Taça de Portugal Feminina: Estão definidas as meias-finais da Final 4

PUB

Decorreu, esta tarde, no Pavilhão de Santo Tirso, o sorteio da Final 4 da Taça de Portugal Feminina, que ditou o frente-a-frente de Alavarium Love Tiles com SL Benfica e CA Leça com Colégio de Gaia Toyota.

O sorteio contou com a presença de Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, e de Sara Moreira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso. O dirigente do organismo máximo que tutela o andebol nacional referiu “é uma prazer estar, novamente, aqui em Santo Tirso, pois é um concelho de referência para nós [Federação de Andebol de Portugal] no mapa da nossa modalide. Recordo que tivemos aqui, há muito pouco tempo, o Encontro Nacional de Infantis, que foi um sucesso enorme assim como os jogos da Seleção Nacional, portanto este regresso para nós é óbvio. Queria abordar também o protocolo que celebrámos com a autarquia a fim de realizarmos quatro eventos de grande dimensão aqui, em Santo Tirso, nos próximos quatro anos e tem início neste ano com a realização da Final 4 da Taça de Portugal Feminina; naturalmente, este protocolo representa uma confiança mútua, neste produto andebol e na Câmara Municipal de Santo Tirso como parceira da nossa modalidade. Quis o destino que estivessem presentes quatro emblemas nesta Final 4 (Alavarium Love Tiles, CA Leça, Colégio de Gaia Toyota e SL Benfica) mais representativos da nossa modalidade no feminino, que têm um histórico incrível no andebol, o que faz com que a Final 4 seja um grande momento desportivo. Gostaria de terminar por agradecer à Câmara Municipal de Santo Tirso toda a cooperação.” – terminou Augusto Silva.

Sara Moreira, autarca de Santo Tirso, mostrou-se bastante satisfeita com a organização deste evento “É um orgulho para nós receber cá em Santo Tirso a Federação de Andebol de Portugal e darmos início a esta parceria a quatro anos. Neste momento ainda não temos uma equipa de andebol feminino mas a mim enquanto vereadora muito me orgulharia e tudo farei para que seja possível, brevemente. O andebol é uma das modalidades mais praticadas no concelho, muito graças ao Ginásio Clube de Santo Tirso, e ao trazermos o andebol para cá esperamos conseguir que mais pessoas pratiquem a modalidade e quem sabe formar mais clubes e mais equipas. Santo Tirso será o palco para o andebol feminino nos próximos dias 4 e 5 de junho o que muito nos orgulha e esperamos que nos próximos anos possamos ter mais andebol aqui no Município.” – afirmou a antiga atleta.

Luís Pacheco, Diretor Desportivo da Federação de Andebol de Portugal deu início ao Sorteio, que acabou por ditar que Alavarium Love Tiles, única equipa que repete a presença, em dois anos consecutivos na Final 4, chega a esta fase da prova à procura de conquistar, pela primeira vez na história do clube, o troféu, tendo deixado para trás as atuais detentoras – Madeira SAD – e vão encontrar nas meias finais o atual líder do Campeonato 1ª Divisão Feminina, o SL Benfica. Já na segunda meia final, o CA Leça, que ultrapassou a turma de Juve Lis pela margem mínima nos Quartos de Final, vai defrontar agora o Colégio de Gaia Toyota à procura de um lugar na Final da Taça de Portugal Feminina. A Final 4 da Taça de Portugal Feminina terá lugar no Pavilhão Municipal de Santo Tirso nos dias 4 e 5 de junho.

Os treinadores das equipas envolvidas reagiram ao resultado do sorteio. Eugénio Bartolomeu, técnico que assumiu a equipa do Alavarium Love Tiles recentemente, afirma que não haveria adversários fáceis nesta fase da competição e mostra-se confiante para o duelo com as águias: “À partida para este sorteio, qualquer que fosse o resultado do mesmo, seria sempre com um adversário difícil. Calhou-nos defrontar o Benfica, um adversário forte, que colocará a eliminatória numa perspectiva de 50/50. Com todo o respeito pelo nosso adversário, mas a equipa vai para a meia-final com um único objetivo: fazer história! Vencer a Taça de Portugal!” – concluiu. Do lado encarnado, João Florêncio refere que, apesar de ser, para muitas atletas, a primeira vez que estarão numa Final 4, o grupo está determinado em conquistar o troféu: “Não tínhamos nenhuma preferência, porque todas as equipas que chegam a esta fase têm os seus méritos. Calhou-nos o Alavarium que tem uma equipa com excelentes jogadoras, que conhecemos bem e com a qual já jogámos duas vezes. Mesmo tendo mudado novamente de treinador, ainda teremos tempo para perceber as alterações que poderão vir a fazer.
Nós estamos motivados, demonstramos ao longo da época a nossa qualidade individual e coletiva e queremos agora, no final da época, colher o que fomos plantando. Apesar da esmagadora maioria da equipa nunca ter estado presente numa Final 4, somos o SL Benfica e queremos trazer esta Taça e começar a construir o Futuro com Títulos.”
– afirmou o técnico lisboeta.

Relativamente à segunda meia final, Pedro Borges refere a qualidade do adversário, que conhece bem e, por isso, tudo farão para ultrapassar as gaienses: “Os nossos adversários deste sorteio têm todos muito valor e a sorte ditou que a nossa meia final seja contra o Colégio de Gaia. Por isso, vai ser um jogo contra uma equipa que conhecemos bem e vamos fazer tudo por tudo para chegar à final.” – rematou. Paula Marisa Castro, timoneira do Colégio de Gaia Toyota, realça as surpresas que esta competição reserva mas afirma que a sua equipa jogará para vencer: “Vamos jogar como sempre para vencer, respeitando o adversário consciente que taça é taça e a surpresa é o seu principal ingrediente.” – concluiu.

Taça de Portugal Feminina
1/2 de Final
04.06.2022 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica
04.06.2022 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota
Final
05.06.2022 – Vencedor MF1 x Vencedor MF2

Patrocinadores Institucionais