Seleções Nacionais sub-16 de Andebol de Praia preparam Europeus em Estágio em Paredes

PUB

Paulo Félix e Agustin Rodriguez divulgaram as respetivas convocatórias para a concentração de três dias, com vista aos Campeonatos da Europa deste ano.

Entre os dias 11 e 13 de abril, as Seleções Nacionais sub-16 Masculina e Feminina vão concentrar-se no Parque da Cidade de Paredes, às ordens de Paulo Félix e Agustin Rodriguez, respetivamente, para um estágio que serve de preparação para os Europeus deste ano. Os dois Selecionadores Nacionais divulgaram esta terça-feira as convocatórias, ambas compostas por 18 atletas.

Paulo Félix, treinador que está ao comando da equipa masculina, diz que há um trabalho intenso a ser feito devido às condicionantes anteriormente impostas pela pandemia para lutar por um lugar no pódio: “Este estágio serve para observarmos e iniciarmos a preparação do grupo para o Europeu em Praga. É uma geração que conhecemos pouco e infelizmente, devido à pandemia, teve pouca competição na época passada. O tempo é pouco mas vamos, dentro do possível, aproveitar da melhor maneira para estarmos preparados para discutir os lugares de pódio, como tem sido habitual nas seleções jovens portuguesas de Andebol de Praia. Temos de analisar rapidamente os atletas para podermos decidir pela melhor forma de jogar e de abordar a competição. No entanto, pelas caraterísticas dos andebolistas portugueses, com toda a certeza teremos um grupo a jogar com alta intensidade e preparado para discutir a vitória com qualquer seleção. Vamos treinar, avaliar fisicamente e ter várias sessões de vídeo para passar a mensagem clara do que queremos ser enquanto equipa.”

Agustin Rodriguez, técnico da equipa feminina, diz que os próximos tempos serão determinantes, não só para preparar o Europeu da melhor forma, mas também para consolidar o presente e o futuro: “Este estágio servirá para podermos conhecer e observar as atletas destas gerações, já que devido à pandemia, temos pouca informação sobre elas. Será importante saber com que tipo de jogadoras contamos para determinar o modelo de jogo que poderemos realizar. Estes dias serão muito importantes para determinar o nosso objetivo no próximo Europeu. Trabalharemos duro e marcaremos objetivos individuais e coletivos com as atletas, que têm que perceber que são o presente e o futuro do andebol de praia em Portugal.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Feminina de Andebol de Praia – Estágio em Paredes (11/04 a 13/04)
Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Masculina de Andebol de Praia – Estágio em Paredes (11/04 a 13/04)

Este geração de atletas foi uma das mais afetada pela pandemia da COVID-19, que obrigou ao cancelamento das provas e, por isso, as Seleções Nacionais sub-16 estão há largos meses sem competir, voltando agora a juntar-se para voltar a rever e colocar em prática todo o trabalho que havia sido feito antes da interrupção.

Inicialmente atribuída a Moscovo, capital da Rússia, a organização do Campeonato da Europa passará a estar a cargo da República Checa, por decisão da Federação Europeia de Andebol (EHF) apesar das datas se manterem. A grande competição, masculina e feminina, decorrerá entre os dias 7 e 10 de julho, em Praga. Na semana seguinte, no mesmo local, irá disputar-se a Qualificação para o Europeu do escalão de sénior, em que Portugal não vai participar, uma vez que já garantiu um lugar nessa competição. Esta será a primeira vez que a República Checa irá receber um evento internacional de Andebol de Praia desta dimensão.

Patrocinadores Institucionais