um livre de 7 metros. Aos 20 minutos, quando o placar assinalava 14-14, Mamadou Gassama foi desqualificado do encontro mas o guarda-redes tunisino voltou a parar Magnusson na marca de 7 metros. Kay Smits acabou por dar a vantagem ao Magdeburgo e Jannick Green, guardião dinamarquês, parou o ataque leonino, o que levou aos dois golos de vantagem da equipa da casa (16-14). Ricardo Costa, timoneiro do Sporting CP, fez uso do seu primeiro time-out, para tentar agilizar o ataque verde e branco, mas foram os alemães que chegaram aos três golos à maior. Na reta final do primeiro tempo, o Sporting tentou a aproximação com sucesso, chegando à margem mínima por Erekle Arsenashvili (20-19) e, mais uma vez, Yassine Belkaid fez o seu papel, dando aos leões a possibilidade de empate mas Jannick Green mostrou-se presente e, na resposta, os alemães concretizaram pela mão de Gisli Kristjansson.

Intervalo: 21-19

No segundo tempo, o Sporting entrou determinado em inverter o resultado e, com grande recurso de remate, Jonas Tidemand aproximou o marcador a um golo (21-20) mas o Magdeburgo respondeu. Natan Suarez voltou a colocar tudo empatado a 22 golos e o jogo seguiu de parada e resposta até que os alemães conquistaram dois golos de vantagem após desqualificação de Jonas Tidemand (25-23). Quando o encontro se encontrava pela margem mínima, Edmilson Araújo foi também desqualificado, com 12 minutos jogados da segunda parte, mas nem isso parou a ambição dos leões, que deixaram tudo empatado a 26 golos, por Martim Costa. A 15 minutos do final, continuava tudo igualado no marcador da GETEC Arena, com 27 golos para cada lado mas se Magnusson convertia livres de 7 metros, Francisco Costa respondia com destreza de remate. Na sequência, Ricardo Costa voltou a pedir time-out, com sucesso, com Francisco Costa a dar novamente a liderança aos leões (28-29), mas a resposta germânica não tardou em surgir. Na reta final do encontro, Salvador Salvador colocou os leões a vencer por dois golos (31-33) numa altura em que apenas o empate bastava à formação leonina para passar à próxima fase, levando o técnico alemão a pedir desconto de tempo. Novamente o lateral direiro islandês, Magnusson, retomou a igualdade, a dois minutos do final (35-35), altura em que Francisco Costa é excluído e os verde e brancos atravessaram uma dupla inferioridade numérica até ao final do encontro. Os leões acabaram por não conseguir concretizar após o último time out e a vitória, e consequente passagem, sorriu aos germânicos por 36-35.

Top Player: Francisco Costa – 9 golos (75% de eficácia)

EHF European League
Last 16 – 1ª mão 
29.03.2022 – 19h45 – Sporting CP x SC Magdeburg, 29:29 (16:13)

Last 16 – 2ª mão
05.04.2022 – 19h45 – SC Magdeburg x Sporting CP, 36:35 (21:19)

Patrocinadores Institucionais